NOTA TÉCNICA DA GRIPE AVIÁRIA - 29/05/2023
01/06/2023

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou no dia 22 de maio de 2023 o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) - H5N1 - em aves silvestres no Brasil.

Diante deste cenário de emergência, o Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (NEEDIER) e a Coordenação de Biossegurança do CCS, alinhados com as orientações técnicas do Ministério da Agricultura e Pecuária, recomendam que sejam suspensos os trabalhos de campo de rotina em locais de aglomeração de aves silvestres ou de reprodução de aves marinhas.

No âmbito da UFRJ, as pessoas que apresentam sintomas gripais ou que tiveram contato com animais suspeitos ou comprovadamente infectados pelo vírus da gripe aviária, mesmo que assintomáticas, devem se dirigir ao NEEDIER para avaliação clínica, investigação diagnóstica e orientações pertinentes. O Núcleo, localizado no Polo de Biotecnologia, funciona diariamente, de segunda a sexta, de 8:00 às 16:00h. O contato prévio com a Equipe do NEEDIER pode ser realizado através do whatsapp 21-968458188 ou pelo e-mail consulta@needier.ufrj.br

Acesse a nota completa AQUI

Fonte (Adaptada): Núcleo de Biossegurança - CCS UFRJ