Programa Leitorado (Edital Nº 9/2021) - Leitorado: CAPES anuncia resultado final
15/07/2021

Atualização em 01/04/2022:

Leitorado: CAPES anuncia resultado final

Documento publicado na seção 3 do DOU apresenta relação dos últimos candidatos selecionados.

Atualização em 25/03/2022:

Leitorado: CAPES anuncia novos selecionados

Mais três candidatos foram selecionados pela CAPES para participar do Programa Leitorado, atuando como leitores em universidades no exterior, a partir de março deste ano. Os interessados podem conferir o resultado no Edital nº 9, publicado em 18 de março, no Diário Oficial da União (DOU). Eles irão participar do programa nas Universidades Hebraica de Jerusalém (Israel), de Pequim (China) e Jawaharlal Nehru (Índia).

O anúncio destes novos bolsistas complementa a divulgação feita pela CAPES no dia 17 de fevereiro. Na ocasião, foi publicado no Diário Oficial da União o resultado preliminar do Edital nº 9/2021 do Programa Leitorado, contendo a lista dos 15 pesquisadores selecionados para serem leitores em universidades no exterior e de outros 40 pré-selecionados.

Clique aqui e Clique aqui para mais informações

Atualização em 18/02/2022:

Leitorado: candidatos podem tentar vagas em quatro países

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 17 de fevereiro, o resultado preliminar do Edital nº 9/2021 do Programa Leitorado. Também disponível no site da CAPES, o documento traz uma lista que contém os 15 pesquisadores já selecionados para serem leitores por universidades no exterior e 40 novos pré-selecionados.

As oportunidades para esses 40 pré-selecionados são nas universidades de Beirute, Nova Delhi, Pequim e Tel Aviv, capitais do Líbano, da Índia, da China e de Israel, respectivamente. As vagas para essas instituições não foram preenchidas.

Atualização em 21/01/2022:

CAPES publica resultado do Programa Leitorado

O resultado do Edital nº 9/2021, do Programa Leitorado, foi publicado no dia 19 de janeiro de 2021. A lista traz 15 pesquisadores selecionados, identificados pelos códigos das inscrições. Eles atuarão como leitores em universidades estrangeiras, com a missão de difundir a língua portuguesa falada no Brasil e dar visibilidade à literatura, à cultura e aos estudos do País.

Fonte: CCS/CAPES (Adaptada)

----------------------------------

A CAPES e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) vão enviar leitores para universidades estrangeiras com o intuito de difundir a língua portuguesa falada no Brasil e dar visibilidade à literatura, à cultura e aos estudos do País. Interessados devem preencher o formulário de inscrição para participar do Edital nº 9/2021 do Programa Leitorado.

São 20 universidades, de 19 países: Alemanha, Bélgica, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha (duas), Estados Unidos, Finlândia, Guiana Francesa, Guiné Equatorial, Índia, Israel, Itália, Japão, Líbano, Peru, Rússia, Senegal e Vietnã. Cada uma tem seus próprios requisitos, descritos em lista que consta em anexo do edital. Na maior parte dos casos, é necessário ser graduado em Letras ou licenciado em Língua Portuguesa e ter, no mínimo, título de mestre. Há instituição que exige doutorado. Aqueles que forem selecionados receberão bolsa, paga pelo MRE. O ministério tem um valor total de US$47 mil para custear todas.

Clique aqui para conferir o edital

Clique aqui para conferir a lista das universidades parceiras

Fonte: CCS/CAPES (Adaptada)