BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

107° Boletim Informativo (Inserido na página em 01/12/2022)
Boletim Informativo da PR2
{unsubscribe_text} | {webview_text}
Data de publicação: 01/12/2022
107º

Editais e Chamadas Públicas

CNPq lança nova chamada para apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta quarta, 16, nova chamada para apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG). A abertura da submissão de propostas começa nesta quinta, 17/11, e vai até 23 de dezembro de 2022.

A Chamada visa apoiar Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação nas IESs e nas ICTs, por meio da redistribuição de bolsas de mestrado e doutorado no País no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).

A presente chamada visa dar seguimento à diretriz de realinhamento do modelo de concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq, atendendo à missão precípua da Agência de fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência. Diferente das anteriores, entretanto, ela se destina a todas as instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, pois possui caráter redistributivo, permitindo que novas instituições e Programas de Pós-graduação ingressem no sistema CNPq.

Saiba mais

Fonte: CNPq (Adaptada)

Pós-doutor e Professor do Centro Internacional de Física Teórica do Instituto Sul-Americano de Pesquisas Fundamentais (ICTP-SAIFR), em São Paulo, Brasil.

O Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental do ICTP (ICTP-SAIFR), localizado no campus do Instituto de Física Teórica (IFT-UNESP), em São Paulo, anuncia a abertura de vários cargos de pós-doutorado da FAPESP a partir de 2023. A contratação inicial é de 2 anos, e os pesquisadores de pós-doutorado bem-sucedidos poderão estender a posição por 3 anos e, em casos excepcionais, por 4 anos.

As bolsas de pós-doutorado da FAPESP pagam um salário anual isento de impostos de 101.750 reais, além de custos de mudança e 10.000 reais por ano para despesas de pesquisa. Os pós-doutorandos também receberão fundos do ICTP-SAIFR para viagens a conferências, para convidar visitantes e organizar escolas e workshops.

A análise das candidaturas começará em outubro de 2022 e continuará até que todas as posições tenham sido preenchidas. Recomenda-se que os candidatos enviem inscrições antes de10 de dezembro de 2022.

Saiba mais

Fonte: Euraxess (Adaptada)

Notícias UFRJ

Copa 2022: expediente na UFRJ nos dias de jogos da seleção brasileira

O horário de expediente na UFRJ, em caráter excepcional, nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo Fifa 2022, seguirá conforme estabelecido pelo Ministério da Economia:

1. nos dias em que os jogos se realizarem às 12h, não haverá expediente;

2. nos dias em que os jogos se realizarem às 13h, o expediente se encerrará às 11h, horário de Brasília; e

3. nos dias em que os jogos se realizarem às 16h, o expediente se encerrará às 14h, horário de Brasília.

As horas não trabalhadas serão objeto de compensação no período de 1/12/2022 até 31/5/2023, mediante antecipação do início da jornada diária de trabalho ou de sua postergação, respeitando-se o horário de funcionamento de cada órgão.

Saiba mais

Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)

UFRJ é a melhor universidade federal do Brasil, avalia ranking americano

No 9° ranking anual das Melhores Universidades Globais da revista U.S. News & World Report (USNWR), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi classificada como a sexta melhor universidade da América Latina e a melhor universidade federal do Brasil. O estudo foi divulgado no dia 24/10 e avaliou duas mil instituições em 95 países.

O Brasil teve 52 universidades avaliadas. Seis figuram entre as dez melhores da América Latina: além da UFRJ, a Universidade de São Paulo (USP) ficou na primeira posição no cenário latino-americano; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em segundo lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em oitavo; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em nono; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em décimo.

Segundo a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, o resultado do ranking é fruto do trabalho incansável da comunidade universitária.

Saiba mais

Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)

Professora da UFRJ é eleita como membro da TWAS (The World Academy of Sciences for the advancement of science in developing countries).

A Professora Helena Nussenzveig Lopes, do Instituto de Matemática da UFRJ, foi eleita, no dia 21 de Novembro de 2022, como membro da TWAS (The World Academy of Sciences for the advancement of science in developing countries). A TWAS, fundada em 1983 e pertencente à UNESCO, reúne cientistas de mais de 100 países, entre eles 11 laureados com o Prémio Nobel.

A Professora Helena, Professora Titular no Departamento de Matemática do IM-UFRJ e Doutora em Matemática pela University of California, Berkeley, atua na vanguarda da pesquisa sobre análise matemática de modelos de fluidos incompressíveis em regime de turbulência, e é membro da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o prêmio TWAS Award in Mathematics, é membro eleito da American Mathematical Society e da Society for Industrial and Applied Mathematics, entre outras premiações. Foi conferencista convidada no ICM (International Congress of Mathematicians) em 2018 e é autora de mais de 60 artigos científicos.

Saiba mais

Fonte: Gabinete PR2 - UFRJ

Comitê Técnico para Elaboração e Implementação da Política de Comunicação realiza primeiro encontro presencial

No dia 21 de novembro, o grupo de trabalho fez sua primeira reunião presencial na INOVATECA, no Parque Tecnológico. Estiveram presentes representantes das 43 unidades que compõem o Comitê. Os próximos encontros serão virtuais.

O comitê tem como objetivo geral a elaboração e implementação da política de comunicação da UFRJ, aperfeiçoando o diálogo e o relacionamento da UFRJ com seus diversos públicos, no âmbito acadêmico-administrativo e social;

De acordo com seu escopo, o projeto possui objetivos específicos como:

Construir uma política de comunicação baseada na ampla participação de todo o corpo social da UFRJ.

Criar e consolidar fluxos de comunicação que promovam a integração entre os públicos estratégicos da Universidade;

Criar e consolidar fluxos de comunicação que promovam a unidade e a coerência das ações de comunicação desenvolvidas em todos os setores de comunicação da Instituição.

A PR2, que integra o comitê, parabeniza e incentiva esta tão necessária e importante iniciativa.

Saiba mais

Notícias de Outras Instituições

Fiocruz e Correios lançam selos postais de incentivo à vacinação

Emitido pelos Correios, um bloco comemorativo com seis selos foi lançado na última terça-feira, 22 de novembro, durante o evento Vacinas: da história e cobertura vacinal à divulgação científica, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

As peças são inspiradas no livro Vacinas, publicado pela Editora Fiocruz e vencedor do 8º Prêmio Abeu. Quatro pesquisadores da Fiocruz são autores da publicação: os pós-doutorandos do IOC, Jorlan Fernandes, do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses, e Natália Maria Lanzarini, do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental; o assessor científico sênior de Biomanguinhos, Akira Homma; e a chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC, Elba Lemos.

Na cerimônia, os quatro autores fizeram a primeira obliteração dos selos, que consiste em marcar os selos com um carimbo especial com a forma de uma seringa e a data do lançamento.

Saiba mais

Fonte: Portal Fiocruz (Adaptada)

Pela 17ª vez, CAPES premia as melhores teses do País

A CAPES premiou, pela 17ª vez, as melhores teses do País. Em solenidade presencial realizada nesta quarta-feira, 23 de novembro, foram entregues os três Grandes Prêmios CAPES de Tese, concedidos aos principais trabalhos de conclusão de doutorado por Colégio do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, defendidos em 2021.

Os três vencedores já eram conhecidos: Marcos Marques Formigosa (Grande Prêmio Cândido Rondon, de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar), Cihelio Alves Amorim (Grande Prêmio Marta Vannucci, de Ciências da Vida), e Adriano Souza Senkevics (Grande Prêmio Carmen Portinho, de Humanidades). Eles receberam bolsas de estágio pós-doutoral com mensalidade de US$2,1 mil por até um ano no exterior, além de certificado e troféu. Seus orientadores receberão R$9 mil cada para participar de congresso internacional.

Saiba mais

Fonte: CGCOM/CAPES (Adaptada)

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Para acessar as newsletters
'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br

Rua Paulo Emidio Barbosa, 485, Quadra 1A, Parque Tecnológico da UFRJ, Ilha do Fundão, CEP 21941-907 Rio de Janeiro, RJ. E-mail: gabinetepr2@pr2.ufrj.br.
Horário de atendimento presencial:
segunda a sexta-feira de 10:30h às 15:30h.

Divulgação:Coordenadoria de Comunicação da UFRJ