Catálogo de Laboratórios UFRJ - 2018
05/09/2018

Apresentação

As atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro garantem a enorme relevância assumida pela instituição no cenário nacional e sua crescente inserção internacional. Estas atividades estão majoritariamente associadas aos laboratórios e aos muitos núcleos de pesquisa atuantes na universidade.

Considerando laboratório em sentido lato, ou seja, como espaço de produção sistematizada de conhecimento científico, artístico e cultural, iniciamos, no primeiro semestre de 2017, o levantamento do conjunto ora apresentado, com a perspectiva de atualizar o registro anterior, realizado em 2007, no âmbito da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Para garantir que novas iniciativas possam ser informadas e que dados complementares possam ser adicionados aos laboratórios já cadastrados, mantivemos a possibilidade de novos registros online.1 Desse modo, a presente publicação busca, prioritariamente, divulgar à comunidade as iniciativas consolidadas e as experiências desenvolvidas nos últimos anos e se constitui como base para novas atualizações.

É com alegria que reafirmamos com este material a pujança de nossa instituição com seus milhares de laboratórios, distribuídos por todas as áreas do conhecimento.

Leila Rodrigues da Silva

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa – PR2

Notas sobre a metodologia para o levantamento de dados

O levantamento de informações realizado até o presente momento permite observar que a UFRJ conta hoje com um total de 1262 laboratórios com informações homologadas, distribuídos pelos Centros e Unidades Acadêmicas. Para a composição desse catálogo, laboratório foi definido como uma reunião de pesquisadores para o desenvolvimento de atividades regulares de pesquisa e divulgação científica. A equipe do laboratório deve contar com no mínimo dos pesquisadores (docente ou técnico) vinculados à UFRJ (ativos e inativos), dentre os quais um deverá ser coordenador.

Para chegar a esses números, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) trabalhou em conjunto com os responsáveis pelos laboratórios, as decanias, os diretores de unidades e os representantes de Centros em conselhos superiores. Em um primeiro momento, por e-mail, professores e pesquisadores enviaram informações acerca dos laboratórios pelos quais são responsáveis. A partir desse levantamento prévio, o setor técnico da Pró-Reitoria criou um sistema de banco de dados próprio e nele inseriu as informações recebidas. Posteriormente, os responsáveis foram novamente contatados e puderam entrar diretamente na plataforma, acessando os formulários com os cadastros de seus laboratórios, e verificar, corrigir ou acrescentar informações, quando necessário. O passo seguinte consistiu na ação dos diretores de unidades, aos quais couberam a conferência e a homologação ou indeferimento dessas informações.

Cabe ressaltar que o conjunto de dados apresentados nesse catálogo, assim como informações adicionais sobre as atividades desenvolvidas nos laboratórios, ficará disponível em www.pr2.ufrj.br/laboratorios. As atualizações e novos registros de laboratórios poderão continuar sendo realizados no sistema, por meio do link app.pr2.ufrj.br/sistemas/appLaboratorio_Formulario e as alterações posteriores a essa publicação estarão disponíveis para consulta nesse mesmo endereço.

Equipe técnica:

Andréa Reis Ferreira Torres

Luiz Claudio Coutinho Cruz

Marília da Conceição Morais Lopes

Clique aqui para visualizar o catálogo completo