BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

133º Boletim Informativo (publicado em 18/01/2024)
Boletim Informativo da PR-2

Clique aqui para ter assinatura do Boletim Informativo da PR-2 quinzenalmente.

Caso não esteja visualizando, clique aqui.

Data de publicação: 18/01/2024
133º

Editais e Chamadas Públicas

Rádio UFRJ abre chamada pública para programação de 2024

O Núcleo de Rádio e TV (NRTV), órgão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lançou a quinta chamada pública para seleção e veiculação de conteúdos radiofônicos a serem veiculados pela Rádio UFRJ em 2024. Transmitindo via internet desde 2019, a emissora educativa hospeda mais de 40 programas radiofônicos, contabilizando quase 200 mil downloads de seus conteúdos, distribuídos para plataformas de podcasting e emissoras parceiras. Integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública com a qual o NRTV selou acordo de cooperação para desenvolver um canal em Frequência Modulada (FM), em fase de implantação.

Saiba mais

Fonte: Rádio UFRJ (adaptada)

Edital para apoio a eventos acadêmicos abre 15 de janeiro

Começaram nesta segunda, 15, as inscrições para a submissão de projetos do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Conforme explicado no Edital 37/2023, o apoio financeiro engloba a realização de encontros científicos, tecnológicos e de extensão no País, de curta duração, com abrangência internacional ou nacional. A submissão dos projetos deve ser feita até o dia 20 de fevereiro, exclusivamente pelo sistema de inscrições da CAPES (SICAPES). O resultado final está previsto para o mês de maio.

Saiba mais

Fonte: CGCOM/CAPES (adaptada)

Em parceria com o CNPq, Iniciativa Amazônia+10 lança a Chamada Expedições Científicas

Nesta quinta-feira (16/11), a Iniciativa Amazônia+10 e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram oficialmente a Chamada Expedições Científicas, que vai disponibilizar R$ 59,2 milhões para financiar pesquisas voltadas à expansão do conhecimento científico da sociobiodiversidade sobre áreas pouco conhecidas da maior floresta tropical do mundo. O prazo para submissão de proposta é 29 de abril de 2024.

Saiba mais

Fonte: CNPq (adaptada)

PRÓ-INFRA CENTROS TEMÁTICOS - Implantação e melhoria da infraestrutura de pesquisa para solucionar desafios em áreas temáticas críticas

Edital da Finep para seleção pública de propostas para apoio a centros nacionais de infraestrutura científica e tecnológica de caráter temático, nas áreas de transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa

Saiba mais

Fonte: Finep (Adaptada)

PRÓ-INFRA RECUPERAÇÃO - Recuperação e atualização de ambientes de pesquisa e equipamentos

Selecionar propostas para concessão de apoio financeiro para a recuperação e atualização equipamentos de pesquisa, visando colocar o Brasil em condições de desenvolver projetos científicos e tecnológicos de ponta, focado no apoio a programas estratégicos nacionais e ao desenvolvimento industrial em áreas prioritárias.

Saiba mais

Fonte: Finep (Adaptada)

Pré-anúncio do CHIST-ERA: Chamada transnacional sobre Sistemas de Informação Geográfica e Contratos Inteligentes - Brasil participando

Os pesquisadores brasileiros são incentivados a começar a discutir possíveis projetos com possíveis parceiros. Financiamento pelo CNPq. O CHIST-ERA (www.chistera.eu) é um consórcio de organizações de financiamento da investigação na Europa e fora dela, que apoia a investigação básica inspirada na utilização do domínio das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) ou na interface entre as TIC e outros domínios. O consórcio CHIST-ERA é apoiado pelo Horizonte 2020 e faz parte do programa Pathfinder do Conselho Europeu de Inovação.

Saiba mais

Fonte: Euraxess (Adaptada)

França - Bolsas de curta duração Terree para estudantes de doutorado em Ecologia, Meio Ambiente, Ciências da Terra e da Vida

Por meio do programa de bolsas TERREE, a Embaixada da França no Brasil visa fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França, especialmente em questões cruciais de crise climática e perda de biodiversidade. A Embaixada da França no Brasil se propõe a apoiar doutorandos brasileiros, com ou sem co-orientação da tese, com ou sem co-tutoria, mediante a concessão de uma bolsa do governo francês para um estágio de doutorado de 6 a 12 meses na França.

Saiba mais

Fonte: Euraxess (Adaptada)

Noruega - 3 bolsas de pós-doutorado em Sustentabilidade Marinha com o programa MSCA SEAS

Shaping European Research Leaders for Marine Sustainability (SEAS) é um programa de bolsas de pesquisa de pós-doutorado para 37 bolsistas lançado e gerido pela Universidade de Bergen. Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção Marie Skłodowska-Curie n.º 101034309.

Saiba mais

Fonte: Euraxess (Adaptada)

Brasil-Suécia: Bolsas de pós-doutorado e doutorado sanduíche pelo CNPq, MCTI, CISB e Saab Brasil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (MCTI), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a empresa aeroespacial sueca Saab Brasil. Serão até 7 bolsas de pós-doutorado no exterior (PDE) e até 3 bolsas de doutorado no exterior (SWE) em instituições suecas para ampliar a colaboração científica e tecnológica entre grupos de pesquisa brasileiros e suecos nas áreas de pesquisa apoiadas por esta chamada.

Saiba mais

Fonte: Euraxess (Adaptada)

Notícias UFRJ

UFRJ se destaca em lista de organizações do Selo ODS ONU 2024

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou, em 2023, 38 metas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 17 metas às da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a lista de organizações certificadas no ano de 2024, a Universidade Federal do Rio de Janeiro se consagra como a instituição com maior número de projetos homologados no programa: ao todo foram 38 iniciativas que totalizam 95 impactos diretos registrados pelo Selo ODS.

Em reconhecimento pelas ações e projetos alinhados com os ODS, a UFRJ recebeu o Selo ODS EDU em cerimônia realizada em Brasília no mês de março de 2023. O objetivo do selo é certificar instituições de ensino, reconhecendo projetos, boas práticas e soluções não só no ensino, mas também na pesquisa, extensão e atividades de gestão.

Saiba mais

Fonte: PR-2 (Adaptada)

Fiocruz e UFRJ desenvolvem sistema para antecipar surtos de doenças com potencial pandêmico

O novo sistema, parte de uma série de esforços globais para que o mundo esteja melhor preparado para as futuras crises sanitárias, é chamado de Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential (ÆSOP), Sistema de Alerta Antecipado de Surtos com Potencial Pandêmico, em português. Neste mês, os pesquisadores à frente do projeto publicaram, na revista científica Journal of Medical Internet Research (JMIR) Public Health and Surveillance, um estudo em que detalham o modelo e a implementação do ÆSOP.

Saiba mais

Fonte: Jornal O Globo (Adaptada)

Mangueira e UFRJ estudam parceria para construção de uma nova quadra para a escola de samba

Rua Nelson Sargento e a Avenida Bartolomeu de Gusmão. Uma das áreas ambicionadas tem dez mil metros quadrados e passou a pertencer à universidade após ser doada pela União. Antes, existia ali um estande do Exército. O objetivo principal é abrigar os eventos da Mangueira, ensaios, festas, reuniões, comemorações, além de ser um centro de promoção cultural, social e ambiental. Vamos desenvolver com a UFRJ a criação de um Laboratório Integrado de Música, com a Mangueira e a Escola Nacional de Música da UFRJ, e um laboratório em parceria com o Instituto de Química da UFRJ, para o desenvolvimento de materiais menos poluentes para o carnaval — diz Pablo Brandão, diretor financeiro da Mangueira. Se depender da UFRJ, os caminhos se abrirão. É o que diz Roberto Medronho, reitor da universidade.

Saiba mais

Fonte: Jornal O Globo (Adaptada)

Notícias de outras Instituições

CNPQ amplia prazo para mães cientistas em avaliação de produtividade no Brasil

A Diretoria Executiva da CNPq publicou uma nota no dia 6 de janeiro em que anuncia a mudança dos critérios de avaliação para editais de produtividade a partir de março de 2024, além de uma série de outras medidas. Uma das principais mudanças é que o período de avaliação da produtividade científica das proponentes seja estendido por dois anos, para cada parto ou adoção que ocorrer dentro do prazo estipulado na chamada.

Saiba mais

Fonte: PR-2(Adaptada)

IV Simpósio Brasileiro Sobre Maternidade e Ciência abre inscriçõe

O IV Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência é um evento promovido com dedicação pelo Movimento Parent in Science com o apoio do Instituto Serrapilheira. O simpósio acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã e oferecerá uma plataforma única para a discussão profunda e a reflexão sobre os desafios e oportunidades que permeiam a interseção entre maternidade e a vida acadêmica.

Saiba mais

Fonte: Parenting in Science (Adaptada)

Para ter acesso ao que acontece no universo da inovação dentro da UFRJ, confira : inovacao.ufrj.br

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br

Prédio do Centro de Excelência em Gás Natural (CE-GN), Rua Papoulas, s/n, Bloco 4, Parque Tecnológico da UFRJ, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, CEP 21941-804. E-mail: gabinetepr2@pr2.ufrj.br.
Horário de atendimento presencial: segunda a sexta-feira de 10:00h às 15:00h.