Professor da UFRJ, Coordenador de Nutrição da CAPES publica estudo sobre ganho de peso na gestação artigo na revista British Medical Journal que tem potencial para alterar o sistema de monitoramento de ganho de peso em gestantes usado no Brasil e no
15/03/2016

Como bolsista do Programa de Pesquisa Pós-doutoral no Exterior, Gilberto Kac passou a integrar o estudo feito em oito países que acompanhou cinco mil gestantes. “O Brasil passou a ser um dos países monitorados dentro desse estudo complexo, e bastante caro: foram 12 milhões de libras investidos por uma fundação internacional com o objetivo de propor curvas de ganho de peso fetal e assim termos um padrão internacional do ganho de peso gestacional”, explica.

Segundo o pesquisador, que também atua como professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o sistema utilizado pelo Brasil há algum tempo tem incentivado um ganho de peso desnecessário das mulheres grávidas. “Em 2008 identifiquei que o Ministério da Saúde brasileiro usava um sistema para avaliar o ganho de peso da mulher gestante que estava ultrapassado e que tinha consequências ruins para essa avaliação. Especialmente em dizer que uma mulher poderia ganhar mais peso do que deveria e assim ter como consequência o impacto de ganhar muito peso com os bebês.”

As consequências desse processo podem prejudicar a saúde da mãe, como no caso de doenças cardiovasculares, ou do bebê, em casos de obesidade infantil. “O estudo coordenado pela universidade Oxford busca um padrão internacional. Foi assim que surgiu a proposta que eu fizesse um ano de pós-doutorado na Inglaterra para utilizar os dados brasileiros na construção desse padrão ”, afirma