CNPq lança Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2015
08/12/2015

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a 13ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - 2015.

O Prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

As categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica são apresentadas nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado, passagens aéreas e hospedagem para participar da próxima reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Podem concorrer na categoria Mérito Institucional os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que tenham bolsistas inscritos no Prêmio. A instituição agraciada receberá um troféu.

As coordenações do PIBIC e PIBITI das universidades e das instituições de pesquisa devem indicar, por e-mail, para concorrer à etapa nacional, até 06 bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (03 por categoria, sendo 01 por cada grande área de conhecimento)que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no 2º semestre de 2014.

Para esta edição, o Prêmio apresenta duas novidades:

Podem participar bolsistas que desenvolveram projetos no período compreendido entre 1º de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015, independente da continuidade ou renovação da bolsa para o próximo período.

O prazo para que os agraciados solicitem a bolsa de mestrado passou de 12 para 24 meses, contados a partir da cerimônia de premiação.

O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 27 de maio de 2016 no endereço www.destaqueict.cnpq.br. No site também é possível obter informações complementares e o formulário de indicação.

Coordenação de Comunicação Social