Pesquisadora Bertha Koiffmann Becker (in memoriam), é homenageada com o Título de Pesquisador Emérito pelo CNPq
03/04/2023

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga os homenageados com o Título de Pesquisador Emérito e a Menção Especial de Agradecimentos. Os nomes são escolhidos pelo Conselho Deliberativo do CNPq, composto por pesquisadores e pesquisadoras, representantes instituições públicas e privadas e da comunidade científica.

Uma dessas honrarias é o Título de Pesquisador Emérito, concedido ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

A pesquisadora Bertha Koiffmann Becker (in memoriam) foi graduada em Geografia e História pela Universidade do Brasil (1952) e Docente Livre-Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970). Realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - Department of Urban Studies and Planning (1986). Foi professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório de Gestão do Território - LAGET/UFRJ, e membro da Academia Brasileira de Ciências e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon III. Coordenou diversos projetos de pesquisa e participa da elaboração de políticas públicas nos Ministérios de Ciência e Tecnologia, da Integração Nacional e do Meio Ambiente.

A premiação acontecerá em maio deste ano, no Rio de Janeiro, em cerimônia a ser anunciada.

Fonte: CNPq (Adaptado)