A referida chamada tem como objeto apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País no âmbito da colaboração científico-tecnológica entre grupos brasileiros e suíços, nos temas priorizados para colaboração.
Fonte: Site CNPq
A referida chamada tem como objeto apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, nas seguintes áreas:Cuidados à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Site CNPq
Para desenvolver atividades de pesquisa no Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), a CAPES está selecionando pesquisadores a serem enviados para a Áustria, no primeiro semestre de 2019.
Os Editais 31/2018 e 32/2018 foram publicados no Diário Oficial da União e selecionarão pesquisadores para nível de Pós-Doutorado e Doutorado Sanduíche, respectivamente. Este é o terceiro ano consecutivo em que os editais são abertos para atender aos programas, em parceria com o IASA. Nesta edição serão investidos R$ 667.708,00.
Fonte: CCS/CAPES
A Diretoria de Relações Internacionais da CAPES lançou editais de seleção de dois dos seus programas de cooperação internacional.
Um é com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que abre processo de seleção de até dez projetos conjuntos de pesquisa para as áreas de ciências do espaço, do mar e ambientais, letras, engenharia elétrica e história, desenvolvidos por grupos brasileiros e portugueses.
O outro é o Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster. Por meio da concessão de bolsa, haverá seleção de pesquisadores ou docentes outores de notório reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica no Brasil e no exterior, para desenvolver atividades de ensino e esquisa na universidade alemã.
Fonte: CCS/CAPES
A British Academy, do Reino Unido, está selecionando projetos de pesquisa interdisciplinares nas áreas das Ciências Sociais e humanidades para financiamento.
Fonte: Site Euraxess
A conferência de abertura do evento foi proferida pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Marcos Morales, um dos Diretores do CNPq e presidente substituto da instituição, que abordou a crise da ciência nacional, incluindo a falta de investimentos e as perspectivas.
Fonte: Site do CNPq
As professoras Alessandra Magrini, do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), e Lilian Bechara Elabras Veiga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), acabaram de lançar o livro Ecologia Industrial: perspectivas da economia circular (Synergia Editora, 144 p.). A obra, que resgata a experiência de 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Conflitos e Gestão Ambiental (Linca) da Coppe, aponta as possíveis aplicações da Ecologia Industrial aos sistemas rodutivos, visando fomentar práticas colaborativas e sustentáveis de produção e de relação com o ambiente e a sociedade.
Fonte: Site FAPERJ
Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook
Para acessar as newsletters 'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br
Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br