UFRJ participa de Marcha Virtual pela Ciência
27/04/2020

Atualizada em 07/05/2020

A Marcha pela Ciência, organizada anualmente pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ganhou mais um termo em 2020: virtual. Com vasta programação on-line, o evento será realizado hoje ao longo de todo o dia, pelas redes sociais. A UFRJ, que é parte desse encontro, convida todos para que, direto de casa, participem também.

Neste ano, as atividades têm como tema central o “Pacto pela Vida” e abordam a pandemia da COVID-19, bem como suas implicações. “Estamos isolados em casa, mas não desligados e desconectados de tudo o que está nos acontecendo, seja do ponto de vista da saúde pública, seja em relação aos aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais”, comenta Débora Foguel, docente do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ e conselheira da SBPC. “Vamos discutir também a ciência e a tecnologia no Brasil, e como elas podem ajudar na superação da grave crise sanitária e econômica que vivenciamos”, complementa Ildeu Moreira, professor da UFRJ e presidente da SBPC.

Amilcar Tanuri, professor do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ e coordenador do Laboratório de Virologia Molecular, considera o evento importante para evidenciar a “vitalidade da ciência” mesmo em tempos de crise. Tanuri estará em um painel nacional, das 10h30 às 12h, comentando as ações da Universidade no enfrentamento da COVID-19: “Falarei sobre o trabalho que a UFRJ tem feito, mostrando dados importantes tanto para o monitoramento da epidemia quanto para o esclarecimento da resposta imune dos seres humanos ao SARS-CoV-2”.

Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ, também participará de um debate, às 18h30, na programação regional. Convidada pela Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFRJ, ela estará ao lado de Luísa Massarani, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conversando sobre “a universidade e a informação científica em tempos de coronavírus”.

A programação completa pode ser conferida em http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/programacao/. Os seminários estarão disponíveis em www.portal.sbpcnet.org.br www.portal.sbpcnet.org.br e no canal da SBPC no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCH3fR8lXd-XxjBCC1ChsBSw). Além de acompanhar os seminários, o internauta ainda poderá participar de mobilizações pelo Twitter, às 12h e às 18h, usando as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Por meio de um aplicativo que registra a presença do público em manifestações virtuais, o manif.app (https://manif.app/?lat=48.852969&long=2.349903&zoom=11&lang=pt), a pessoa também poderá se reunir com os cientistas em frente ao Congresso Nacional.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Para saber mais, acessem https://ufrj.br/noticia/2020/05/06/ufrj-participa-de-marcha-virtual-pela-ciencia

--------------------------------------------------------------------

Atualizada em 04/05/2020

Sociedades científicas organizam a Marcha Virtual pela Ciência

Na quinta-feira, dia 7 de maio, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as mais de 70 sociedades científicas, dentre elas, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizam a Marcha Virtual pela Ciência.

Com atividades transmitidas pelas redes sociais da SBPC (@SBPCnet) ao longo do dia, a manifestação chama a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. Além de debater a situação da ciência brasileira, que tem sofrido uma redução drástica dos recursos que seriam, inclusive, cruciais no enfrentamento dessa grave crise sanitária e econômica, a Marcha Virtual pela Ciência vai discutir as formas como a ciência pode colaborar, os impactos da pandemia na saúde, na economia, na educação, na vida das pessoas, e quais caminhos para o enfrentamento dessas consequências são mais adequados para serem seguidos no Brasil.

Além dos seminários online, as entidades promovem duas ondas de tuitaços no dia, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

Clique aqui para mais informações

Fonte: Site FAPERJ

------------

A manifestação será realizada ao longo do dia 7 de maio e terá divulgação nos canais da SBPC no Facebook e no YouTube. Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde e convocando para a Marcha. Todos são convidados a participar dessa grande manifestação em defesa da vida, da ciência e do desenvolvimento sustentável do País!

Fonte: Site SBPC (Adaptada)

Para mais informações, acesse http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/marcha-virtual-pela-ciencia-no-brasil-envie-seu-video/