UFRJ cria modelo preditivo para evolução da pandemia de COVID-19
12/05/2020

Os professores da Coppe/UFRJ, Carolina Naveira-Cotta e Renato Cotta, e o especialista em simulação de epidemias, professor Pierre Magal, da Universidade de Bordeaux, França, desenvolveram um modelo matemático que permite traçar previsões para o número de casos da Covid-19, reportados e não reportados, bem como o pico da pandemia em cenários com diferentes medidas de saúde pública. Por solicitação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), os professores têm fornecido simulações demandadas para diferentes cenários e regiões do país.

Segundo Carolina, a intenção desse estudo é suprir, com uma ferramenta complementar, àquelas já empregadas pelos órgãos responsáveis pelo controle da epidemia, em âmbito regional ou nacional.

Desenvolvido com apoio da Marinha do Brasil, CNPq e Faperj, o estudo foi publicado no site MedXriv, no final de março, e será publicado em um número especial da revista Biology, neste mês de maio.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias: https://tinyurl.com/yctfmwzx

Fonte: Facebook Coppe/UFRJ (adaptada)

Leia também a notícia 'UFRJ cria modelo preditivo para evolução da pandemia de COVID-19' publicada no site UFRJ sobre esse assunto: https://ufrj.br/noticia/2020/05/12/ufrj-cria-modelo-preditivo-para-evolucao-da-pandemia-de-covid-19

Clique aqui para ler a notícia 'Bolsistas do CNPq criam modelo de previsão da evolução da Covid-19', publicada no site CNPq, que fala sobre esse assunto.

Notícia atualizada em 13/05/2020

Clique aqui para ler a nota 'Professores da Coppe/UFRJ criam modelo preditivo para evolução da pandemia no Brasi', publicada no site FAPERJ, que fala sobre esse assunto.

Notícia atualizada em 15/05/2020