O LE STUDIUM, da França, está selecionando candidatos à premiação promovida pelo Instituto a pesquisadores de diversas disciplinas acadêmicas. Os interessados devem ter, pelo menos, 5 anos de experiência de Pós-Doutorado, ter vivido e trabalhado continuamente na área de pesquisa por, no mínimo, 5 anos fora da França e estar de acordo com as regras de mobilidade da União Europeia.
Fonte: Site Euraxess
A revista Revista de Ensino de Bioquímica e a SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular) abriram o 2° edital do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular - Bayardo Baptista Torres.
São duas categorias de premiação: materiais didáticos e práticas de ensino.
Fonte: Universidade Federal de Alfenas
A CAPES divulgou o edital nº 38/2018 do Programa Cátedra Bonn. O programa concede duas bolsas para pesquisadores experientes nas áreas de imunologia e neurociência (uma bolsa para cada área) para realização de atividades na universidade alemã de Bonn.
Fonte: CCS/CAPES(Site da CAPES)
A CAPES divulgou o Edital nº 39°/2018 referente ao Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa – PIPC. De acordo com edital, serão selecionados até dez projetos de pesquisa na área de Direito para a formação de duas redes de pesquisa envolvendo Instituições de Ensino Superior brasileiras e alemãs.
Fonte: CCS/CAPES(Site da CAPES)
A Maynooth University, Irlanda, está selecionando candidatos para desenvolverem pesquisa financiada, por 48 meses, junto à instituição.
Fonte: Site Euraxess
A Equipe Editorial da DESIDADES: Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude convida membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a submeter propostas de dossiê relacionadas à temática "BEBÊS".O dossiê “BEBÊS” deve se constituir em um conjunto de quatro a sete artigos, redigidos nas línguas portuguesa e espanhola, que tratem de questões relevantes e diversas no âmbito desta temática, tais como: a complexidade psíquica da vida do bebê; os cuidados com os bebês; as relações dos bebês na e com família; perspectivas culturais sobre os bebês; a saúde física dos bebês; os bebês nas creches; bebês e seus irmãos; mortalidade infantil.
Fonte: Desidades - Revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude
Está aberta a chamada pública para publicação da Revista Em Tempo 2019.
A Revista Em Tempo é um periódico do Curso de Direito e dos Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu em Direito do UNIVEM e está aberta à publicação de artigos da área de conhecimento do Direito e afins, com enfoque na relação do direito e a inovação tecnológica.
Está classificada dentro do Qualis B1 e tem a coordenação do Prof. Dr. Lafayette Pozzoli
No dia 07/12/2018, o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) inaugurou cinco novos laboratórios. São eles: o Laboratório Integrado de Botânica, a Sala de Apoio Laboratorial, o Laboratório Integrado de Diversidade Molecular e Fisiológica, o Laboratório Integrado de Microbiologia e Bioprocessos Professor Mario Alberto Cardoso da Silva Neto e a Unidade Integrada de Microscopia Avançada. A formação de recursos humanos e a ampliação das atividades, necessárias para assistir os novos laboratórios, resultaram de uma cooperação técnico-científica estabelecida com a mineradora Vale. A inauguração aconteceu durante a cerimônia de posse da nova direção do Núcleo.
Fonte: Site UFRJ
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) realizou, no dia 07/12/2018, a cerimônia de posse da nova direção. O processo de escolha dos novos dirigentes decorre de processo de consulta, que foi realizado nos dias 13 e 14/9, quando a chapa composta pelos professores doutores Rodrigo Nunes da Fonseca (diretor) e Francisco de Assis Esteves (vice-diretor) foi indicada pela comunidade para exercer a direção do Nupem pelos próximos quatro anos. A chapa foi eleita com 208 votos, de um total de 230 eleitores.
Fonte: Site UFRJ
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, Brasília recebeu no Centro de Convenções do Edifício Parque Cidade Corporate, usuários, pesquisadores e representantes de instituições diversas para o Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva.
Fonte: CCS/CAPES (Site da CAPES)
A Coppe/UFRJ – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – inaugurou, no dia 29 de novembro de 2018,o mais moderno Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP) do País, cujo objetivo é investigar técnicas de recuperação avançada aplicáveis a rochas carbonáticas do pré-sal brasileiro.
Fonte: Site da FAPERJ
Um novo biomaterial para implantes de custo muito inferior aos disponíveis no mercado está sendo produzido por pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
As biocerâmicas com base nos fosfato de cálcio são os principais materiais pesquisados pela rede de Bioengenharia de Estado do Rio de Janeiro, constituída por grupos de pesquisa do CBPF, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Universidade Federal Fluminense (UFF). A rede participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Regenerativa (INCT/Regenera), coordenado pelo professor Antônio Carlos Campos de Carvalho, da UFRJ, com apoio da FAPERJ, e que tem como um dos seus focos o desenvolvimento de materiais que promovam a regeneração e substituição óssea.
Fonte: Site da FAPERJ
O Museu do Cerrado é virtual e é um espaço aberto para divulgação de ações/projetos individuais, coletivos e institucionais para a conservação, preservação e recuperação do Cerrado e a valorização do patrimônio ecológico, arqueológico e cultural das tradições culturais dos Povos do Cerrado através de conteúdos audiovisuais, artigos, teses, livros, manifestações artísticas, materiais pedagógicos, etc produzidos sobre o Cerrado.
Fonte: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
Recém-inaugurado, o primeiro telescópio de um importante observatório internacional, o Cherenkov Telescope Array (CTA), localizado nas Ilhas Canárias – arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, ao largo do Marrocos –, contou, em sua construção, com a participação da comunidade científica brasileira.
A contribuição de pesquisadores daqui foi possível graças a um projeto coordenado, no Rio de Janeiro, pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que contou com o apoio da FAPERJ, por meio do edital Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro,que teve como proponente o físico João Torres de Melo Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fonte: Site da FAPERJ
Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook
Para acessar as newsletters 'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br
Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br