Silvio de Almeida fala sobre racismo estrutural na UFRJ
26/09/2019

No dia 20 de setembro de 2019, o auditório da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ recebeu o professor Silvio Luiz de Almeida, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. O evento teve como mote o “racismo estrutural”, título do livro lançado pelo professor e que faz parte da coleção “Feminismos plurais”, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro.

A maioria das pessoas presentes era negra. Como todas as cadeiras do auditório foram ocupadas cerca de trinta minutos antes do início da conferência, parte do público precisou sentar-se no chão, ou esgueirar-se por entre as frestas da porta de entrada. Ao ser anunciado o início da fala do palestrante, o nome de Silvio de Almeida foi demoradamente aplaudido. “Este mundo que nós queremos transformar já não existe mais. E é possível que já não estejamos mais aqui antes que ele se torne aquilo que desejávamos”, sentenciou o professor logo em seus primeiros minutos de conferência. Silvio de Almeida enfatizou a necessidade do debate sobre o racismo e de seu caráter estrutural e constituinte da sociedade brasileira. “O racismo é uma construção intelectual muitíssimo sofisticada. Mas você não precisa entender de teoria racial para saber o que é o racismo”, analisou.

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a matéria na íntegra