Orientações básicas para o PIPD (Programa Institucional de Pós-Doutorado)

O que é?

O PIPD é um programa institucional da CAPES com o objetivo de: I - promover a realização de estudos de excelência em alto nível; II - reforçar os grupos de pesquisa nacionais; III - promover a inserção de pesquisadores em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no país; IV - promover o aperfeiçoamento de doutores por meio da atuação no ensino e na pesquisa; e V - promover a internacionalização dos programas de pós-graduação incentivando a realização de estágio pósdoutoral no exterior.

É concedida uma bolsa na modalidade Pós-doutorado a cada Programa de Pós-graduação (PPG) avaliado pela CAPES com as seguintes características:

  • nota 6 ou 7 em todo território nacional;
  • nota 5 localizado na região Norte;
  • nota 5 localizado em município com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM inferior a 0,750 nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Como proceder?

Cada PPG torna público em seu sítio o edital de inscrição e, com base na documentação apresentada, elenca os selecionados publicando o resultado por ordem de classificação a partir do primeiro colocado.

A análise para a concessão da bolsa deve levar em consideração os itens da portaria em vigor, como também os itens do Termo de Compromisso disponibilizado pela CAPES

De posse das informações, do selecionado, o PPG acessa o sistema da CAPES, SCBA, e promove a indicação, até no máximo o dia 12 do mês em andamento. A exceção fica por conta do mês de Dezembro que tem como prazo final o dia 05.

O passo seguinte constitui o envio de ofício anexo a uma mensagem eletrônica para o endereço: julio@pr2.ufrj.br com os dados do classificado, para fins de verificação e homologação no respectivo sistema da CAPES.

Obs.: O PIPD prevê a entrega de relatórios por parte do bolsista ao PPG como parte da avaliação.

Informações
Divisão de Programas e Bolsas
Julio Gravina julio@pr2.ufrj.br