Primeiro Sábado da Ciência de 2018 terá como tema Envelhecimento e Cérebro
06/03/2018

O Espaço Ciência Viva, em seu primeiro Sábado da Ciência de 2018, no dia 17 de março, de 14h às 18h, vai abordar o tema “Envelhecimento e Cérebro”. Excepcionalmente, o evento não será realizado no último sábado do mês, pois fará parte da Semana Nacional do Cérebro, que acontecerá entre os dias 12 e 18 de março. A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa que tem como objetivo divulgar os estudos do cérebro no Brasil, promovida pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). No mês de março de cada ano, desde 2012, diversas universidades, hospitais e outras organizações se unem com o objetivo de popularizar conhecimentos sobre as neurociências. No Espaço Ciência Viva, serão abordados, de forma lúdica, temas como “Morfologia, Sistema Nervoso e Parasitologia”, com as oficinas “Anatomia humana e Comparada e “Microscopia”; “Qualidade de vida”, com “O Corpo no Som”; “Aprendizagem/Memória Motora” e “Envelhecimento Saudável”; além de outros assuntos, como “Ludicidades”, “Linguagem e Comunicação”, “Criatividade e Imaginação” e “Lógica e Cognição”. Também será realizada a palestra “O uso de medicamentos antidiabéticos no combate a Doença de Alzheimer”, a ser ministrada por André Felipe Batista, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ), às 16h30h, na sala de vídeo. A linha de pesquisa de seu laboratório, chefiado pela professora Fernanda Guarino De Felice, foca na investigação de mecanismos moleculares para o entendimento da conexão entre a Doença de Alzheimer e a diabetes. O Espaço Ciência Viva fica na Av. Heitor Beltrão, n° 321, Praça Saens Pena, Tijuca.

Fonte: site FAPERJ

Clique aqui para saber mais sobre o evento.