MOÇÃO
O Conselho de Ensino para Graduados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPG-UFRJ) apoia o retorno à normalidade institucional do processo de avaliação do quadriênio 2017-2020 da pós-graduação no Brasil. A interrupção deste processo pela via judicial causa grandes prejuízos à pós-graduação brasileira porque a avaliação é uma etapa necessária ao processo de qualificação das atividades de pós-graduação. Tal interrupção também é danosa à sociedade que tem o direito de ser informada sobre a efetividade no uso dos recursos alocados para o sistema de pós-graduação no Brasil. O processo de avaliação da pós-graduação tem sido aprimorado ao longo das últimas décadas com base na contribuição direta e indireta da comunidade científica brasileira. De fato, o processo de avaliação é conduzido, no âmbito da CAPES, por um grande número de representantes das várias áreas do conhecimento que compõem a comunidade científica Brasileira.
Como qualquer tipo de avaliação, a da pós-graduação está sujeita a problemas. Entendemos, porém, que existem espaços institucionais bem delimitados e legítimos para que estes problemas sejam discutidos oportunamente e adequadamente no contexto do funcionamento normal do sistema de pós-graduação brasileiro, não sendo necessário e desejável para tanto o recurso extremo à via judicial com o processo avaliativo ainda em curso. Por estas razões, o CEPG-UFRJ entende que o processo de avaliação ora em curso deve ser levado a cabo e seus resultados tornados públicos para o conhecimento de nossa sociedade.
Denise Maria Guimarães Freire
Presidente do Conselho de Ensino para Graduados
Fonte: Secretaria do Conselho de Ensino para Graduados/Pró- reitoria de Pós-graduação e Pesquisa/UFRJ (Adaptada)