Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 05/08/2022 a 09/09/2022)
06/09/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
A UFRJ e o 7 de setembro: os usos políticos do passado

O Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida para o lançamento da Exposição “A UFRJ e o 7 de setembro: os usos políticos do passado”, com curadoria da Divisão de Memória Institucional do SiBI/UFRJ, a ser realizada no dia 16 de setembro de 2022, às 14 horas, no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Canal Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

09/09/2022
PPG-LNCC: Ciência, Tecnologia e Inovações e o Transbordamento Do Conhecimento

Com modelo virtual e tema: “ Ciência, Tecnologia e Inovações e o Transbordamento Do Conhecimento”, no dia 19 de setembro, a pesquisadora Titular e Diretora do Centro De Tecnologias Estratégicas Do Nordeste - Cetene, Giovanna Machado, é a convidada para palestrar no seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação (PPG-LNCC). O colóquio terá início às 14h e será transmitido exclusivamente pela plataforma Zoom devido ao período de Defeso Eleitoral de 02 de julho de 2022 até o término das eleições em outubro deste ano.

Fonte da notícia: Programa de Pós-Graduação do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC

Fonte da imagem: Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC

Link de inscrição

06/09/2022
Terceira Edição do Curso de Comunicação e Escrita Científica da American Chemical Society (ACS)

As habilidades de comunicação e escrita científica são essenciais para o sucesso do pesquisador(a), uma vez que tais skills são fundamentais para garantir impacto e visibilidade das pesquisas publicadas. Neste curso, promovido pela Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS), serão abordados os aspectos mais relevantes para a comunicação e escrita científica, incluindo a estruturação de cada uma das sessões que compõem um artigo científico, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores, além de estratégias para uma escrita mais efetiva em língua inglesa. Por isso, serão ministrados três dias de palestras pelo Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Editor Executivo do Journal ACS Applied Materials & Interfaces e Professor Titular do Instituto de Física da USP – São Carlos para auxiliar nessa tarefa. As palestras ocorrerão no dia 06, 13 e 28 de outubro. Os certificados serão emitidos após 20 de novembro.

Fonte da notícia: ACS Publications – Brazil(adaptada)

Fonte da imagem: ACS Publications – Brazil

Link de inscrição

I Workshop de internacionalização no Instituto de Química

Dia 6 de setembro de 2022, ás 9:30h, acontecerá o evento “Instituto de Química pelo mundo: I Workshop de internacionalização no IQ” . Esse evento voltado principalmente para os alunos de graduação, contará com a Superintendência de Relações Internacionais da UFRJ na parte da manhã e na parte da tarde com a palestra do Prof Shadi P. Fatayer (KAUST), seguido de uma roda de conversa com dois alunos do Instituto que participaram de intercâmbios pela UFRJ.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Site IQ UFRJ