Notícias PrInt/UFRJ
12/02/2019

Atualização de 28/03/2022:

PrInt abrange mais de mil instituições estrangeiras

Os projetos do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) abrangem 1.302 instituições estrangeiras. Até o momento, são 89 países parceiros com 5.569 bolsas implementadas e trabalhos desenvolvidos sob 197 temas estratégicos. Os dados foram apresentados no seminário pós-renovação, realizado nos dias 08 e 09 de março. Na ocasião foram debatidos os resultados da avaliação intermediária e as perspectivas de futuro do programa.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para saber mais

-------------------------------------------------------------

Atualização de 09/02/2022:

A CAPES divulgou para as Instituições aprovadas na Avaliação Intermediária do Programa CAPES/PrInt, o cronograma para indicação de bolsistas 2022. A UFRJ, através da PR2, vem tornar público o calendário interno para a indicação de bolsistas nas duas primeiras janelas do ano de 2022.

1ºJANELA:

Período de abertura e tramitação do processo de candidatura no SEI: 03/03 a 15/03/2022

Período de inserção da candidatura convalidada no SCBA: 01/04 a 14/04/2022

Período de início da bolsa: Junho, julho e agosto de 2022

2º JANELA:

Período de abertura e tramitação do processo de candidatura no SEI: 02/05 a 16/05/2022

Período de inserção da candidatura convalidada no SCBA: 06/06 a 20/06/2022

Período de início da bolsa: Setembro, outubro e novembro de 2022

No link abaixo divulgamos os editais dos processos seletivos abertos pelos Programas de Pós-Graduação desta Universidade:

https://posgraduacao.ufrj.br/noticia/1632

Equipe PR2 - CAPES/PrInt

-----------------------------------------------------

Atualização de 09/02/2022:

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação de missões e bolsas' , pela versão atualizada em 08/02/2022, na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'.

-------------------------------------------------------------

Atualização de 09/02/2022:

A UFRJ foi aprovada na etapa da Avaliação Intermediária do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PrInt, para fins de renovação, conforme previsto no Edital n° 041/2017

É com grande satisfação que comunicamos que, após deliberação do Comitê da Avaliação Intermediária da CAPES, a UFRJ foi aprovada na etapa da Avaliação Intermediária do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PrInt, para fins de renovação, conforme previsto no Edital n° 041/2017.

São objetivos do Programa:

Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas;

Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;

Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas;

Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional;

Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional;

Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

Com o financiamento dos programa é possível realizar ações de:

- Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior;

- Recursos para Manutenção de Projetos;

- Bolsas no Exterior:

- Doutorado Sanduíche;

- Professor Visitante Junior (antigo pós-doutorado com vínculo empregatício);

- Professor Visitante Sênior (antigo estágio sênior no exterior);

- Capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools”.

- Bolsas no País:

- Jovem Talento;

- Professor Visitante;

- Pós-Doutorado.

O Programa, no período avaliado, desenvolveu mais de 300 parcerias com instituições de ensino superior com 30 países de diferentes continentes, mais de 300 eventos, artigos científicos de alto impacto, missões de trabalho, acordos internacionais e muitas atividades relevantes para a internacionalização da Universidade.

A PR2 agradece a todos os participantes deste programa, em especial aos PPG's com seus docentes, pesquisadores e alunos.

Em março, será realizado pela CAPES seminário para discussão dos resultados e de perspectivas futuras do programa de internacionalização.

Fontes: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt EDITAL nº. 41/2017 e CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia 'Instituições são aprovadas em avaliação do PrInt' diretamente no site da CAPES

-------------------------------------------------------------

Atualização de 25/01/2022:

Começou avaliação do programa de internacionalização

De 24 a 27 de janeiro, um comitê de especialistas estará em Brasília para fazer a avaliação intermediária do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES. Esta etapa faz parte das atividades previstas no Edital nº 41/2017 que rege o programa. O resultado preliminar deve ser divulgado a partir de 08 de fevereiro. Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, destacou o desafio da internacionalização da pós-graduação em tempos de pandemia. “Com certeza, esse trabalho dos avaliadores contribuirá com subsídios para aperfeiçoar os próximos ciclos do PrInt”, afirmou.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para saber mais

-------------------------------------------------------------

Atualização de 22/02/2021

Tendo em vista o novo agravamento da pandemia de COVID-19, a CAPES suspendeu, por meio do Ofício Circular nº 2/2021-GAB/PR/CAPES, todas as ações de mobilidade internacional por ela financiadas, até o fim do mês de agosto de 2021. Sendo assim, todas as bolsas não realizadas programadas para ocorrer desde o ano de 2020 até o mês de março do presente ano terão que ser adiadas para início de vigência entre os meses de setembro e dezembro de 2021. Os procedimentos para alteração de vigência continuam os mesmos, iniciando com o contato via Linha Direta com o técnico da bolsa na CAPES.

Bolsistas das modalidades de bolsas no exterior que já possuem toda a documentação pertinente e estão com certeza de viagem iminente poderão ter seu caso analisado de forma excepcional pela CAPES. Para tanto, os bolsistas interessados deverão encaminhar a seguinte documentação para o técnico da bolsa na CAPES, via Linha Direta: 1. Justificativa do bolsista informando que não há restrição para entrada no país de destino; 2. Carta da Instituição estrangeira emitida nos últimos 30 dias confirmando que as atividades ocorrerão de forma presencial (no caso de atividades semi-presenciais deverá estar detalhada na carta a forma de exigência da presença física do bolsista); 3. Visto válido para o país de destino..

O bolsista que já viajou terá sua bolsa mantida e, caso deseje retornar ao Brasil, deverá entrar em contato com o técnico responsável na CAPES para receber orientações. Nesse caso, o ônus da passagem será do bolsista.

As missões no exterior também ficam suspensas até o fim de agosto de 2021. Aqueles que receberam recursos e não realizaram a viagem devem manter a guarda desses valores para utilização futura, cientes de que estão obrigados à prestação de contas posterior ao retorno da missão. Para maiores detalhes, confira o Ofício CAPES aqui

-------------------------------------------------------------

Atualização de 19/01/2021:

Guia explica internacionalização institucional

Guia de Internacionalização Institucional - O documento é voltado para os gestores que participam ou desejam integrar um futuro edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Suas orientações indicam caminhos para que as instituições incorporem padrões internacionais de excelência em educação, pesquisa e extensão, fatores de inserção no cenário mundial.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

-------------------------------------------------------------

Atualização de 15/10/2020:

CAPES apresentou sistema de avaliação do PrInt

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoveu nesta quarta-feira, 14, o II Workshop para Gestores do Programa CAPES-PrInt. O evento virtual, feito para apresentar a plataforma para coleta de informações do desenvolvimento do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), foi dividido em duas partes: pela manhã, pró-reitores das 36 instituições de ensino superior (IES) conheceram o sistema e puderam tirar dúvidas sobre seu uso. À tarde, técnicos das mesmas IES receberam instruções quanto à sua preparação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para saber mais

-------------------------------------------------------------

Atualização de 08/09/2020:

Webinar 'Importância e Impacto da Colaboração Internacional: o olhar da Unesp no PrInt'

Conheça a contribuição da Unesp para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e como esses objetivos influenciam no desenvolvimento dos projetos de internacionalização (PrInt) da instituição.

Além disso, no webinar haverá uma interessante discussão sobre colaboração internacional e como buscar financiamento para tais projetos.

Data/Horário: 9 set 2020 10:00 AM em São Paulo

Fonte: Elsevier (Adaptada)

Clique aqui para saber mais

-------------------------------------------------------------

Atualização de 25/06/2020

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação de missões e bolsas' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-------------------------------------------------------------

Atualização de 28/05/2020

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação de missões e bolsas' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 05/05/2020

PORTARIA Nº 3125 , de 30 de abril de 2020, institui a Coordenadoria Técnica do Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ (CAPES-PrInt)

Clique aqui para acessar a referida portaria na íntegra

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 01/04/2020

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação de missões e bolsas' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 18/03/2020

Inclusão do documento 'Orientações detalhadas da CAPES sobre bolsas no exterior e COVID-19' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 11/03/2020

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação de missões e bolsas' e Inclusão do documento 'Ofício CAPES sobre alterações em viagens devido ao Coronavírus' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 09/03/2020

Alteração do documento 'Manual para abertura de processos PrInt no SEI' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 06/03/2020

Inclusão do documento 'Lista de IES estrangeiras parceiras da UFRJ no PrInt' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 03/03/2020

Atualização do documento 'Manual para abertura de processos PrInt no SEI' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 18/02/2020

Exclusão do documento 'Alteração no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

Alteração nos arquivos 'Alteração no anexo XII do Edital 41/2017 - CAPES/PrInt (Alteração de 23/08/19)' e 'Alteração do Edital 41/2017 - CAPES/PrInt (Alteração de 23/08/19)'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 11/02/2020

Atualização do documento 'Diretrizes para solicitação de missões e bolsas' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualizações de 10/02/2020

Exclusão de diversos requerimentos e formulários na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

Inclusão do documento 'Manual para abertura de processos PrInt no SEI' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 06/12/2019

Exclusão do documento 'Formulário de Relatório de Retorno de Missão no Exterior' e inclusão dos documentos 'Relatório Individual de Execução de Missão de Trabalho CAPES-PrInt' e 'Recibo Modelo A do Sistema de Prestação de Contas (SIPREC) da CAPES' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 22/11/2019

Atualizações do documento 'Diretrizes para solicitação de missões e bolsas' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 30/10/2019

Inclusão do documento 'Esclarecimentos sobre os países parceiros no Projeto Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt) da UFRJ' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 09/10/2019

,p>Inclusão do documento 'Coletânea de Entendimentos CAPES-PrInt' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'<

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 04/09/2019

Foram divulgadas pela CAPES, em 23/08/19, novas alterações no Edital 41-2017 (CAPES-PrInt). A primeira refere-se à modificação no texto do edital, no conteúdo sobre bolsas da modalidade capacitação, que voltam a permitir a seleção de discentes. A segunda foi feita no Anexo XII, que versa sobre os exames de proficiência exigidos para a candidatura a algumas modalidades de bolsas CAPES-PrInt. Os documentos atualizados podem ser acessados na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ' ou no portal da CAPES. Clique aqui para maiores informações.

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 20/08/2019

Exclusão do documento 'Relação de candidatos convalidados pela PR2 com processos em análise pela CAPES-bolsas setembro de 2019 (Atualizado)' e inclusão do documento 'Formulário de Relatório de Retorno de Missão no Exterior' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 30/07/2019

Exclusão do documento 'Proficiência', Alteração do link referente ao documento 'Alteração no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt (Atualizado)' e atualização do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Documento referente a 23/07/2019 - Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 08/07/2019

Inclusão do documento 'Ofício da PR-4 sobre prazo de solicitação de afastamento' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 03/07/2019

Atualização do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 02/07/2019

Atualização do link referente ao documento ''Alteração no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ''

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 26/06/2019

PR-2 participou de seminário que discutiu qualidade na internacionalização

O seminário “Garantia da Qualidade na Internacionalização”, uma parceria entre a CAPES e o Conselho Britânico, aconteceu, nos dias 17/06/2019 e 18/06/2019, e contou com a presença das servidoras da PR-2 Andréa Reis Ferreira Torres e Renata de Almeida Bateira.

Durante o encontro, foram discutidos os parâmetros e as ações da nova chamada do Conselho Britânico para apoiar a Garantia de Qualidade (Quality Assurance) nos processos de internacionalização.

Participaram do seminário instituições de ensino superior brasileiras aprovadas no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) e entidades britânicas em busca de parcerias no Brasil. Além disso, o encontro também recebeu representantes de IES interessadas em ações de internacionalização.

Fonte: CCS/CAPES (site da CAPES) Adaptada

Clique aqui e Clique aqui para mais informações

----------------------------------------------------------------------------------

Clique aqui para acessar todas as informações sobre o PrInt/UFRJ

Atualização de 17/06/2019:

Inclusão do documento 'Apresentação Geral do Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ (Edital Capes n. 42/2017)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 13/06/2019

Atualização do documento 'Relação de candidatos convalidados pela PR2 com processos em análise pela CAPES-bolsas setembro de 2019 (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 12/06/2019

Alteração do documento 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Capacitação (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 10/06/2019

Atualização do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 10/06/2019

Inclusão do novo documento 'Reunião Ajuste Indicação de Bolsas CAPES' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 07/06/2019

Inclusão do novo documento 'Relação de candidatos convalidados pela PR2 com processos em análise pela CAPES-bolsas setembro de 2019' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 31/05/2019

Atualização do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Em 28/05/19, a CAPES disponibilizou o Ofício: Programa Institucional de Internacionalização - Ajuste de indicação de bolsas.

Clique aquipara acessar o ofício

Informamos que a PR2 está analisando o documento e convidamos os coordenadores de Programas de Pós-graduação e os coordenadores de projetos de pesquisa em cooperação internacional para uma reunião, no dia 07/06/19, em horário e local a serem informados por e-mail, para tratarmos das questões apresentadas no ofício da CAPES.

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 24/05/2019

Inclusão do novo documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 21/05/2019

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 07/05/2019

Alteração dos documentos 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Capacitação (Atualizado)' e 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Doutorado Sanduíche no Exterior (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'.

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 29/04/2019

CAPES publica alterações no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt (Clique aqui para mais informações)

Observação: Fizemos a atualização dos documentos 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' e 'Alteração no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'.

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 25/04/2019

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 24/04/2019

Alteração dos documentos 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Capacitação (Atualizado)', 'Requerimento Realização de Missões no Exterior CAPES-PrInt (Atualizado)', 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Doutorado Sanduíche no Exterior (Atualizado)', 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Jovem Talento com Experiência no Exterior (Atualizado)', 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Pós-doutorado com Experiência no Exterior (Atualizado)', 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Professor Visitante no Exterior Sênior (Atualizado)', 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Professor Visitante no Brasil (Atualizado)' e 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Professor Visitante no Exterior Júnior (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 18/04/2019

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 12/04/2019

Alteração dos documentos 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)', 'Requerimento Implementação de Bolsa CAPES-PrInt Capacitação (Atualizado)' e 'Requerimento Realização de Missões no Exterior CAPES-PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 11/04/2019

Alteração dos documentos 'Termo de responsabilidade do seguro saúde - missões vinculadas à PR2' e 'Termo de responsabilidade do seguro saúde - missões vinculadas aos projetinhos' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 05/04/2019

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)'e Inclusão dos documentos 'Termo de responsabilidade do seguro saúde - missões vinculadas à PR2 ' e 'Termo de responsabilidade do seguro saúde - missões vinculadas aos projetinhos' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-----------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 29/03/2019

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 26/03/2019

Alteração do documento 'Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt' por uma versão atualizada dele (denominada Diretrizes para solicitação das Missões e das Bolsas - CAPES PrInt (Atualizado)) na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

Geração do documento 'Projeto Institucional de Internacionalização UFRJ - CAPES-PrInt ' e posterior inclusão dele na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

-------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 20/03/2019

CAPES publica alterações no edital do PrInt (e no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt)

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES adaptada)

Clique aqui e Clique aqui para mais informações

Observação: Fizemos a inclusão dos novos documentos 'Alteração no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt' e 'Alteração no anexo XII do Edital 41/2017- CAPES/PrInt' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

---------------------------------------------------

Atualização de 15/03/2019

Inclusão do novo documento 'Relação de candidatos convalidados pela PR2 com processos em análise pela CAPES' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

---------------------------------------------------

Atualização de 15/02/2019

Inclusão do novo documento 'Lista de áreas de conhecimento para preenchimento dos formulários de candidatura a bolsas' na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 13/02/2019

Inclusão de novos Documentos na categoria 'Documentos PrInt/UFRJ'

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 23/01/2019

Convite para reunião CAPES-PrInt no dia 13/02/2019 às 10h. Esta reunião será realizada no Auditório do Centro de Gestão Tecnológica CGTEC-CT2, Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1 (Prédio da COPPETEC, próximo ao CT).

Em 23/01/2019 foi encaminhado convite aos coordenadores de PPGs e de Projetos de Cooperação Internacional para uma reunião que abordará diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento de nosso Projeto Institucional de Internacionalização (PII), tais como o uso dos recursos, o cronograma de atividades, a elaboração de relatórios, a divulgação de informações para a comunidade, etc.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 15/01/2019

Plano de Cooperação e Intercâmbio Internacionais: 2018-2022

Clique aqui para acessar o Plano de Coordenação e Intercâmbio Internacionais: 2018-2022.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 05/12/2018

A Capes solicitou que os coordenadores dos Projetos de pesquisa em cooperação realizassem a descrição de seus projetos e apresentassem o "Plano de Controle de Rubricas" dos recursos das missões e manutenção com a máxima brevidade. Os coordenadores dos projetos que cumpriram o prazo já receberam Ofício de Concessão. Os coordenadores que ainda não enviaram o Termo de Compromisso assinado para a Capes, devem fazê-lo com urgência.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 19/11/2018

A Capes solicitou que a Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa apresentasse o "Plano de Controle de Rubricas" referente aos recursos de missões e outras ações de internacionalização programadas para 2018. A demanda foi atendida pela PR2. O Ofício de Concessão já foi emitido e o Termo de Compromisso já foi assinado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 16/11/2018

A PR2 enviou para os coordenadores de programas e de projetos de pesquisa em cooperação internacional um formulário sobre o detalhamento dos projetos.

Clique aqui para conferir o conteúdo do formulário

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 13/11/2018

A Capes recebeu representantes da UFRJ para esclarecimento de dúvidas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 18/10/2018

A PR2 promoveu um encontro com todos os coordenadores de PPGs e de Projetos de pesquisa em Cooperação Internacional visando esclarecer as etapas e cronograma de implementação.

Clique aqui para conferir os slides apresentados na reunião

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 09/10/2018

A Capes realizou evento sobre o Capes-PrInt e deu as boas-vindas às universidades participantes.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 01/10/2018

Foi divulgada pela CAPES a Decisão Final do Edital nº 41/2017, publicado no DOU de 10/11/2017, seção 3, pág 33, referente ao Programa Institucional de Internacionalização - CAPES-PrInt.

Clique aqui para conferir a lista de instituições aprovadas, dentre as quais a UFRJ.

Clique aqui para acessar a notícia completa no site da CAPES

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 04/09/2018

Após análise do parecer emitido pela Capes e a reunião de contribuições diversas, produzidas pelo Núcleo Print-UFRJ, pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e por integrantes da comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa solicitou, nos termos do edital, reexame do projeto de internacionalização da instituição em recurso.

Clique aqui para conferir o texto do recurso submetido pela UFRJ, elaborado com 2500 palavras, de acordo com as diretrizes indicadas pela CAPES

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 23/08/2018

Foi disponibilizado, por meio da plataforma Linha Direta da CAPES, o parecer referente ao resultado preliminar da análise de mérito do Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ em resposta ao Edital CAPES-PrInt

Clique aqui para conferir o parecer

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 20/08/2018

Foi divulgado pela CAPES o Resultado preliminar da Análise de Mérito do Edital nº 41/2017, publicado do DOU de 10/11/2017, seção 3, pág 33.

Clique aqui para conferir a lista de propostas incluídas nessa etapa da avaliação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 09/08/2018

Foi divulgado pela CAPES o Resultado Final da Análise Documental do Edital nº 41/2017, publicado do DOU de 10/11/2017, seção 3, pág. 33.

Clique aqui para conferir a lista de propostas incluídas nessa etapa da avaliação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 20/07/2018

Foi divulgado pela CAPES o Resultado Preliminar da Análise Documental do Edital nº 41/2017, publicado do DOU de 10/11/2017, seção 3, pág. 33.

Clique aqui para conferir a lista de propostas incluídas nessa etapa da avaliação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A PR2 disponibiliza documentos relativos ao Edital CAPES-PrInt/UFRJ:

1. Edital PrInt 
2. Link para o edital e seus anexos
3. Apresentação exibida na reunião de 19 de dezembro de 2017
4. Modelo de Memorando de intenções
5. Planilha para levantamento de informações sobre o diagnóstico de internacionalização, a ser preenchida pelos coordenadores de programas, com dados sobre artigos publicados em coautoria com pesquisadores estrangeiros, projetos financiados e mobilidade internacional
6. Edital PrInt retificado conforme publicação no D.O.U de 02/02/2018, Seção 3, Página 23
7. Edital PrInt retificado conforme publicação no D.O.U de 05/04/2018, Seção 3, Página 42
8. Formulário PrInt em Inglês
9. Indicadores de avaliação da proposta
10. Itens financiáveis
11. Países
12. Perguntas Frequentes
13. Proficiência
14. Valores de bolsas no exterior
15. Valores de bolsas no país
16. Apresentação Print - Reunião CEPG 08/06/2018

Clique aqui para maiores informações sobre o Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt