Tutorial para Pós-Graduandos: Submissão de Protocolos para Apreciação Ética da Pesquisa envolvendo Humanos na Plataforma Brasil
17/05/2022

A submissão de projetos de pesquisa envolvendo humanos a um Comitê de Ética em Pesquisa envolve etapas nem sempre triviais para jovens pesquisadores. Porém, não são apenas os aspectos burocráticos que devem ser considerados. Pensar sobre questões éticas envolvendo o próprio desenho do projeto faz parte dos desafios.

Há agora mais uma fonte de auxílio a esse processo, o "Tutorial para Pós-Graduandos: Submissão de Protocolos para Apreciação Ética da Pesquisa envolvendo Humanos na Plataforma Brasil".

Organizado na forma de e-book, com recursos adicionais acessíveis, o tutorial é vinculado ao Trabalho de Conclusão de Mestrado de Fernanda Bittencourt, orientada pela Profa. Sonia Vasconcelos, desenvolvido no MP-EGeD. São colaboradores Profa. Erli Costa, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e do MP-EGeD, Fábio Alencar e Karina Rocha, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica - área de concentração Educação, Gestão e Difusão em Biociências.

O tutorial está disponível no EDUCAPES, para download gratuito, aos interessados.

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702064

Fonte da notícia: Instagram @mp.eged (Adaptada)

Fonte da imagem: Instagram @mp.eged