Em setembro, UFRJ é homenageada no calendário da SBPC
04/09/2020

Além de nomes como Otto Gottlieb e Artur Ávila, responsáveis por grandes feitos da ciência brasileira, tema oficial do calendário, o mês de Setembro foi dedicado especialmente a centenária Universidade Federal do Rio de Janeiro

O centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que será comemorado em 7 de setembro, é o destaque deste mês no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade. Fundada em 7 de setembro de 1920, no governo Epitácio Pessoa, sob a alcunha “Universidade do Rio de Janeiro”, a UFRJ é a primeira e maior universidade federal do Brasil. Reorganizada em 1937, quando passou a se chamar Universidade do Brasil, tem a atual denominação desde 1965. Teve um papel fundamental para o Rio de Janeiro e o Brasil, ao longo de décadas, na educação e na pesquisa científica e tecnológica. A UFRJ tem a estrutura similar à de um município de médio porte: são 176 cursos de graduação, 130 de mestrado e 94 de doutorado, 1.456 laboratórios de pesquisa, 45 bibliotecas, nove unidades hospitalares, 13 prédios tombados. Todos os anos, forma mais de 10 mil profissionais em cursos de graduação, mestrado, doutorado e especialização. O calendário destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade.

Calendários 2020 e 2021

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)