O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima da UFRJ (GeoClima/UFRJ) faz convite a toda comunidade para a campanha HEAT WATCH
16/01/2023

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima da UFRJ (GeoClima/UFRJ) convida você, seus membros, parceiros e sua comunidade local a participarem como voluntários do Observatório do Calor, um projeto de mapeamento de calor urbano na cidade do Rio de Janeiro. O projeto será realizado em parceria com a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos EUA (NOAA), o Sistema Nacional de Informação Integrada sobre Calor e Saúde dos EUA (NIHHIS), a empresa CAPA Strategies, além de outros órgãos e instituições locais.

O objetivo é descobrir como e em quais lugares o calor extremo afeta a vida da população na cidade do Rio de Janeiro, para então serem elaboradas propostas de mitigação e adaptação às condições climáticas adversas. A campanha será executada durante um dia a partir da realização de 26 rotas circulares (ida e volta) abrangendo as Zonas Norte, Central, Sul e Oeste da cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na campanha, cada voluntário será responsável por realizar uma rota previamente designada, os carros disponibilizados serão equipados com um sensor de temperatura e umidade do ar e a função do voluntário como navegador será de prestar auxílio ao motorista na execução da rota.

Fonte: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima da UFRJ (Adaptada)

Saiba mais

Link para voluntários