Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 29/08/2022 a 02/09/2022)
29/08/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Curso de português escrito para universitários surdos

O curso de português escrito para universitários surdos, vinculado ao Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS, visa ampliar habilidades de leitura e de escrita acadêmicas em português. Em parceria com a Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), o curso se destina a atender estudantes surdos que identifiquem necessidade de ampliação de repertório linguístico para acompanhamento das disciplinas acadêmicas.

As aulas dos cursos de português escrito ocorrerão duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras e a previsão de início é em 5 de setembro de 2022.

01/09/2022
Semana de aniversário da Escola de Música da UFRJ

Esse ano, a Escola de Música da UFRJ completa 174 anos de atividade ininterrupta e, como de costume, teremos a semana de aniversário! Entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro de 2022, os espaços da Escola serão ocupados por uma exposição, cinco mesas-redondas sobre variados temas e uma extensa série de espetáculos.

Palestrantes:

Fabio Scarano *–Professor de Ecologia da UFRJ e titular da Cátedra João Barbosa Rodrigues de Futuros Regenerativos. Doutor em Ecologia e membro da /Linnean Society/. Atuou nos painéis da ONU para o clima (IPCC) e a biodiversidade (IPBES). Teve passagens por instituições como CAPES/MEC, Jardim Botânico, /Conservation International/ e FBDS. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelos livros /Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural /(2012) e /Mata Atlântica: Uma História do Futuro /(2014).

01/09/2022

No âmbito da série de seminários Diálogos Sustentáveis de 2022, realizaremos no dia 1º de setembro, entre 15h e 18h, o Seminário “Biodiversidade e Clima: Projetando Futuros Regenerativos no horizonte da Agenda 2030”, promovido conjuntamente pela Cátedra de Meio Ambiente Bertha Becker e pela Cátedra João Barbosa Rodrigues de Futuros Regenerativos, vinculadas ao Programa de Cátedras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE/FCC/UFRJ). Com esse evento, pretendemos ampliar o debate crítico sobre essa temática, além de fortalecer uma rede de cooperação interinstitucional, no sentido de influenciar políticas públicas dirigidas a agendas estratégicas de interesse da sociedade brasileira

Palestrantes:

Eloisa Beling Loose*– Pesquisadora e consultora na área de comunicação e meio ambiente, com ênfase em mudanças climáticas. Atualmente é professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (UFRGS) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS). Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento e em Comunicação. Recebeu o Prêmio Capes em 2017 pela melhor tese na área de Ciências Ambientais. É autora do livro /Jornalismo e Riscos Climáticos/ (2020) e uma das organizadoras do /Minimanual para a Cobertura Jornalística das mudanças climáticas/ (2020).

Elizabeth Oliveira*– Jornalista e pesquisadora, com formação acadêmica interdisciplinar, atuante como colaboradora de mídias especializadas em temas socioambientais. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Na academia, éintegrante do Grupo de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS) da UFRJ.Dentre outras publicações, é autora do e-book /Biodiversidade em pauta: um guia para comunicadores/ (2022) e coautora do livro /Sustentabilidade e transformação social/ (2012). "

Canal do YouTube Fórum de Ciência e Cultura

31/08/2022
Robôs que aprendem e o prêmio da ACM para Pieter Abbeel

O próximo Ciclo de Seminários PESC ocorrerá no dia 31/08/2022, às 11h, e será dedicado ao Prêmio ACM 2021 em Computação, conquistado pelo professor Pieter Abbeel, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, o evento será realizado na sala 324B do Bloco H, no Centro de Tecnologia, e transmitido pelo canal do Programa no YouTube

Canal do Youtube PESC-COPPE-UFRJ

31/08/2022
Festival do conhecimento 2022: Bioeconomia

30/08/2022
Elementos da escrita científica para o pesquisador iniciante

O lançamento do livro “Elementos da escrita científica para o pesquisador iniciante” do prof. Renan Moritz do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ, em parceria com o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, faz parte da programação do Festival do Conhecimento 2022. A atividade acontece no dia 30 de agosto, às 14h30, e será coordenada por Iris Guardatti, integrante da equipe da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT e uma das coordenadoras do Clube da Escrita, e Cesar Borges Barros, mestre em Engenharia Biomédica da Coppe.

30/08/2022
Mesa redonda "Indicadores de desempenho e avaliação institucional"

No dia 31 de agosto de 2022 ás 14:30h acontecerá na 3a edição do Festival do Conhecimento da UFRJ a mesa redonda Indicadores de desempenho e avaliação institucional apresentada pela Professora Daniela Uziel.

Os detalhes do evento podem ser acessados pelo link clicando aqui.

Canal do Youtube Extensão UFRJ

29/08/2022