Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados pela PR-2 de 04/05/2020 até 01/06/2020)
04/05/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Webinar 'Como publicar em revistas internacionais'

Fonte do banner:SiBI/UFRJ

Fonte da notícia: SiBI/UFRJ (Adaptada)

Link

---------------------- 01/06/2020
Informe importante sobre a palestra do Professor João Cerineu (UNESA).

Fonte do banner e da notícia: PEM/UFRJ

Link

---------------------- 01/06/2020
Live 'Dor no Paciente Oncológico'

Você sabia que 90% dos pacientes oncológicos sentem algum tipo de dor? .E qual é o motivo? Também não sabe? Descubra na live do LAOMAC/UFRJ, 03/06 (quarta-feira), às 20h. Fonte da notícia: Instagram LAOMAC/UFRJ (Adaptada) Fonte do banner: Instagram LAOMAC/UFRJ

Link

---------------------- 01/06/2020
Minha pesquisa em 40 minutos: Davison Roberto de Paula

Live da série chamada “Minha pesquisa em 40 minutos”. Estudantes de pós-graduação do IFCS estão convidados a apresentar, numa linguagem simples e acessível, sua pesquisa, seus resultados e, claro, um pouquinho da sua trajetória acadêmica. Esta edição conta com o doutorando do PPGF Davison Roberto de Paula. O tema de sua tese é: “Nietzsche e a polissemia do niilismo: uma análise psicofisiológica da décadence”.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

@acontecenoifcs

A live ocorrerá dia 02/06/2020 às 18h via Instagram. 01/06/2020
Webinário da ABC aborda modelos computacionais e isolamento social

Conhecer para entender o mundo a partir do coronavírus, série de webinários promovidos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), moderados por seu presidente, Luiz Davidovich, abordará na próxima terça-feira, 2 de junho, às 16h, “Modelos computacionais e isolamento social”. Para esclarecer dúvidas que afligem toda a sociedade, como até quando o isolamento social é necessário, quem faz essas previsões e como elas são estruturadas, ABC convidou o médico Cesar Victora, professor emérito de epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro titular da ABC, que vai relatar sua experiência recente em inquéritos sorológicos populacionais promovidos em 133 cidades brasileiras, visando determinar a presença de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. O físico Marcelo Gomes, pesquisador em saúde pública do Grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica (Mave), abordará os dados de notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no País e potenciais armadilhas no seu uso para modelos e projeções. Para explicar que a formulação de estratégias de controle da Covid-19 foi influenciada em tempo real pela modelagem quantitativa, o médico Claudio José Struchiner vai mostrar como seu grupo reconstruiu retrospectivamente os principais passos até o presente e procurou prospectar os usos potenciais desta metodologia para a identificação de estratégias de saída e retorno à normalidade

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

Evento Gratuito 29/05/2020
Fiocruz promove seminário que discutirá impactos da poluição química no ambiente e na saúde

Os efeitos da poluição e da contaminação por produtos químicos sobre a saúde da população são tema do seminário “Mortalidade e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo”, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030.

Em formato online, o evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, das 10h ao meio-dia, com transmissão pelo canal da VideoSaude Distribuidora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no YouTube. O coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, explica que o seminário é pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), especialmente a meta 3.9 do ODS 3, dedicada à saúde: “Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo”.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

--------------------- 29/05/2020
Chemical Leasing é tema de curso do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

"Chemical Leasing", oferecido pelo Departamento de Química (DQ) em conjunto com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) e a Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC-Rio. O curso tem como objetivo introduzir o conceito de Chemical Leasing (ChL): a gestão sustentável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida, de modo que sejam produzidos e utilizados de forma a minimizar impactos na saúde humana e no meio ambiente.

As aulas vão de 10 de junho a 12 de agosto, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, e serão transmitidas via Zoom, o que não exige qualquer download e pode ser acessado diretamente no computador ou celular. Quem não puder assistir neste dia e horário, poderá acessar as aulas online a qualquer momento por meio da plataforma Moodle da PUC-Rio. O curso de 20h oferece dez aulas, divididas em dois módulos, com duração de uma a duas horas cada. Os alunos terão também à sua disposição tutoriais para que possam tirar dúvidas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

--------------------- 29/05/2020
Sessão virtual do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG/UFRJ)

Acontece, neste momento, a sessão virtual do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG/UFRJ). Acompanhe ao vivo em : https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1604216613076004&id=266023793829727

Link

---------------------- 29/05/2020
Seminário debate os 120 anos da Fiocruz e as pandemias em perspectiva histórica

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completou 120 anos no último dia 25 de maio e segue com uma programação especial. Nesta sexta-feira, 29 de maio, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário online “120 anos da Fiocruz – Pandemia em perspectiva histórica”. Na ocasião, serão debatidas a articulação entre a produção do conhecimento científico e as práticas de saúde pública em contextos de enfrentamento de crises de saúde pública, a partir do papel que as ciências e a Fiocruz desempenharam nas crises epidêmicas do passado e suas ações durante a atual pandemia de Covid-19. O seminário terá a participação dos pesquisadores da COC, Simone Kropf, Jaime Benchimol, Luiz Antônio Teixeira e Nara Azevedo, para discutir “As emergências sanitárias na história da Fiocruz”, às 10h. Também participarão do evento, pela COC, os pesquisadores André Felipe Cândido da Silva, Marcos Cueto e Dilene Nascimento, e o pesquisador do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Marques, para discutir “O papel das ciências no enfrentamento das pandemias – passado e presente”, às 14h. Ao longo de sua história, a instituição também foi responsável por dar respostas a emergências sanitárias que marcaram os séculos XX e XXI, desde a febre amarela à meningite, da Aids à tríplice epidemia de dengue, Zika e Chikungunya, até a atual crise. O evento será transmitido na página do Facebook da COC.

Fonte: Site FAPERJ

Link

---------------------- 29/05/2020
LIVES do IBCCF – Conversa Com Ciência

O Conversa Com Ciência é um novo canal de divulgação científica do IBCCF no formato de “Lives”. A cada quinta-feira, às 18h, o Vice Diretor Científico do IBCCF, Professor Marcelo Einicker Lamas, recebe os convidados para uma Conversa Com Ciência, com temas variados e super atuais, principalmente relacionados à pandemia da COVID-19. Vamos tirar as dúvidas e levar Ciência pela WEB.

A próxima LIVE será no dia 28 de maio (quinta-feira), às 18h, nos canais do IBCCF/UFRJ!

Nesta conversa, o professor Marcelo Einicker-Lamas (Vice-diretor científico do IBCCF) receberá Eliane Pietroluongo Vianna, Psicóloga Clínica, Psico Oncologista, Neuropsicóloga e Terapeuta de Esquemas, para discutir sobre o tema “Mente sã num mundo insano”.

https://www.facebook.com/IBCCF/

https://www.instagram.com/ibccf_ufrj/

As LIVES anteriores também estão disponíveis.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Link

--------------------- 28/05/2020
Live: Hipertrofia e aceleração do metabolismo

Debate ao vivo sobre a influência da Hipertrofia muscular no processo de emagrecimento com o Dr, Gustavo Medeiros e o Prof. Dr. Renato Alvarenga.

Onde assistir: Instagram: @nutrohealth

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Link

--------------------- 28/05/2020
O segredo sobre o Gasto Público que a Pandemia revelou ao Mundo

Na atividade aqui proposta pretendemos explicar os mecanismos através dos quais governos centrais (como o governo federal brasileiro) criam moeda para realizarem seus pagamentos e como tais mecanismos podem nos ajudar a enfrentar a pandemia do coronavírus e suas consequências depressivas.

Dia(s): 01/06/2020

Horário: 17:00 - 18:30

Fonte: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

O evento ocorrerá na plataforma do Youtube 28/05/2020
Segunda live do ciclo “Em Tempos Inéditos”, promovido pelo Complexo de Formação de Professores da UFRJ

A segunda live do ciclo “Em Tempos Inéditos”, promovido pelo Complexo de Formação de Professores da UFRJ, será nesta quinta-feira (28/05), às 17h, com o convidado Durval Muniz Albuquerque Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A live faz parte de um conjunto de ações virtuais que inclui debates online, depoimentos, entrevistas e fóruns de discussão.

O projeto inclui mais dois eixos temáticos: Ser e tornar-se docente hoje e Escola Pública, uma articulação necessária entre Ciência, Arte e Cultura.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Para assistir a "live" do Complexo de Formação de Professores-UFRJ que aconteceu ontem - onde o professor e historiador Durval Muniz Albuquerque Junior (UFRN) expôs como muita clareza ideias e conceitos que ajudam a pensar o momento que vivemos e a importância da educação para enfrentarmos a crise - clique em Youtube . O debate abert ontem na página do Facebook do CFP/UFRJ continua aberto para todos que queriam colocar suas questões e ajudar a pensar esses tempos inéditos.

Fonte: CFP/UFRJ (Adaptada)

28/05/2020 (Atualizada em 29/05/2020)
Live sobre o tema “A Produção textual como trabalho, jogo e processo”

Na próxima quinta-feira (28/5), às 14h, o Clube da Escrita promove uma live com o Prof. Eduardo Coelho, coordenador do Laboratório da Palavra/PACC da Faculdade de Letras e Lucas van Hombeeck, doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e editor assistente do Blog BVPS da Fiocruz, sobre o tema “A Produção textual como trabalho, jogo e processo”. Os dois abordarão questões importantes sobre a produção textual tanto literária como acadêmica que serão temas de próximos encontros. A live terá transmissão ao vivo no nosso canal no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e tradução simultânea em Libras. O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do Centro de Tecnologia em parceria com a Associação de Pós-graduandos da UFRJ, Representações Discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras.

Fonte: Facebook CT (Adaptada)

Link

--------------------- 27/05/2020
SEXTA BÁSICA – Pandemia e Inclusão

29/05/2020

17:00 - 19:00

Fonte da notícia: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Acompanhe o evento via Youtube 27/05/2020
“Narrativas de educadores em tempos de pandemia”

Mesa redonda do PEQui-UFRJ – Instituto de Química da UFRJ

29/05/2020

16:00 – 18:00h

Fonte da notícia: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Acesso: CISCO WEBEX 27/05/2020
As Lives estão bombando - Boletim de Eventos - 26-05-2020

Veja mais eventos no Boletim de Eventos - 26-05-2020. Fonte: CoordCOM/UFRJ

Link

------------- 27/05/2020
UFRJ promove debate sobre Comunicação, Democracia e Direitos Humanos

O acesso a informações confiáveis é fundamental para toda a população no combate à pandemia da COVID-19. Mas como buscar fontes seguras sobre prevenção, tratamento e demais cuidados em meio a tanta desinformação e fake news? Mesmo em canais jornalísticos, o que se sabe é que as pesquisas sobre o novo coronavírus ainda estão em andamento e os protocolos de combate (como o uso de máscaras, medicamentos etc.) podem mudar de um momento para o outro.

Ainda que a transmissão possa acometer todos indiscriminadamente, moradores de favelas, periferias e zonas rurais, trabalhadores informais, entre outros, estão certamente mais vulneráveis aos efeitos da doença em virtude da precariedade sanitária nesses territórios e da dificuldade em permanecer em isolamento social. Para esse público, a comunicação eficiente, responsável e com foco na democracia e nos direitos humanos muitas vezes pode salvar vidas, prestando informações valiosas que farão a diferença entre a vida e a morte de pessoas.

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada) | Arte: Sérgio Lourenço/Nepp-DH

Link

Assista, participe, troque experiências, saberes, opiniões e contribua para o avanço das reflexões sobre esses temas em: NEPP DH DEBATE 26/05/2020
Direitos Humanos em Tela 2020

Programação

02/06 – Fim do Mundo. Filme: Melancolia (Lars von Trier, 2011)

09/06 – Confinamento na peste. Filme: Ensaio sobre a cegueira (Fernando Meirelles, 2008)

16/06 – Totalitarismo social e político. Filme: O garoto que come alpiste (Ektoras Lygizoz, 2012)

Onde assistir: Plataforma online Google Meet

Fonte da notícia: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Para mais informações acesse: NEPP DH UFRJ 26/05/2020
Gravação do webinar 'II Simpósio de Conservação da Biodiversidade', promovido por FURNAS, está disponível

A Webinar contou com a participação de Henrique Luz, Coordenador da Câmara Temática de Biodiversidade de CEBDS, e do Dr. Carlos Eduardo Viveiros Grelle, professor do Departamento de Ecologia da UFRJ.

Fonte da notícia: Site FURNAS (Adaptada)

Link

---------------------- 25/05/2020
Painel com os editores: Como publicar o seu livro com a Springer

As publicações científicas vão muito além de artigos e revistas. Neste painel online os editores da Springer Nature de diversas áreas vão falar a respeito da publicação dos livros acadêmicos. Eles abordarão temas como: principais pontos para criar um livro de impacto internacional, os diferentes formatos de publicação e as novas tecnologias que estão inovando a maneira de se publicar atualmente. Este painel está direcionado à pesquisadores e professores interessados em dar o próximo passo em suas carreiras, onde irão se beneficiar dessa rica discussão e terão espaço para tirar suas dúvidas diretamente com os editores.

Fonte da notícia: Facebook Springer Nature Library Link - Brazil (Adaptada) - por meio do SiBI/UFRJ

Link

----------- 25/05/2020
Educação em tempos de Covid-19: perspectivas docentes

Na quarta-feira (27/05), às 14h, o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) promove o seminário online “Educação em tempos de Covid-19: perspectivas docentes, novas relações de ensino aprendizagem e desigualdades”.

Fonte dos banners: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do Nutes no YouTube

Clique aqui para ler notícia 'Nutes discute rumos da educação' publicada no site UFRJ sobre esse assunto

25/05/2020 (Atualizada em 26/05/2020)
Diálogos sobre Dança, Educação e Novos Tempos =Ciclo de Debates =

Fonte dos banners: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

----------- 25/05/2020
Mineração e Territórios em tempos de Covid-19

.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional inicia o ciclo de Debates IPPUR. A proposta dos Professores, pesquisadores e discentes é promover o amplo debate com a comunidade acadêmica e não acadêmica sobre os temas de pesquisa e extensão realizados pelo Instituto. O ciclo de debates também contará com convidados e abordará temas relacionados ao Campo do Planejamento Urbano e Regional e ao Campo de Públicas.

A live será transmitida pelo Canal Youtube Agência IPPUR: https://www.youtube.com/channel/UCLkWjHzuJBGM-ZOZ2TxZ6tA .

O primeiro debate ocorrerá dia 25/05, às 14h sobre o tema “Mineração e territórios em tempos de Covid-19”, com Thiago da Silva Ferreira e Francine Damasceno Pinheiro

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Link

----------- 22/05/2020
Conferência "Caminhos e possibilidades de estudo do Estado na Baixa Idade Média"

.

O Programa de Estudos Medievais da UFRJ convida a todos para assistirem a conferência "Caminhos e possibilidades de estudo do Estado na Baixa Idade Média", pelo Prof. Dr. João Cirineu Leite de Carvalho - UNESA, no dia 29 de maio de 2020. A palestra será transmitida pela TV PEM UFRJ no Youtube (https://www.youtube.com/TVPEMUFRJ), a partir das 19h. Após a exposição, o professor responderá perguntas encaminhadas pelo chat.

Fonte da notícia: PEM/UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: PEM/UFRJ

Link

----------- 22/05/2020
Ensino mediado por tecnologia, com Renato Janine Ribeiro

.

Fórum em tempos de pandemia: Ensino mediado por tecnologia.

A pandemia do coronavírus tem atingido inúmeros setores e um dos mais impactados certamente é a educação. As tecnologias virtuais de ensino estão sendo debatidas e precisamos preparar alternativas para o futuro, principalmente porque o período pós-pandemia deve ser marcado por novos protocolos para convívio social. As alternativas de ensino devem levar em conta questões sociais, como o acesso à rede e o domínio da tecnologia.

O debate da próxima quarta (27/5), às 18h, será com Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor da Universidade de São Paulo (USP). Com mediação da coordenadora do Fórum, prof. Tatiana Roque, e breve apresentação do vice-reitor, Carlos Frederico Rocha, a transmissão da conversa acontece em nosso canal no YouTube e também pelo Facebook do Fórum de Ciência e Cultura.

Fonte da notícia: FCC/UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: FCC UFRJ

Link

Clique aqui para ler notíciia 'Ensino mediado por tecnologia é destaque em debate publicada no site UFRJ sobre esse assunto

22/05/2020 (Atualizada em 26/05/2020)
Escola de História da UniRio inaugura canal no Youtube com série de transmissões ao vivo

A Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) está lançando seu canal na plataforma de vídeos Youtube. Para celebrar a inauguração, será realizada uma série de transmissões ao vivo intituladas Quarentena com História. Toda segunda-feira, um professor do corpo docente da Escola estará debatendo um tema histórico relacionado a este momento que o mundo está vivendo. A primeira atividade acontece na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, às 17h, com o professor Ricardo Salles abordando o tema A República Infundada. A atividade será mediada pela professora Keila Grinberg.

Fonte da notícia: FAPERJ(Adaptada)

Link

---------------------- 22/05/2020
Parangolé da Cultura na Universidade

.

Primeiro Parangolé da Cultura na Universidade, em conexão aberta, debate o cruzamento entre Cultura e saúde.

O Primeiro Parangolé da Cultura na Universidade acontece no dia 28 de maio, às 15 horas, em conexão aberta, e debate o cruzamento entre cultura e saúde, por meio de acesso ao link: meet.jit.si/Parangole , e ingresso por senha: culturaesaude .

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Link

Clique aqui para ler notícia 'Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas discute saúde e cultura' publicada no site UFRJ sobre esse assunto 21/05/2020 (Atualizada em 22/05)
1º Debate "CFP em Tempos Inéditos"

.

O Ciclo de Ações Virtuais - CFP em Tempos Inéditos – debates, entrevistas, depoimentos e fóruns - tem como objetivo fomentar o diálogo entre a universidade e a escola pública nesses tempos difíceis e incertos.

Fonte da notícia: Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores (Adaptada)

Fonte do banner: Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores

Link

---------------------- 21/05/2020
Seminários do Programa Cátedras – “O que será o Amanhã”

.

Neste ano de 2020 a Universidade Federal do Rio de Janeiro completa 100 anos de existência. Nesta época tão turbulenta, marcada pela instabilidade e incerteza em todo o mundo, o centenário da UFRJ desponta como uma oportunidade única para celebrar seu legado e realizações, avaliar o presente e orientar seu pensamento para o futuro.

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos inicia neste momento as comemorações do centenário com o lançamento dos Seminários do Programa Cátedras – “O que será o Amanhã” - conduzidos pelos Catedráticos(as) do CBAE sobre temas importantes para o presente e o futuro. Desenvolvimento e políticas macroeconômicas, cultura, desigualdade e justiça social, democracia, doenças emergentes e reemergentes, o futuro da biologia e medicina, energia, sustentabilidade, fronteiras das biociências e oceanos.

O que será o amanhã da pós-pandemia? Esta é a pergunta-guia dos Seminários a serem realizados nas próximas semanas.

O primeiro Seminário será no dia 25 de maio às 19 horas: “Entendendo a Pandemia do COVID 19” com o Professor Amílcar Tanuri, da Cátedra Oswaldo Cruz.

Segunda, 25 de Maio, às 19h:

Acompanhe a transmissão pelo Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/81181270892

Acompanhe a transmissão pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UChOXMuX7AdLPe15ZHRuoa7A

Fonte da notícia: Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE - UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE - UFRJ

Link

Clique aqui para ler nota 'Mundo pós-pandemia é tema de seminário virtual organizado pela UFRJ' publicada no site FAPERJ sobre esse assunto 20/05/2020 (Atualizada em 22/05/2020)
Sessão virtual extraordinária do Conselho Universitário (Consuni)

Acontece, neste momento, a sessão virtual extraordinária do Conselho Universitário (Consuni). Acompanhe ao vivo pelo canal oficial da UFRJ no YouTube: https://bit.ly/2ziwiSq

Fonte da notícia: Facebook LAOMAC/UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Facebook LAOMAC/UFRJ

Link

---------------------- 20/05/2020
Editora UFRJ promove debate ao vivo sobre livro Ciência e Liberdade

.

A Editora UFRJ transmite ao vivo debate sobre o livro Ciência e Liberdade: escritos sobre ciência e educação no Brasil, do prestigiado físico e pensador José Leite Lopes (1918-2006), no próximo dia 21/05, às 17h, pelo Facebook.

O evento faz parte do projeto 100 anos, 100 livros, cuja proposta é promover debates em torno dos livros do catálogo da Editora e de temas de interesse da sociedade. O público também poderá participar formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas em que serão transmitidos os encontros, os quais terão duração média de uma hora e ocorrerão mensalmente.

Além dos debates, o projeto prevê a disponibilização para download gratuito no site da Editora UFRJ, ao longo de 2020, de, no mínimo, 100 livros, de várias áreas do conhecimento, que marcaram a trajetória da Editora. Embora seja inspirado na comemoração do centenário da UFRJ, o objetivo é que o projeto se torne permanente.

As transmissões contam com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ –Dirac, que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo dos debates.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site EventosUFRJ

Link

---------------------- 19/05/2020
Ciclo de Ações Virtuais - CFP em Tempos Inéditos

.

O Ciclo de Ações Virtuais - CFP em Tempos Inéditos – debates, entrevistas, depoimentos e fóruns - tem como objetivo fomentar o diálogo entre a universidade e a escola pública nesses tempos difíceis e incertos. Essas ações estão organizadas em torno de três eixos de problematização:

Eixo 1: Mundos (im)possíveis: reflexões sobre o nosso presente;

Eixo 2: Ser e tornar-se docente hoje;

Eixo 3: Escola pública: uma articulação necessária entre ciência, arte e cultura.

As atividades terão início dia 21 de Maio de 2020 com o debate "Mundos (Im)possíveis: reflexões sobre o nosso presente" com os professores Amilcar Tanuri (UFRJ) e Renato Lessa (PUC-RJ) que será transmitido ao vivo no canal do YouTube do Complexo de Formação de Professores e em suas redes sociais.

Fonte da notícia: Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores/UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores/UFRJ

Link

Clique aqui para ler a notícia 'Complexo de Formação de Professores discute o presente' publicada no site UFRJ sobre esse assunto 19/05/2020
Última conferência internacional da Semana de Enfermagem 2020

.

O tema central será: “Enfermagem nos Estados Unidos em Tempos de Pandemia COVID-19”.

Fonte da notícia: Facebook LAOMAC/UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Facebook LAOMAC/UFRJ

Link

---------------------- 18/05/2020
A Gestão Pública das Crises – Ânima Pública

.

A Ânima Pública -Empresa Júnior do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, da UFRJ/IPPUR- apresenta o “Ciclo de Lives”.

A proposta da nossa primeira live é tratar da temática “Gestão Pública das Crises”. Percebemos que atualmente, no contexto de pandemia, diversas políticas públicas estão sendo elaboradas tanto para a contenção da propagação do vírus quanto para a redução de seus impactos na sociedade, em diversas esferas. Assim, temos como principal objetivo refletir os novos caminhos da Gestão Pública nesse novo cenário: será essa uma grande oportunidade histórica para a alteração das estruturas da Gestão Pública e suas respectivas políticas?

Fonte da notícia: Eventos/UFRJ (Adaptada)

Canal Youtube

21/05 (quinta-feira) às 17:00 no Youtube 18/05/2020
Café Ergo Rádio UFRJ

.

Convidamos você para escutar o Café Ergo Rádio, um podcast criado pelo Café Ergo. Apresentaremos discussões sobre o mundo da Ergonomia bem como sua importância no atual cenário. O Café Ergo Rádio inaugurou a série “Trabalhos em tempos de COVID”. Estaremos disponibilizando episódios que poderão ser escutados no Spotify. Lembrando que já temos dois episódios no ar.

Fonte da notícia: Eventos UFRJ (Adaptada)

Podcast

----------- 18/05/2020
Navega UFRJ 19/05/2020

.

A pandemia e o isolamento social têm um grande impacto sobre a vida de mulheres vítimas de violência doméstica.

A próxima edição do #NavegaUFRJ discute como a Universidade vem atuando no combate à violência contra a mulher, por meio de políticas e projetos ligados a arte e cultura.

Uma dessas iniciativas é o Centro de Referência para Mulheres (CRM), da UFRJ, vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH).

O debate contará com a participação da coordenadora do CRM, Marisa Chaves, Sirlene Francisco, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município de Niterói (SASDH - Niterói) e Ruth Torralba, professora do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ.

O encontro acontece na próxima terça (19/5), às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube e também pelo Facebook.

O #NavegaUFRJ quer aproximar a arte e a cultura da Universidade da sociedade em geral, além de apoiar a campanha de doações ao complexo hospitalar da UFRJ.

Fonte do banner: Facebook do FCC/UFRJ

Fonte da notícia: Facebook do FCC/UFRJ (Adaptada)

Link

----------- 18/05/2020
Hacking.Help 2020

.

Realizado com o apoio do Parque Tecnológico da UFRJ, o Hacking.Help é um hackathon online e gratuito criado para desenvolver e reunir soluções para os desafios que nossa sociedade enfrenta como resultado da pandemia global do novo coronavírus. O evento é organizado pela equipe Hacking.Rio, empresas parceiras e voluntários da comunidade de tecnologia e educação.

Nosso chamado é especialmente direcionado aos programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software. Organize seu time com 3 a 5 participantes e participe dessa maratona de conhecimento, interdisciplinaridade e inovação!

Fonte do banner: Facebook do que Tecnológico da UFRJ

Fonte da notícia: Facebook do Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptada)

Link

----------- 15/05/2020
LIVE apresenta "Resgate de acervos: desafios e conquistas"

.

Durante a Semana Nacional de Museus, o Museu Nacional LIVE apresenta "Resgate de acervos: desafios e conquistas", com Claudia Carvalho, coordenadora da equipe de resgate do Museu Nacional. Dia 19 de maio, 11h, no Instagram @museunacional1818.

Após observar as chamas do incêndio que atingia o Palácio do Museu Nacional em 2 de setembro de 2018 seria difícil imaginar que fosse possível retirar, de dentro do prédio, qualquer tipo de acervo que ainda pudesse ser reconhecido.

Mas, poucos dias após a tragédia, uma notícia que deu novo ânimo e motivou todo o trabalho que veio a seguir: o crânio de Luzia havia sido encontrado!

Desde então, a equipe formada pelos mais diversos profissionais do Museu coordenou a retirada de milhares de toneladas de escombros, já realizou duas exposições com parte do material resgatado (no CCBB e MAST), fez empréstimo de peças, formou um núcleo de conservação de acervo e segue para a etapa final de trabalho no Palácio.

Dia 19, a série Museu Nacional LIVE convida uma das coordenadoras dessa equipe para uma conversa sobre as dificuldades e desafios do trabalho de resgate, mas também das conquistas alcançadas nesse período. Claudia Carvalho irá pontuar quais as etapas dessa verdadeira missão, que não termina com a retirada de uma peça do prédio, mas que envolve também a conservação, restauração e divulgação científica.

Museu Nacional Live é uma série do Instagram @museunacional1818 para promover o debate sobre ciência e pesquisa e abordar temas que sejam de relevância sobre o futuro da instituição.

Fonte da imagem: Assessoria de Imprensa - Museu Nacional/UFRJ

Fonte da notícia: Assessoria de Imprensa - Museu Nacional/UFRJ(Adaptada)

Link

----------- 15/05/2020
A Covid-19 e o futuro das cortes e do Direito

.

“A Covid-19 e o futuro das cortes e do Direito” é o tema da palestra online, organizada pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (FND). O evento ocorrerá no dia 27 de maio, às 10h (horário de Brasília), com objetivo de arrecadar fundos para mais de 200 estudantes de graduação, em situação vulnerável, agravada pela pandemia.

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia publicada no site EVENTOS UFRJ

Link

Onde: Zoom Palestrantes: Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal; Ministros Luis Felipe Salomão e Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça.

Clique aqui para ler a notícia 'FND organiza live para arrecadar doações a estudantes', publicada no site UFRJ que fala sobre esse assunto.

15/05/2020
Direitos Humanos em Tempos de Pandemia

.

Na próxima segunda-feira, dia 18/05, às 16h, a direção do IFCS apresentará em seu instagram oficial uma live com o tema “Direitos Humanos em Tempos de Pandemia”. A convidada é a Professora Fernanda Santos, do NEPP-DH. A live contará com a mediação do Professor Josué Medeiros, do Departamento de Ciência Política do IFCS.

Fonte da imagem: Site UFRJ

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia publicada no site EVENTOS UFRJ

Link

Instagram: @ifcs.ufrj 15/05/2020
O Hackcovid19 começou

Começou oficialmente nesta sexta-feira, 15 de maio, o Hackcovid19, hackathon online voltado para a Covid-19. Na primeira hora desta sexta-feira, hackers (700 até agora) começaram a selecionar desafios (mais de 200), para buscar soluções para essas questões, em um trabalho conjunto que pode ter a ajuda de 100 mentores/especialistas. O hackathon continuará ininterruptamente até as 6h da manhã desta segunda-feira, dia 18. O evento é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=3980.2.0

Link para mais informações e para acessar a programação

------------------------------

15/05/2020
Acontece, neste momento, a sessão virtual do Conselho Universitário (Consuni)

Acontece, neste momento, a sessão virtual do Conselho Universitário (Consuni).

Acompanhe ao vivo pelo canal oficial da UFRJ no YouTube: https://bit.ly/2Ly1QpT

Fonte: Facebook UFRJ (adaptada)

Link

------------------------------

12/05/2020
Lançamento do livro “Em Tempos de Pandemia: propostas para a defesa da vida e de direitos sociais”

.

O Conselho Diretor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ) convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade a estarem conosco na atividade comemorativa ao mês do assistente social.

A presente obra é fruto do esforço coletivo para analisar e refletir acerca do atual cenário, demonstrando a importância da universidade e do campo das humanidades para a produção de conhecimento.

Fonte da imagem: Site UFRJ

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia publicada no site UFRJ 'UFRJ lança livro sobre pandemia e direitos sociais' sobre esse assunto

Link

A transmissão do evento de lançamento será realizada em nosso canal do YouTube, a partir das 19h, no dia 14 de maio.YouTube 12/05/2020 (Atualizada em 14/05/2020)
Seminário on-line Pandemia e Sul Global a partir da África e Suas Diásporas

.

Nesta quarta-feira (13/05), às 10h, o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) promove o seminário on-line Pandemia e Sul Global a partir da África e Suas Diásporas. A atividade faz parte do XIV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Instituto Nutes, que vem lançando seu olhar sobre a COVID-19.

Arte: Nutes

Fonte da imagem: Site UFRJ

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Link

O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do Nutes no YouTube: bit.ly/NUTESaoVIVO . Para mais informações, acesse seminários@nutes.ufrj.br. 11/05/2020
FIOCRUZ lançou a Formação Modular Sobre Ciência Aberta

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assim como a CAPES, é uma das parceiras do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto e lançou a Formação Modular Sobre Ciência Aberta. Dividida em quatro séries, é oferecida para pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e outros usuários interessados no tema, gratuitamente, na modalidade a distância. O curso atual trata sobre dados abertos e apresenta à comunidade acadêmica o movimento da ciência aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias.

“Acredito que este curso, assim como todo o Programa de Formação Modular pode estimular reflexões necessárias sobre uma cultura aberta na ciência e nas demais áreas da sociedade”, afirmou Vanessa Jorge, tecnologista em Saúde Pública na Fiocruz.

O novo curso é composto por seis aulas online, totalizando 10h. Nele, os participantes aprenderão o que são dados abertos, sua importância no campo científico e como utilizá-los.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

Link 2

------------------------------

12/05/2020
Webinars do British Council fornecem introdução em Language Assessment

O British Council convida para uma série de webinars sobre avaliação de língua inglesa que será ministrada por alguns dos maiores especialistas na área.

Com o posicionamento cada vez maior do inglês como língua franca e, portanto, do papel central que vem adquirindo no processo de internacionalização das instituições, surge a necessidade de se compreender como incorporá-lo aos sistemas de ensino, algo indissociável de assessment.

Com isso em mente,o British Council reuniu seus maiores especialistas em avaliações de Língua Inglesa para ministrar webinars gratuitos que oferecem uma introdução aos principais conceitos da área de English Language Assessment.

Os webinars se iniciam em 14 de maio e acontecem toda quinta-feira, até 18 de junho, em horários alternativos.

Ao todo, serão 6 encontros para discutir tópicos como: Assessing Listening, Assessing Reading, Assessing Speaking, Assessing Writing e CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

Os encontros serão realizados em inglês.

Observação: O objetivo principal dos webinars é de estimular o universo da avaliação de língua inglesa para que o público esteja melhor preparado para integrá-la a um currículo, ou seja, não se trata, portanto, de um preparatório para exames, tais como IELTS, Aptis, etc.

Fonte: British Council (Adaptada)

Sessões às 08h (horário de Brasília)

Sessões às 12h (horário de Brasília)

------------------------------

11/05/2020
Live Científica do EPQB

Próxima Live:

14/05/2020 das 10h às 10h30 (quinta-feira)

Tema: Identificação de oportunidades de valorização de resíduos agroindustriais através de Technology Roadmap e TRL.

Eng. MSc. Fernanda de Souza Cardoso

Fonte: EPQB (Adaptada)

Link

Pelo link, é possível ver lives anteriores no Canal do EPQB no Youtube

08/05/2020
VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA

.

Fonte da imagem: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)

Link

------ 08/05/2020
Semana da Enfermagem da Liga Acadêmica de Oncologia de Macaé

.

Semana da Enfermagem da Liga Acadêmica de Oncologia de Macaé Junto ao Laboratorio de Pesquisa Integrada em Saúde e ao Curso de Graduação em Enfermagem da UFRJ, Campus Macaé.

Fonte da notícia: Facebook LAOMAC(Adaptada)

p>Fonte da imagem: Facebook LAOMAC

Link

------ 08/05/2020
Série 'Lições do passado em tempos de coronavírus', da UniRio, tem palestra nesta sexta

O Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Lacuiden/UniRio) promove uma série de apresentações virtuais com o tema "Lições do passado em tempos de coronavírus". A convidada desta sexta-feira, 8 de maio, é a professora Marcia Valéria Rosa, da Escola de Museologia. A apresentação acontecerá a partir das 18h, pelo Instagram @lacuiden

Fonte:Site FAPERJ (Adaptada)

Link

------------------

08/05/2020
Marcha Virtual pela Ciência

.

Fonte da imagem: SBPC (enviado para a PR-2 pelo PEM/UFRJ)

Link

Link

-------------- 06/05/2020 (Atualizada em 07/05/2020)
Sessões de webinar sobre o TOEFL iBT Home Edition para professores e alunos

Atualização de 12/05/2020:

A ETS Global Consultant informou que, como a procura pelos webinars tem sido muito grande, fez uma atualização dos links para sessões dos webinars sobre o TOEFL iBT Special Home Edition adicionando mais uma sessão em cada semana deste mês de maio - aos sábados - e organizando todos os links no Linktree.

Para acessar o referido Linktree, acessem

https://linktr.ee/TOEFLiBTwebinars

A ETS Global Consultant enfatizou que no momento está direcionando suas apresentações para a versão remota do TOEFL iBT e pede que, caso haja interesse em um webinar sobre a versão remota do GRE General Test, seja contactada para que possa agendar.

Fonte: ETS Global Consultant (Adaptada)

-------

A ETS está oferecendo os testes TOEFL iBT e o GRE com aplicação remota, o SPECIAL HOME EDITION, até que centros aplicadores voltem a funcionar normalmente. Ao longo do mês de maio, ministrarão webinars com informações sobre como aplicar para essa versão, bem como informações sobre material preparatório oficial e gratuito. O acesso às palestras não tem custo e não necessita de inscrição prévia!

A ETS enfatiza que no momento está direcionando suas apresentações para a versão remota do TOEFL iBT. Caso haja interesse em um webinar sobre a versão remota do GRE General Test, pedem que os contacte para que possam agendar.

Para saber os links para acesso às diferentes sessões do webinar sobre o TOEFL iBT SPECIAL HOME EDITION, em Português e ministrado por Diretores Associados da ETS no Brasil, cique no link abaixo.

Fonte: ETS (Adaptada)

Link

------------------

06/05/2020 (atualizada em 12/05/2020)
I Workshop DECEA-UFRJ de Nowcasting e Meteorologia Aeronáutica

O I Workshop DECEA-UFRJ de Nowcasting e Meteorologia Aeronáutica tem como objetivo reunir as comunidades científicas e operacionais que atuam na área de previsão meteorológica de curto prazo. O evento será importante para a apresentação das inovações e para consolidar novas parcerias. Avanços na área de nowcasting são fundamentais, principalmente para o setor aeronáutico, portuário, rodoviária e defesa civil entre outros, em que os fenômenos de rápida formação e desenvolvimento são frequentemente observados, com potencial impacto para essas atividades

Este evento interdisciplinar contará com a participação de diversos pesquisadores nacionais e internacionais, os quais terão a oportunidade de submeter seus trabalhos de pesquisas para serem apresentadas em seminários ou cartazes (posters). Ao final do evento, trabalhos serão selecionados para submissão a uma edição especial da revista Pure and Applied Geophysics. O evento tem como um dos principais objetivos criar uma frente comum de Pesquisa na direção do desenvolvimento dos métodos de previsão de nowcasting no Brasil.

Local: Departamento de Controle do Espaço Aéreo |
Praça Mal. Âncora, 77 Rio de Janeiro - RJ CEP 20021-20

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Link

Evento com possibilidade de submissão de trabalhos 06/05/2020
Live - Escrita Acadêmica e Saúde Mental (Nova data)

.

No dia 8 de maio, às 14 horas, acontecerá a live com o professor Robson Cruz com o tema "Escrita Acadêmica e Saúde Mental: Possibilidades do trabalho acadêmico em tempos de isolamento social". Psicólogo e professor da PUC Minas e Doutor em psicologia social pela UFMG, Cruz estuda o cotidiano da vida acadêmica e as diferentes formas de sofrimento neste contexto.

O evento faz parte das atividades do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia e é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do centro e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ. Assista ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia UFRJ no Youtube

Fonte da notícia: Facebook CT (Adaptada)

p>Fonte da imagem: Facebook CT

Link

Dia 08/05 as 14h 05/05/2020
Rio2C@Live

O Rio2C@Live é uma iniciativa que visa manter o Rio2C “no ar” por todo o mês de maio. De 04 a 08 de maio será realizada a conferência digital com uma programação única. São 5 dias, 35 painéis, mais de 100 palestrantes. A live será aberta e gratuita. Inscreva-se em youtube.com/rio2c para acessar.

Fonte da notícia: site Rio 2C (Adaptada)

Link

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Conhecimento e inovação em uma conferência digital totalmente gratuita ' sobre esse assunto que foi publicada no site Petrobrás

04/05/2020
3° episódio do bate papo científico do NUPESC com tema "Qual é a importância da ciência na sociedade e para as políticas públicas?

.

Amanhã, haverá 3° episódio do bate papo científico do NUPECP. Dessa vez o tema será "Qual é a importância da ciência na sociedade e para as políticas públicas?" e terá as participações da médica Dra. Denise Pires de Carvalho , atual reitora da UFRJ, do físico Dr. Luiz Davidovich, atual presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do físico Dr. Ildeu Moreira, atual presidente da Sociedade Brasileira de Progresso para a Ciência (SBPC). Acontecerá amanhã às 19h no canal no YouTube do NUPESC.

Fonte da notícia: NUPESC (Adaptada)

Fonte do banner: NUPESC

Link

-------- 04/05/2020
Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la profesión y en la Universidad de hoy: Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia (CUICIID) - O prazo para envio de resumos foi prorrogado

Ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro de 2020 em modalidade virtual. O evento aceita submissão de resumos.

Fonte: Organização do Congreso CUICIID 2020 (Adaptada)

Link

Clique aqui para ler notícia sobre esse congresso que saiu no 70º Boletim Informativo (Inserido na página em 17/04/2020)

04/05/2020
A próxima transmissão ao vivo do #NavegaUFRJ acontece na terça (5/5)

.

A próxima transmissão ao vivo do #NavegaUFRJ acontece na terça (5/5) e vai contar com a participação da pensadora e intelectual negra Aza Njeri, e mediação de Natália Balbino, ativista e pesquisadora de políticas culturais afirmativas.

Fonte da notícia: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner:Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Link

-------- 04/05/2020
Impa terá atividades virtuais em comemoração ao Dia Nacional da Matemática

O IMPA promove de 4 a 8 de maio uma série de atividades on-line para comemorar o Dia Nacional da Matemática (6 de maio). Com as medidas de isolamento social por causa do novo coronavírus, o instituto usará suas redes sociais para marcar a data e divulgar temas ligados a matemática e a ciência. A #SemanaNacionaldaMatemática terá lives com pesquisadores de diferentes áreas e o webinar “Matemática em Tempos de Crise” .

Fontes da notícia: Sites do IMPA e da FAPERJ(Adaptada)

Fonte do banner: Site do IMPA

Link

Link

-------- 04/05/2020
5ª edição dos webinários da ABC discutirá Ciência, Inovação e Covid-19

No enfrentamento da Covid-19, os cientistas brasileiros, as universidades e as instituições ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) têm procurado respostas rápidas e eficientes. O momento demanda um parque industrial capaz de produzir fármacos e equipamentos de forma rápida e adequada. Para falar sobre esses assuntos, os webinaristas da 5ª edição dos webnários da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que se realizará na terça-feira, dia 5 de maio, das 16h às 18h, serão o médico epidemiologista Maurício Lima Barreto, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro titular da ABC; o engenheiro químico Pedro Wongtschowski, pesquisador associado da Universidade de São Paulo (USP) e gestor de inovação com atuação na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e na Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei); e a cientista da computação e engenheira Francilene Procópio Garcia, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com atuação em gestão no Governo do Estado da Paraíba, no Conselho Nacional de Secretários de CT&I (Consecti), na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

Link

------------------

04/05/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/