Moção de Pesar - Professor Maurício Lissovsky
31/08/2022

Foi com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro teve conhecimento do falecimento do professor Maurício Lissovsky, da Escola de Comunicação (ECO), ocorrido na quinta-feira, 25/8. O professor, que se dedicava à história visual e à teoria da imagem, com ênfase em fotografia, arquitetura, cinema e política, era autor de vários livros e ensaios sobre esses temas. A ECO declarou luto oficial de três dias.

Lissovsky foi historiador, redator e roteirista. Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ, foi orientado por Marcio Tavares do Amaral, um dos fundadores da ECO. O professor fez estágio de pós-doutoramento no Birkbeck College/Universidade de Londres. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integrou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, na linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Ele foi pesquisador-visitante no Plas/Princeton University e professor-visitante na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), além de coordenador da área de Comunicação e Informação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atuou também como membro do conselho consultivo do Centre for Iberian and Latin American Visual Studies, da Universidade de Londres.

A Reitoria da Universidade lamenta profundamente sua partida e transmite força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de intensa tristeza.

Fonte: Reitoria da UFRJ