Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 10/10/2022 a 14/10/2022)
10/10/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Seminário do PEPI

Título: Mesa de debate sobre o Livro “Questões contemporâneas internacionais imperialismo e dependência na economia política internacional”

A palestra também será disponibilizada no canal do Youtube. Não é necessária inscrição.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Canal do Youtube IE UFRJ

-------

14/10/2022
Semana de Arqueologia Histórica do Museu Nacional – SAHIST

Acontecerá, entre os dias 18 e 21 de outubro a Semana de Arqueologia Histórica do Museu Nacional. Seu objetivo é criar um espaço de debate e reflexão para os praticantes da arqueologia histórica, propiciando-lhes o intercâmbio de ideias, posições e experiências. Esperamos, também, que o encontro sirva para catalisar iniciativas futuras.

O encontro prevê, em um de seus blocos, mesas-redondas voltadas para temas de pesquisa e para o exercício e a prática da arqueologia histórica no Brasil, contando com a participação de especialistas que atuam nas diversas regiões do país. Em outro bloco, prevê sessões de comunicação científica abertas a pesquisadores e profissionais de instituições públicas e privadas, que servirão de espaço para a divulgação de trabalhos realizados em âmbito nacional e internacional.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Saiba mais

-------

13/10/2022
Py-Qui: Machine Learning

Mecânico, Núcleo de Robótica da UFG, proporcionará o evento Py-Qui: Machine Learning, que acontecerá no dia 15 de outubro (sábado) das 13h às 18h através do Google Meets. Para o curso não é necessário experiência anterior com programação e o conteúdo do curso inclui:

O que é IA, Conceitos básicos de ML e aplicações

Operações básicas com Pandas, Numpy e Matplotlib

ML clássica: Modelos de Regressão Linear, Árvores de decisão e SVMs do teórico ao prático

Redes Neurais com Keras: Do teórico ao prático - Aplicação no dataset MNIST

Ademais, o minicurso tem o valor de R$ 25,00 e todos os recursos arrecadados serão utilizados para que seja possível nossa participação na Latin American Robotics Competition (LARC).

Fonte da notícia: Núcleo de Robótica da UFG

Fonte da imagem: Núcleo de Robótica da UFG

Link da inscrição

Ementa do curso

11/10/2022
Dia da ciência e tecnologia

Qual é o panorama da área de Ciência e Tecnologia no Brasil? Como o (a) estudante pode empreender em Ciência, Tecnologia e Inovação?

Esses serão os temas abordados no Dia da Ciência e Tecnologia, evento que o Parque Tecnológico da UFRJ vai realizar dia 17 de outubro de 2022 na Inovateca, prédio em formato de cubo mágico que integra o Parque.

O evento também será transmitido ao vivo no canal do Youtube do Parque

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Saiba mais

-------

11/10/2022
III Brazilian Congress Development

O congresso é compromisso com sua evolução acadêmica e contribuição com o desenvolvimento científico. Venha participar do Congresso com trasmissão 100% online com interação ao vivo ou gravada. O congresso contará com 21 eixos temáticos para abordar sobre Desenvolvimento nas mais diversas áreas.

Data: 19 e 20 de Outubro

Prazo de submissão: 14 de outubro

Fonte da notícia: Instagram @brazilianjournals (Adaptada)

Inscrições

-------

10/10/2022
Outubro Docente

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental e entre outros. Serão encontros semanais realizados no Auditório G-122 e abertos ao público, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Canal no Youtube CT UFRJ

-------

10/10/2022