Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 08/08/2022 a 12/08/2022)
08/08/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Cerimônia de Posse da Direção da Odontologia

A reitora e o Vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Denise Pires de Carvalho e Professor Carlos Frederico Leão Rocha, convidam para a cerimônia de posse, nos cargo de diretor e vice-diretora da Faculdade de Odontologia, dos professores Elson Braga de Mello e Márcia Grillo Cabral, a realizar-se no dia 15 de agosto de 2022, segunda-feira, às 15 horas, de modo presencial, no Auditório do Almir Fraga Valladares no Centro de Ciências da Saúde.

Youtube Faculdade de Odontologia da UFRJ

12/08/2022
Perspectives on the future of microscopy over the next 50 years

Youtube Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

11/08/2022
Corpas gordas: gordofobia, resistências e ativismos

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso/roda de conversa Corpas gordas: gordofobia, resistências e ativismos, no Programa de pós graduação EICOS/UFRJ, Linha 3 – Psicossociologia da Saúde e Comunidades, que será ofertada no segundo semestre de 2022, encontros quinzenais, sexta-feira à tarde – 15h às 17h via online. Ementa no formulário de inscrição.

10/08/2022
Cultura e desenvolvimento: lições de Celso Furtado

No dia 9 de agosto de 2022, ás 16h acontecerá a exposição Cultura e desenvolvimento: lições de Celso Furtado.

A exposição apresentará em especial dois conceitos de Furtado, a saber, poder econômico e ruptura no plano da racionalidade, utilizados na atualização da teoria marxista da comunicação produzida por Bolaño nos anos 1990, a partir da qual se pode desenvolver um diálogo com outras escolas de pensamento latino-americano do campo da comunicação, como as teorias da dependência ou do imperialismo cultural, os estudos culturais latino-americanos, ou o pensamento decolonial.

O colóquio será realizado na modalidade híbrida. Presencial no Auditório da UNIFASE e transmitido pelo Canal Oficial da UNIFASE no YouTube. Serão emitidos certificados pelo LNCC aos participantes inscritos pelo Sympla.

Youtube Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

09/08/2022
Evidence-based treatment for open-byte: surgery vs. non-surgery

09/08/2022
Colóquio LNCC & UNIFASE: Mudanças Climáticas, Extremos e Desastres Naturais

O pesquisador Carlos Nobre (USP) tratará de um tema de grande relevância nos dias atuais, em especial para a cidade de Petrópolis: Condições Climáticas.

Carlos Nobre é cientista ambiental e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), e foi eleito em 2022 como membro da Royal Society, uma das mais antigas na promoção do conhecimento científico (Jornal da USP, online, 2022).

O evento é aberto ao público acadêmico e à sociedade em geral.

Fonte da imagem: LNCC/MCTI

08/08/2022