Atualização em 08/05/2020:
O CNPq informa a retificação do item 6.1.1.3 da Chamada Pública CNPq Nº 01/2019 - Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas, que passa a ter a seguinte redação:
6.1.1.3 - A implementação das bolsas deverá ser realizada em até 9 (nove) meses, a partir do início da vigência dos processos institucionais. Após essa data, as concessões serão canceladas e as cotas de bolsas não implementadas serão recolhidas, a fim de serem utilizadas em novas Chamadas Públicas
Fonte: Site CNPq (Adaptada)
Clique aqui para mais informações
----------------------------------------------------------------------
Atualização em 03/02/2020:
Fonte do banner: Painel rotativo do site CNPq (em 03/02/2020)
Reproduzimos abaixo a nota de esclarecimento do CNPq sobre A 'Chamada Pública CNPq nº 01/2019 - Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas'
O CNPq informa que o prazo para indicação dos bolsistas é de até 6 (seis) meses, a partir do início da vigência dos processos institucionais aprovados na Chamada Pública CNPq nº 01/2019 - Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas. A vigência desses processos é de 60 (sessenta) meses, e se inicia a partir da data de assinatura do Termo de Concessão dos processos na Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC).
O CNPq ajustará a data da vigência de cada processo na PICC, na medida em que, efetivamente, ocorra a respectiva assinatura do Termo de Concessão. O representante da instituição de origem dispõe de até 90 (noventa) dias, contados a partir da data de recebimento da notificação eletrônica sobre a aprovação do projeto, para assinar o Termo de Concessão.
Fonte da nota: Site CNPq (Adaptada) - chega-se a ela clicando no banner acima que está hoje no painel rotativo da página da PR-2
----------------------------------------------------------------------
Atualização em 08/01/2020:
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da Chamada CNPq N°01/2019 - Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas. Lançada em janeiro de 2019, a seleção visa contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio de projetos institucionais de cooperação entre Programas de Pós-Graduação consolidados e em consolidação. Contemplando a mobilidade discente e docente, além de fomentar a formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica, também estimula a constituição e/ou fortalecimento de redes de pesquisa.
Fonte: Site CNPq (Adaptada)
Clique aqui para mais informações
----------------------------------------------------------------------
Atualização em 25/03/2019:
Atenção: Houve prorrogação do prazo de submissão de propostas da CHAMADA CNPQ Nº 01/2019 - Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas.
Fonte: Site CNPq (Adaptada)
Clique aqui para mais informações
---------------------------------------------------------------------
Segundo o site do CNPq, a chamada n. 1/2019 tem como principais objetivos "apoiar propostas institucionais que busquem o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados, de Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado no país".
A UFRJ, conforme definido no edital, poderá participar na Chamada Pública CNPq nº 01/2019 - Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas - como Instituição de Destino.
Fontes: Site CNPq (Adaptada) e PR-2
Edital: link
ANEXO 1 - Modelo Estruturado: link
ANEXO 2 - Perguntas e Respostas : link
Clique aqui e Clique aqui para mais informações
Atenção: As possíveis atualizações deste edital e destes documentos devem ser acompanhadas em: http://www.cnpq.br/web/guest/pagina-inicial