Projeto coordenado por ex-doutoranda da UFRJ vence prêmio de inovação JEC Awards Innovation na Ásia
25/11/2019

Na era da tecnologia e da inovação, as criações que se destacam são aquelas que consideram um conjunto de aspectos, entre eles, a diminuição dos impactos ambientais. Com essa perspectiva, a Árvore Solar Sustentável, desenvolvida no Rio de Janeiro pela startup Fly to the Sun, foi selecionada como um dos 450 melhores projetos colaborativos sustentáveis no mundo pelo prêmio asiático de inovação JEC Awards Innovation 2019. Capaz de gerar iluminação para espaços urbanos, a árvore chamada “Smart Station” também provê energia para recarregar celulares, patinetes, bicicletas, além de rotear Wifi e está apta para interagir com o público por meio de um aplicativo. O projeto recebeu no dia 14 de novembro, o prêmio em uma cerimônia na Coreia do Sul, na Ásia.

Como primeiro produto da linha Smart, a árvore é a materialização das propostas de unir tecnologia e a preservação do ambiente, priorizando a utilização de matéria prima retornável, como filmes fotovoltaicos orgânicos e resinas recicláveis de ultima geração.

A Smart Station é fruto do trabalho em equipe de Daniel Plitz, Yago Santos, Elson Teófilo, Joana Recalde, coordenados pela designer Venétia Santos, doutora em Ergonomia e Engenharia de Produção pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris) e pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Além de Smart Station, a equipe já criou bolsas, coberturas para praia, aeroportos e meeting points de shopping; e sapatos solares, recicláveis e compostáveis, todos decorrentes das pesquisas nacionais e parcerias internacionais. Venétia comanda a startup Fly to the Sun, nascida há um ano com foco em desenvolver produtos sustentáveis e adaptados para cidades inteligentes. A professora acredita na utilização das novas tecnologias para melhor aproveitamento dos recursos naturais e enfatiza o objetivo de buscar gerar o mínimo de impactos negativos no meio ambiente.

Clique aqui para ver na íntegra a nota que foi publicada no site da FAPERJ

Clique aqui para mais informações sobre o JEC Asia

Fonte: Site FAPERJ(Adaptada)