BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

82º Boletim Informativo (Inserido na página em 02/10/2020)

Editais e Chamadas Públicas

4th International E-Conference on Advances in Engineering, Technology and Management - ICETM 2020

Chamada aberta para submissão de trabalhos que serão apresentados no evento que acontecerá em 12/12/2020. | Saiba mais

Fonte: IRED (Adaptada)

CNPq concederá bolsas de ICJ para vencedores de olimpíadas científicas e 'Chamada CNPq/MCTI nº 15/2020 - Olimpíadas Científicas' teve alteração no prazo de submissão das propostas

Os vencedores das Olimpíadas Científicas a serem apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) por meio da Chamada CNPq/MCTI nº 15/2020 poderão ser premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJ). Com essa novidade, a chamada, lançada em agosto deste ano, será retificada para possibilitar a solicitação das bolsas por parte dos pesquisadores que submeterão propostas a ela. Além disso, foi alterado o prazo de submissão das propostas dessa chamada. | Saiba mais

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Chamada para submissões de trabalhos - Seminário Internacional Circo em Rede

Serão aceitos artigos, resumos de pesquisas, depoimentos, entrevistas, relatos de experiências e/ou processos artísticos.

Os textos comporão os anais do Seminário Internacional Circo em Rede, que ficarão disponíveis no site da UNIRIO. | Saiba mais

Fonte: Portal de Conferências da UNIRIO (Adaptada)

Notícias UFRJ

A etapa para inscrições dos projetos do 'EDITAL CEPG/CEG Nº 357, de 16 de setembro de 2020, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC EM' encontra-se aberta

2. OBJETIVOS DO EDITAL

2.1 Cadastrar orientadoras(es) interessadas(os) em participar do PIBIC-EM, com projetos que obedeçam aos princípios gerais da formação científica, para interação com estudantes do ensino médio das escolas públicas selecionadas pelo Complexo de Formação de Professores e com o Colégio Aplicação da UFRJ, preferencialmente.

2.2 O processo seletivo interno poderá contemplar projetos de pesquisa e difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento.

2.1.1. Os projetos de pesquisa devem, preferencialmente, apresentar grau de aderência a uma das Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (estabelecidas na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020), entre as quais se incluem, diante de sua característica essencial e transversal, projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais, que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico, sendo este grau de aderência um dos critérios de avaliação das propostas.

A Coordenação PIBIC-EM/PR-2/UFRJ acrescenta o seguinte esclarecimento sobre esse edital ''Gostaríamos de esclarecer que o Edital PIBIC-EM está aberto a participação de todos os professores e técnico-administrativos da UFRJ com doutorado, inclusive do Colégio de Aplicação.Como indicado no Edital a participação dos professores do CAp e do Complexo de Formação de Professores é incentivada:"2.1. Cadastrar orientadoras(es) interessadas(os) em participar do PIBIC-EM, com projetos que obedeçam aos princípios gerais da formação científica, para interação com estudantes do ensino médio das escolas públicas selecionadas pelo Complexo de Formação de Professores e com o Colégio Aplicação da UFRJ, preferencialmente."''. | Saiba mais

Fonte: Coordenação PIBIC-EM/PR-2/UFRJ (Adaptada)

O período de solicitação referente ao 'EDITAL CEPG/CEG Nº 361, de 21 de setembro de 2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas 2020 (PIBIC-AF)' encontra-se aberto

1- DOS OBJETIVOS

1. A Política Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica para Ações Afirmativas (PIBIC-AF), vem a complementar as Ações Afirmativas já existentes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivos:

a. coadunar a política de pesquisa à política de ação afirmativa visando ampliar a participação de grupos sociais em espaços tradicionalmente por eles não ocupados, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja em função de danos históricos a serem reparados;

b. despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, em estudantes de graduação que ingressaram no ensino superior através de ações afirmativas, fomentando e estimulando a participação em projetos de pesquisa conduzidos por docentes/pesquisadores reconhecidos pelo mérito científico e pela excelência de seus resultados;

c. ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação cuja inserção, no ambiente acadêmico, tenha ocorrido por programa de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior;

d. desenvolver ações inovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidades populares e a universidade, valorizando o protagonismo dos estudantes universitários beneficiários das ações afirmativas no âmbito das Universidades públicas brasileiras, contribuindo para o fortalecimento de seu vínculo com o espaço acadêmico;

e. estimular pesquisadores a engajarem estudantes de graduação (cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa) nas atividades de iniciação científica e tecnológica, integrando-os em grupos de pesquisa, de forma a acelerar a expansão e a renovação do quadro de pesquisadores, docentes e discentes e, consequentemente, estimular a produção científica em coautoria docente/discente;

f. fortalecer a política de Ação Afirmativa existente na UFRJ. | Saiba mais

Fonte: Coordenação PIBIC-Ações Afirmativas (PIBIC-AF)/PR-2/UFRJ (Adaptada)

Fundo MANAMANO (iniciativa surge com a parceria entre instituições de fellows Ashoka (Asplande, Saúde Criança, Luta pela Paz, Gastromotiva) e a UFRJ)

O Fundo MANAMANO nasceu com o objetivo de apoiar nano e micro empreendedoras/es assessorados pelas instituições das fellows Ashoka, que tiveram seus negócios afetados pela crise da COVID-19.

A iniciativa surge com a parceria entre instituições de fellows Ashoka (Asplande, Saúde Criança, Luta pela Paz, Gastromotiva) e a UFRJ.

Você pode contribuir com essa iniciativa. Ao apoiar o Fundo MANAMANO você contribui para a formação e o fomento de nano e microempreendedores das periferias do Rio de Janeiro, criando oportunidades de desenvolvimento de negócios e geração de renda para além da crise da Covid-19.

O processo de seleção do ManaMano compreende algumas fases e o edital de seleção será publicado no site http://manamano.org.br. | Saiba mais

Fontes: Site ManaMano e COPPEAD/UFRJ (Adaptada)

Nota CoordCOM/UFRJ - Orientações de acesso aos recursos avançados do Google Meet - 2020-09-30

Essa nota fala sobre orientações de acesso aos recursos avançados do Google Meet após 30 de setembro de 2020 e ao Microsoft Teams. | Saiba mais

Fonte: CoordCOM/UFRJ (Adaptada)

Adeus a Luiz Antonio Machado da Silva

Foi com pesar que a Reitoria, a PR-2/UFRJ e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) receberam a notícia do falecimento do professor Luiz Antonio Machado da Silva, aposentado do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.

Docente de 1986 a 2011 da UFRJ, Machado lecionou disciplinas de Teoria Social e Sociologia Urbana. Era integrante do Núcleo de Estudos do Controle, Cidadania e Violência Urbana (Necvu) e do Laboratório de Etnografias Metropolitanas (LeMetro). | Saiba mais . | Saiba mais

Fonte: Portal UFRJ (Adaptada)

Notícias de Outras Instituições

Curso de comunicação e escrita científica

O “Curso de Comunicação e Escrita Científica” é online e totalmente gratuito. É aberto a todos: alunos de graduação, pós-graduação, docentes, bibliotecários e demais profissionais. Para saber o link de inscrição dele, clique no Saiba Mais abaixo.

Haverá emissão de certificado, após 21/10/2020, para todos aqueles que fizerem o curso completo.

Sobre o curso: A comunicação científica eficiente é essencial para um(a) pesquisador(a), podendo ser um diferencial em sua carreira. Neste curso, promovido pela Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS), serão abordados os dois aspectos mais relevantes para a escrita científica: a estruturação de uma publicação científica, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores, e a necessidade do aprendizado de inglês para o trabalho acadêmico.

Professor: Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Editor Executivo do journal “ACS Applied Materials & Interfaces”, Professor do Instituto de Física da USP – São Carlos e especialista no assunto.

Cronograma do curso: Aula 1 – 10 dicas para escrever seu artigo científico (07 de Outubro de 2020, às 15h00), Aula 2 – Sobre a anatomia de um artigo científico: descrição detalhada das várias seções de um artigo, o que devem conter. Ênfase especial para resumos (14 de Outubro de 2020, às 15h00) e Aula 3 – Estratégias para aprender inglês acadêmico para não nativos (21 de Outubro de 2020, às 16h00). |Saiba mais

Fonte: ACS Publications (Adaptada)

Finep mudou e o endereço para entrega de correspondências também. Saiba todos os detalhes e fique atento!

A Finep mudou. O protocolo da Financiadora foi para um novo endereço. É para lá que as correspondências, encomendas e demais itens devem ser enviados a partir de agora. |Saiba mais

Fonte: Site Finep (Adaptada)

Entrevista FAPERJ com Maria Isabel de Castro, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

Com passagens prévias por cargos de direção na administração estadual, a nova titular da Secretaria Estadual de C,T&I leva para a pasta sua experiência acadêmica, aliada ao conhecimento da gestão pública. Sua nomeação é a primeira de um quadro técnico para o cargo após um longo intervalo de tempo. |Saiba mais

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Confap e Wallonie-Bruxelles International firmam parceria para Cooperação Acadêmica e Científica entre Brasil e Bélgica

Representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Wallonie-Bruxelles International (WBI) firmaram a parceria Cooperação Acadêmica e Científica entre o Brasil e a Bélgica em reunião por videoconferência realizada no dia 17 de setembro de 2020. O Memorando de Entendimento-MoU (do inglês, Memorandum of Understanding), assinado entre o Confap e a WBI, prevê a cooperação mútua para o financiamento de projetos de pesquisa; intercâmbio de pesquisadores brasileiros e belgas (pesquisadores em doutorado e pós-doutorado); organização de seminários e workshops conjuntos; e preparação e coordenação de atividades de C,T&I conjuntas. O Memorando também aponta as áreas prioritárias para atuação, são elas: Ciência da Vida (Saúde e Tecnologias Médicas); Agricultura e Produção Agro-Alimentar; Engenharia (Mecânica e Física, Química e Energia, Aeroespacial, Materiais); Meio Ambiente; e Tecnologias Digitais. Além das áreas estratégicas, a parceria pretende incentivar a aproximação entre a academia e a indústria, com a finalidade de impulsionar a inovação nos dois países. |Saiba mais

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

SinBiose realiza 1ª reunião do Comitê Consultivo

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou, no dia 24/09/2020, a primeira reunião do Comitê Consultivo do Centro de Sínteses em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose). O Centro foi criado em 2019, em uma parceria liderada pelo CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Confederação Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A primeira chamada do SinBiose, lançada no ano passado, contemplou 7 projetos, atualmente em andamento. |Saiba mais

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

FAPERJ prorroga prazo de critérios para pagamento aos prestadores de serviços e/ou fornecedores

A Fundação prorrogou o prazo para que outorgados possam, mediante a identificada relevância da realização da despesa para a continuidade de seus projetos oriundos de auxílios e bolsas, efetuar pagamentos aos prestadores de serviços e/ou fornecedores por meio de transferências bancárias. |Saiba mais

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

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