Atualização de 24/04/2020
Evento marca início das atividades de Programa Estratégico pela Defesa Nacional
Durante dois dias, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mediou o Seminário Marco Zero do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA). Em um ambiente virtual, os coordenadores dos projetos selecionados puderam compartilhar suas linhas de pesquisa, objetivos e metas.
O encontro acontece no início da execução dos editais da Coordenação Geral de Programas Estratégicos da Diretoria de Programas e Bolsas no País (CGPE/DPB) da CAPES. Devido à pandemia de COVID-19, desta vez ocorreu por videoconferência e teve cerca de 3 mil acessos ao longo dos dois dias.
“O evento cumpriu com o seu propósito, promovendo a troca de experiência e de informação”, avaliou Júlio Siqueira, coordenador de Programas Especiais da CAPES, que ainda lembrou a oportunidade de cooperações identificadas nos momentos de debate.
Após cada uma das 15 apresentações, os participantes tiveram acesso às discussões virtuais mediadas pelo corpo técnico da CAPES.
O seminário foi gravado e, em breve, estará disponível, o que é “uma importante oportunidade de divulgação científica, já que as pesquisas têm duração de cinco anos e pessoas interessadas poderão contatar os pesquisadores”, explicou Carolina Nodari, da DPB.
Programa Estratégico
O PROCAD-Defesa estimula projetos conjuntos de pesquisa, usando recursos humanos e infraestruturas disponíveis em diferentes instituições de ensino e de ciência e tecnologia, para a produção de pesquisa científica e formação pós-graduada na área de defesa nacional. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Defesa.
Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)
Clique aqui para maiores informações
-------------------------------------------------------------------Atualização de 18/12/2019
CAPES seleciona pesquisas sobre Defesa Nacional
Foram publicados ,no Diário Oficial da União, os projetos selecionados para o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad Defesa). O edital de seleção havia sido lançado em junho. Ajuda humanitária, estudos estratégicos, gestão e tecnologia são algumas das áreas de pesquisa.
Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)
Clique aqui para maiores informações
---------------------------------------------------------------------------------Atualização de 22/11/2019
Publicado resultado de seleção para o Procad Defesa
Professores e alunos que se inscreveram no Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad Defesa) da CAPES, já podem saber se foram aceitos como bolsistas na pós-graduação. Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 21, o resultado preliminar com o nome dos 12 aprovados.
Serão investidos R$ 13,4 milhões para o financiamento das propostas aprovadas. O montante será destinado para custeio e bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, no país, e doutorado-sanduíche e professor visitante, no exterior.
Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)
Clique aqui para maiores informações
------------------------------------------------------
Atualização de 19/08/2019
Prazo de inscrições no Procad Defesa é estendido
A data-limite para inscrição de projetos no processo seletivo do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa (Procad Defesa) foi alterada. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 16, e pode ser conferida na página da iniciativa.
As mudanças no cronograma incluem, ainda, novos prazos para divulgação dos resultados preliminar e final. Também foram retificados itens relativos à constituição das equipes – que deverão ter um coordenador-geral e dois ou mais coordenadores-associados –, e às áreas temáticas prioritárias.
Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)
Clique aqui para maiores informações
------------------------------------------------------
A CAPES lançou o edital nº 15 de 2019 do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad Defesa). O programa surgiu de uma demanda apresentada pelo Ministério da Defesa e se enquadra nas diretrizes da CAPES de indução temporária de áreas estratégicas.
O Procad Defesa vai promover a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados.
Objetivo
As Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições Militares de Ensino e Pesquisa, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), instituições governamentais e setor produtivo poderão trabalhar em projetos conjuntos de pesquisa para consolidar o pensamento brasileiro na área de defesa.
Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)
Clique aqui e aqui para maiores informações