Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 03/10/2022 a 07/10/2022)
03/10/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
8º Congresso Nacional de Educação (CONEDU)

Após ocorrer remotamente nos dois últimos anos, o CONEDU está retomando suas atividades presenciais. A 8° edição do Congresso Nacional de Educação acontecerá em Maceió – AL, entre os dias 13 e 15 de outubro, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas“. A partir de sua temática, o CONEDU 2022 convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ está representada na programação oficial do Congresso com a participação das professoras Sandra Melo, Carolina Barreiros de Lima e Natália Barbosa Netto, que serão as debatedoras da Mesa nº 3, com o tema “Aplicativo CONJUNTOS: uma alternativa para repensar a política de/na formação docente em contextos de inclusão”, que fecha o dia 13, primeiro dia do Congresso.

07/10/2022
1º Seminário Luso-brasileiro de DIP & 3º Internacional do PPGDIP - UFRJ

O 1º Seminário Luso-brasileiro de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Parasitárias & 3º Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da Faculdade de Medicina da UFRJ, comemorando os 52 anos do PPGDIP e 200 anos de independência do Brasil. O evento será PRESENCIAL nos dias 9 e 10 de novembro de 2022 no Auditório do CCS-UFRJ.

Fonte da notícia: PPPGDIP

Inscrição e submissão de trabalhos ao evento

06/10/2022
Dia da Ciência e Tecnologia 2022

Qual é o panorama da área de Ciência e Tecnologia no Brasil? Como o (a) estudante pode empreender dentro da Ciência, Tecnologia e Inovação? Esses serão os temas abordados no Dia da Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo Parque Tecnológico da UFRJ dia 17/10/22 na Inovateca, prédio em formato de cubo mágico que integra o Parque. Dia da Ciência e Tecnologia 2022. O evento também será transmitido ao vivo no canal do Youtube do Parque Tecnológico da UFRJ.

Fonte da notícia: Site do Parque Tecnológico

Canal onde ocorrerá a transmissão ao vivo

06/10/2022
Tecnoversas do CT

O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar nesta quinta-feira (6/10), às 11h (inédito) e 16h (reprise), recebe Walter Suemitsu, Decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, professor do curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica e coordenador geral do Festival UFRJMar; e Regina Magalhães, técnica-administrativa em educação da Decania do CT e uma das organizadoras do evento. O UFRJMar é considerado o maior projeto de extensão da UFRJ e acaba de completar 20 anos.

Rádio UFRJ

05/10/2022
Outubro Docente

Em homenagem ao mês do professor, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizou o "Outubro Docente", com uma programação voltada a promover o debate sobre a docência universitária e o cotidiano da vida acadêmica. O primeiro encontro acontece no dia 6 de outubro, às 14 horas, com o tema "Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos" e terá como convidados José Carlos Pinto, professor do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe; Gabriela R. Pereira, professora da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe; Daniel Tinoco, professor colaborador da Escola de Química da UFRJ e doutorando do PEQ; além da presença de Walter Suemitsu, Decano do CT, que fará abertura do evento.

Todas as atividades do Outubro Docente serão realizadas no Bloco G, Sala G-122 da Coppe, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Fonte da imagem: Integração Acadêmica da Decania do CT

04/10/2022
10 anos da lei de cotas na UFRJ: avanços e desafios

Conquista do movimento negro no Brasil, a Lei de Cotas tem mudado a cara da universidade brasileira, assegurando reserva de vagas para a população negra, indígena e pessoas com deficiência, dentro da cota para a escola pública. Neste contexto de celebração e de avaliação dos avanços, desafios e obstáculos à implementação da Lei, a Ação Educativa e o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior) da Faculdade de Educação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) realizaram pesquisa cujo diagnóstico investigou, entre outros pontos, a eficácia da Lei de Cotas em diversificar o perfil dos alunos do ensino superior nas universidades federais em sua primeira década de existência.

O evento é uma promoção do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior) /FE/UFRJ e da Pró-Reitoria de Graduação/UFRJ (PR1). Tem como público alvo: docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFRJ, coordenadores de cursos de Graduação, integrantes de COAAs e demais gestores da UFRJ.

03/10/2022