Programas interinstitucionais Probral e Unibral recebem propostas bilaterais
28/05/2012

O prazo para inscrições do DAAD é 30 de junho.

DAAD e Capes recebem propostas de projetos conjuntos entre universidades brasileiras e alemãs para dois programas: Unibral, que fomenta o intercâmbio de estudantes e docentes e a cooperação acadêmica no âmbito da graduação; e Probral, que incentiva parcerias entre grupos de pesquisa com intercâmbio de doutorandos e pesquisadores.

O Unibral tem duas modalidades: o Unibral I prevê a concessão de recursos para financiamento de missões de trabalho e bolsas de estudos para estudantes e o Unibral II, a dupla diplomação de graduação. Informações complementares podem ser obtidas nos sites do DAAD (Unibral: http://migre.me/97n8I e Unibral II: http://migre.me/97n7U) ou da Capes (www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/unibral).

A proposta de cooperação deverá ser apresentada simultaneamente pelos respectivos coordenadores à Capes e ao DAAD, com um plano de ações conjuntas. Para inscrever-se no Probral, o proponente brasileiro deve encaminhar o projeto conjunto, em português, para a Capes, enquanto o proponente alemão o encaminha para a central do DAAD, em Bonn, na Alemanha.

O Probral contempla estadias de até 30 dias para pesquisadores e docentes com doutorado, assim como doutorado-sanduíche e pós-doutorado. O fomento tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado. Há ainda a modalidade Probral II, na qual grupos de pesquisa são incentivados a formar os doutorandos em conjunto. Mais informações no DAAD (Probral: http://migre.me/97ngH e Probral II: http://migre.me/97neZ) e na Capes (www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/probral).

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 370 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente. Em 2012, o DAAD tornou-se parceiro do governo brasileiro no programa Ciência sem Fronteiras, por meio do qual a Alemanha espera receber 10 mil estudantes brasileiros até 2015 para graduação-sanduíche, doutorado e pós-doutorado.

(Ascom DAAD-Brasil)