Prof. Marcelo Byrro Ribeiro, Superintendente de Pesquisa da PR-2, representou a UFRJ na cerimônia de entrega do Prêmio CAPES de Tese 2017 que teve Mychael Lourenço da UFRJ como um dos grandes vencedores da noite
11/12/2017

Os melhores trabalhos de doutorado do Brasil foram consagrados no Prêmio CAPES de Tese 2017, cuja cerimônia aconteceu no dia 07 dezembro de 2017, em Brasília. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) premia as melhores teses em 49 áreas do conhecimento e três trabalhos agrupados por grande área são escolhidos como os melhores do ano. A edição 2017 premiou teses defendidas no país durante o ano de 2016.

A UFRJ teve três teses premiadas: Rafael da Costa Gonçalves de Almeida (Geografia), Paulo Victor Leite Lopes (Antropologia/Arqueologia) e Mychael Vinícius da Costa Lourenço (Ciências Biológicas II).A UFRJ também obteve seis menções honrosas: Rafael Donadélli Melani (Biotecnologia), Allan Kardec Nogueira de Alencar (Ciências Biológicas II),João Paulo Malerba (Comunicação e Informação), Bruno Macedo da Silva (Farmácia),Germano Nogueira Prado (Filosofia) e Victor Neves de Souza (Serviço Social).

Dentre os grandes vencedores da noite, estava Mychael Vinícius da Costa Lourenço, com a tese “Mecanismos de estresse neuronal, disfunção sináptica e neuroproteção em modelos experimentais da Doença de Alzheimer”, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mychael Lourenço,vencedor da grande área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, revelou surpresa com o resultado. “Ao mesmo tempo sinto muita satisfação em ter trabalhado duro, conseguido resultados importantes, não apenas para o avanço do conhecimento científico, mas também contribuir com o meu laboratório e com meu instituto, no Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da UFRJ”. Os resultados obtidos pelo pesquisador contribuem para a identificação de novos alvos terapêuticos na doença de Alzheimer.

Fontes do texto acima: CCS/CAPES e PR-2

Clique aqui para ler a notícia completa sobre a cerimônia de entrega no Site da Capes

O Prof. Marcelo Byrro Ribeiro, Superintendente de Pesquisa da PR-2, esteve presente na cerimônia de entrega do prêmio representando a UFRJ.

A PR-2 parabeniza Mychael Vinícius da Costa Lourenço por ser um dos grandes vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2017 e a todos da UFRJ que tiveram suas teses selecionadas neste prêmio.

Clique aqui para conhecer todas as teses da UFRJ contempladas no prêmio