Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 17/01/2022 a 21/01/2022)
17/01/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
O que você precisa saber sobre ORCiD

No dia 24/01/2022, às 18h, o projeto “Primeiros Passos Acadêmicos” promoverá a oficina “O que você precisa saber sobre ORCID”, ministrada por Taís Valle, bibliotecária na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestranda em Biblioteconomia na UNIRIO. A oficina detém como objetivo expor o que é o ORCiD e o seu processo de cadastramento, além de esclarecer dúvidas sobre este identificador digital.

Fonte da notícia: Site Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site Portal Eventos UFRJ

Link

O evento faz parte de um projeto voltado para estudantes ingressantes dos cursos de Ciências Sociais e Filosofia. Contudo, qualquer pessoa interessada pode participar. A inscrição é realizada no dia da atividade (há lista de presença) e o certificado é enviado para o e-mail informado.No https://www.youtube.com/playlist?list=PL2xvvNXh03M_-y-XNif9gJ7a0ix1vYzSS , você poderá encontrar as últimas atividades do projeto e a previsão das próximas. Fonte: Organização do evento (Adaptada)

Atualizada em 21/01/2022
Parceria entre CAPES e Uema oferece seis cursos de apoio no uso de tecnologias em salas de aula Totalmente virtuais, as aulas começaram em novembro de 2020 e atendem professores, alunos de licenciaturas e outros profissionais que atuam na educação básica. Os participantes aprendem a produzir os próprios materiais audiovisuais e aperfeiçoam as práticas das aulas presenciais e a distância.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

-----------

19/01/2022
Curso 'Alfabetização Baseada na Ciência' O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) é uma parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Com mais de 230 mil inscritos e quase 8 milhões de acessos, o Curso ABC é a formação mais visitada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec). A formação é oferecida em módulos e destina-se a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura. A partir de suas bases esses profissionais têm a oportunidade de desenvolver competências a serem aplicadas aos seus alunos.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

Leia em https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/curso-abc-aborda-relacao-entre-dislexia-e-alfabetizacao a notícia CAPES 'Curso ABC aborda relação entre dislexia e alfabetização'

19/01/2022
Efemérides dos Principais Fenômenos Astronômicos 2022 do OV

Que tal acompanhar os fenômenos astronômicos mais esperados do ano de 2022? O Observatório do Valongo da UFRJ preparou um conteúdo bem legal para que você possa curtir estes eventos. Esta edição de Efemérides dos Principais Fenômenos Astronômicos 2022 contém as principais dicas para observações dos astros, como planetas, estrelas, constelações, cometas, meteoros, eclipses e fenômenos lunares. Além de mostrar, mês a mês, os eventos mais relevantes, o Calendário contém, também, mapas indicando a posição dos astros para cada estação e dados sobre as fases da Lua e as chuvas de meteoros. Com texto de fácil compreensão e destinado a todo o público, a obra procura difundir e popularizar a Astronomia, além de incentivar e contribuir para o ato de observação celeste.

Fonte da notícia: Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Portal Eventos UFRJ​

Link

-------

18/01/2022
Por que vacinar os nossos pequenos?

Quando: 19/01/2022 (quarta)

Onde: Canal do YouTube da NuBMA UNIRIO

LINK: http://www.encurtador.com.br/gsuKU

Fonte da notícia: Instagram @posdocs_ibccf (Adaptada)

Fonte do banner: Instagram @posdocs_ibccf ​

Link

-------

17/01/2022
Software para pesquisa em Ciências Sociais

No dia 17/01/2022, às 18h, o projeto “Primeiros Passos Acadêmicos” promoverá a oficina “Software para pesquisa em Ciências Sociais”. Ela contará com a participação da Iracema Souza, Cientista Social, Co-Fundadora do AfroData, Doutoranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) e Consultora de Pesquisas Quantitativas e Qualitativas; Shélida Silverio, Licenciada em História pela UNESA (2017), Mestra em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, Doutoranda em Sociologia pela USP e, também, pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Diferenças, Desigualdades e Estratificação (LEDDE-PPGSA/UFRJ), do Museu Histórico Nacional no grupo Diásporas Africanas e pesquisadora da Oficina de Sociologia Econômica e do Trabalho (OSET/USP); Marianna Assis, Graduada em Ciências Humanas e Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestranda em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, desenvolve análise de dados em pesquisas quantitativas e qualitativas e é pesquisadora do LEDDE/UFRJ.

O projeto “Primeiros Passos Acadêmicos”, desenvolvido no IFCS, pretende promover a integração estudantil ao ambiente universitário por meio de orientação, palestras e oficinas e busca tratar de assuntos sobre pesquisa, extensão, uso de plataformas como Lattes, Siga e Minerva, assim como também auxiliar no desenvolvimento de práticas de escrita acadêmica e identificação de gêneros textuais como resenha, resumo, artigo e afins.

Fonte da notícia: Site Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site Portal Eventos UFRJ

Link

-------

17/01/2022
VideoSaúde da Fiocruz destaca projeto IdeaSUS sobre saberes e práticas nos territórios

A VideoSaúde inicia o ano de 2022 abordando temas sensíveis como o envelhecimento saudável, tratamento para doenças cardíacas em crianças, saúde mental, gestação, tabagismo e ainda, explicita os benefícios de tratamentos com plantas medicinais. Sem esquecer os cuidados com a Covid-19, esclarece questões como o impacto do vírus no cérebro, relaciona os diferentes tipos sanguíneos a casos mais delicados da doença. No programa especial, a prevenção das DST/Aids em adolescentes em situação de vulnerabilidade. O Programa vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4406.2.4

Link

-------

17/01/2022
CCC recebe exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro"

O Centro Cultural dos Correios (CCC) recebe até dia 2 de fevereiro de 2022, de terça a sábado, das 12h às 19h, a exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro”. Com curadoria dos professores Andréa da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles M. de Mattos, e produção de Adriana Milhomem, a mostra foi contemplada com o Prêmio Funarte Artes Visuais 2020-2021. Como um documento da história urbana, as permanências e transformações da Área Central da cidade do Rio de Janeiro são reveladas, nesta exposição, a partir de uma perspectiva urbanística do processo de preservação do seu patrimônio cultural. É um convite ao público para conhecer e desvendar o processo de salvaguarda do patrimônio cultural da área central carioca, a partir de percursos temáticos e cronologias. O percurso ilustrativo inclui a evolução tecnológica da cartografia aplicada a planos e ao mapeamento da cidade. Fotografias e cartografias antigas e atuais, em variados suportes e escalas, contribuem para dinamizar a leitura e potencializar a compreensão do conteúdo, culminando com a apresentação do aplicativo da pesquisa Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro: https://atlasrio.maps.arcgis.com/home/index.html .

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

-------

17/01/2022
UniRio promove debate sobre ‘Visibilidade não binária’ no dia 18/01/2022 O Projeto de extensão “Luz, Câmera, Ação: a presença das relações de gênero e racismo no cinema” dará início ao segundo módulo do curso Práticas AntiLGBTIA+fóbicas com o tema Visibilidade não binária. A live acontece no dia 18/01/2022, a partir das 18h30, com participação da professora da Escola de Serviço Social Silvana Marinho e do aluno Pyxis Cabral. O curso tem como finalidade levantar debates sobre relações de gênero e sexualidade em diversos âmbitos da sociedade, como saúde, educação e políticas públicas de assistência. Os encontros do segundo módulo serão realizados semanalmente, entre terça-feira, e sábado, sempre às 18h30. Serão abordadas pautas como a invisibilização de corpos trans não binários em espaços urbanos, relações pan/bissexuais e suas especificidades, feminismo e saúde mental da população LGBTQIA+. A transmissão é feita pelo canal Serviço Social na Pandemia.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

-----------

17/01/2022