Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 22/08/2022 a 26/08/2022)
22/08/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Campus UFRJ Duque de Caxias recebe segunda edição de encontro de pesquisa

Entre os dias 30/8 e 2/9, acontece o II Encontro de Pesquisa do Campus UFRJ Duque de Caxias, com programação que receberá palestras de convidados externos, bem como de professores da Universidade. O evento será realizado no auditório do Bloco A do campus, localizado no bairro de Santa Cruz da Serra.

Ao longo dos dias, serão várias apresentações de aproximadamente 30 minutos, em que os palestrantes vão expor seus projetos e linhas de pesquisa em diferentes áreas do saber. Biotecnologia, Microbiologia, Botânica, Biologia Molecular, Bioquímica, Parasitologia, Virologia, Biologia Celular, Fisiologia, Química, Física, Matemática, Computação Científica, Nanotecnologia, Ciências de Materiais, Meio Ambiente, Biodiversidade, Engenharia de Processos e Imunologia são alguns exemplos.

Entre os convidados externos, estão Ariane Roder, superintendente de pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2); o professor Francisco Esteves, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé (Nupem-UFRJ); e Jerson Lima, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O papel da pós-graduação para a produção de ciência no Brasil, a história de sucesso da UFRJ em Macaé e o financiamento da pesquisa no estado do Rio de Janeiro serão temas abordados no evento.

Fonte da notícia: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

Link

-------

25/08/2022
XVI EAMC

O XVI EAMC é um evento acadêmico multidisciplinar, gratuito e totalmente online, especialmente voltado para a modelagem computacional. O evento irá acontecer nos dias 14 a 17 de fevereiro de 2023. Haverá palestras, minicursos e outras atividades.

O período de submissão de trabalhos encontra-se aberto até o dia 31/10/2022. Os trabalhos passarão pelo processo de revisão por pares, serão publicados nos anais do evento e deverão contemplar uma das áreas do EAMC que podem ser conferidas no link referido.

Fonte da notícia: EAMC (Adaptada)

Informações

-------

24/08/2022
Festival UFRJMar

O Festival UFRJMar completa 20 anos e, para comemorar essa data, a edição de 2022 será realizada em Paraty nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2022.

A novidade dessa edição será a participação de estudantes quilombolas e o atendimento aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). As oficinas funcionam em dois horários: das 8h às 17h e das 19h e 21h (CEEJA), são abertas ao público em geral e gratuitas.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Programação

-------

23/08/2022
Summit - Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe

A América Latina e o Caribe são parte das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade, cultura e história. No entanto, as nações que compõem esta região única enfrentam enormes desafios para lidar com as mudanças climáticas, a pobreza extrema, as desigualdades sociais e a perda acelerada de seus recursos naturais. O evento virtual se dividirá em três dias, com diferentes focos:

* 6 de setembro | Dia 1 - Mudanças climáticas na América Latina e Caribe - Vulnerabilidades, resiliência e impacto local

* 13 de setembro | Dia 2 - Práticas sustentáveis para segurança alimentar e aumento dos meios de subsistência na América Latina e Caribe

* 20 de setembro | Dia 3 - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe - Perspectivas e práticas para o impacto social

As apresentações serão em inglês com legendas. Haverá tradução simultânea de áudio para espanhol e português. O evento é totalmente gratuito.

Durante a Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável na América Latinae Caribe, a Springer Nature reunirá pessoas influentes para promover um rico debate sobre como resolver esses problemas comuns, avançar os ODS nessa região e atrair a atenção internacional para os desafios enfrentados.

Springer Nature visa conectar acadêmicos, líderes empresariais e formuladores de políticas para gerar soluções para os problemas mais urgentes do mundo por meio do Programa ODS.

Fonte da notícia: Springer Nature

Fonte da imagem: Springer Nature

Inscrição

-------

22/08/2022
Visita de Pesquisadores de Oxford à Rede Capes Epidemias da UFRJ

No próximo dia 25, quinta-feira, o professor emérito Carlos Alberto Nunes Cosenza, coordenador do Laboratório de Lógica Fuzzy da COPPE/UFRJ, receberá visita da delegação dos pesquisadores da Universidade de Oxford - Reino Unido, Profs. Arjune Sen (Head of the Epilepsy Program), Sloan Mahone (Prof of History of Medicine) e Timohty Denison (Royal Academy of Engineering Chair) farão uma visita à UFRJ na semana de 23 a 26/08/2022, para apresentação do projeto do estudo AGENDA – The Oxford Martin Programme on Global Epilepsy, do qual o Programa de Epilepsias do HUCFF/Serviço de Neurologia orgulhosamente participa e tem o projeto na UFRJ sob coordenação da Professora Maria Emilia Cosenza Andraus, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina/UFRJ.

A delegação visitante fará apresentação, no próximo dia 25, quinta-feira, às 11h no Auditório do IESC, orientada para os pesquisadores da REDE CAPES EPIDEMIAS e assistirão uma apresentação dos coordenadores do consórcio de pesquisa da UFRJ liderados pelos professores Antônio José Leal Costa (IESC), João Paulo Machado Torres (IBCCF) e Carlos Cosenza (LABFUZZY/COPPE/UFRJ).

O objetivo do evento é a divulgação do projeto dos pesquisadores de Oxford, o estabelecimento de vínculos entre os grupos de pesquisa e explorar as possibilidades de troca de conhecimento, experiências e articulações entre as instituições.

O evento do dia 25/08 é uma iniciativa do consórcio de Laboratórios da Rede CAPES EPIDEMIAS formada pelo IESC – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, IBCCF – Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, LABFUZZY – Laboratório de Lógica Fuzzy da COPPE/UFRJ.

Fonte da notícia: LABFUZZY/COPPE/UFRJ

Fonte da imagem: LABFUZZY/COPPE/UFRJ

Inscrição

-------

22/08/2022