O Helmholtz Visiting Researcher Grant oferece aos alunos de doutorado e pós-doutores a oportunidade de fazer uma pesquisa de curto prazo totalmente financiada em um dos 18 Centros Helmholtz. O programa é promovido pela HIDA, a Helmholtz Information and Data Science Academy.
O objetivo do programa é possibilitar novas colaborações de pesquisa, fomentar o intercâmbio de conhecimento e explorar temas de pesquisa novos ou emergentes no campo da informação e ciência de dados. O programa aborda pesquisadores tanto na academia quanto na indústria cuja pesquisa tem forte ligação com as informações (aplicadas) e ciências de dados. Oferece aos pesquisadores a oportunidade de conhecer a Associação Helmholtz de Centros de Pesquisa Alemães.
Fonte: Euraxess (Adaptada)
O Instituto Leibniz de História Europeia (IEG) concede bolsas para pós-doutores internacionais na história europeia, história da religião, teologia histórica ou outras disciplinas históricas. O IEG financia projetos de pesquisa sobre a história europeia desde o início do período moderno até 1989/90.
Fonte: Euraxess (Adaptada)
A bolsa de pesquisa está disponível para pesquisadores de pós-graduação em qualquer disciplina (que possuem mestrado como mínimo) que estão planejando vir para a Suíça para buscar pesquisas ou estudos posteriores em nível de doutorado ou pós-doutorado. Bolsas de pesquisa são concedidas para pesquisa ou estudo em todas as universidades cantonais suíças, universidades de ciências aplicadas e os dois institutos federais de tecnologia, bem como os quatro institutos de pesquisa. Serão considerados apenas candidatos indicados por um mentor acadêmico em uma dessas instituições de ensino superior.
Fonte: Euraxess (Adaptada)
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) mantém um programa de bolsas de pesquisa na Alemanha para bolsistas de doutorado no Brasil. Trata-se de um apoio complementar à bolsa nacional concedida pela CAPES ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (veja lista abaixo)."
O objetivo do programa é permitir que estudantes brasileiros de doutorado permaneçam em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para fazer pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento de sua tese de doutorado, por dois a seis meses sem interrupção da bolsa da CAPES ou de FAPs
Fonte: Euraxess (Adaptada)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep tornam pública a presente Seleção, cujo objetivo é selecionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biotecnologia aplicada a saúde humana, agropecuária, meio ambiente e indústria.
Fonte: Finep (Adaptada)
Esta Seleção Pública objetiva conceder recursos financeiros não-reembolsáveis para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico com foco em sistemas alimentares contemporâneos, novos ingredientes, proteínas alternativas e tecnologia de alimentos.
Fonte: Finep (Adaptada)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou na terça-feira (23) a ‘Chamada CNPq/MCTI/FNDCT/CT-Hidro Nº 63/2022 - Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Zonas Costeiras no Contexto das Mudanças Climáticas’. As propostas de projetos deverão ser submetidas até 30 de setembro de 2022.
O valor global da chamada é de R$10 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Entre os objetivos da Chamada Pública está apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico relacionados à investigação de alternativas de adaptação às mudanças do clima considerando o nexo segurança hídrica, alimentar e energética e o avanço na fronteira do conhecimento a respeito da compreensão sobre a eficiência hídrica e a segurança hídrica no contexto das mudanças climáticas.
Fonte: Cnpq (Adaptada)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou na terça-feira (23) a ‘Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 62/2022 – Sistemas de Observação e Monitoramento Oceânico relacionados ao Global Ocean Observing System (GOOS) Brasil’. As propostas de projetos deverão ser submetidas até 30 de setembro de 2022.
É objetivo desta Chamada contribuir com o Programa Ciência no Mar do MCTI, que realiza a gestão da ciência brasileira relacionada ao oceano, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas, a ser implementada de 2021 a 2030.
O edital vai apoiar projetos que visem estruturar uma Rede de Pesquisa de Observação e Monitoramento Oceânico relacionados GOOS Brasil, que é um sistema nacional de observação dos oceanos visando a coleta, controle de qualidade, distribuição operacional de dados oceanográficos e monitoramento oceanográfico e climatológico no Atlântico Sul e tropical.
Fonte: Cnpq (Adaptada)
Apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, orientados à produção de conhecimento científico inovador para o enfrentamento de grandes desafios e problemas nacionais e para o desenvolvimento social, econômico, científico, político e cultural da sociedade brasileira, em especial de populações em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Cnpq (Adaptada)
Foi aberta nesta quinta-feira, 18 de agosto, a exposição MagLev-Cobra: Mobilidade Sustentável, com os projetos vencedores do concurso de ideias “Mobilidade sustentável na Cidade Universitária da UFRJ”, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e pela Escola Politécnica (Poli), todas da UFRJ. A mostra, localizada no térreo do prédio da FAU, permanecerá aberta ao público até o dia 13 de setembro, sempre das 9h às 15h. O concurso teve como objetivo selecionar três propostas, sob a forma de estudo preliminar, para a implantação do MagLev-Cobra, trem de levitação magnética desenvolvido na Coppe. As equipes, compostas por estudantes de graduação e pós-graduação, elaboraram projetos de estações e trajetos, e a vencedora foi a ‘Caminhos Sustentáveis’, formada por nove alunos; ficando o projeto ‘POLUs’, em segundo, e ‘Integração e Sustentabilidade’ em terceiro. As equipes participantes tiveram que elaborar projetos de estações e trajetos, de forma que o projeto contribua para o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. O protótipo do MagLev-Cobra da Coppe transportou, por cinco anos e meio, mais de 20 mil passageiros ao longo da linha experimental que liga o Centro de Tecnologia 1 ao Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária.
Fonte: FAPERJ (Adaptada)
Foi com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro teve conhecimento do falecimento do professor Maurício Lissovsky, da Escola de Comunicação (ECO), ocorrido na quinta-feira, 25/8. O professor, que se dedicava à história visual e à teoria da imagem, com ênfase em fotografia, arquitetura, cinema e política, era autor de vários livros e ensaios sobre esses temas. A ECO declarou luto oficial de três dias.
Lissovsky foi historiador, redator e roteirista. Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ, foi orientado por Marcio Tavares do Amaral, um dos fundadores da ECO. O professor fez estágio de pós-doutoramento no Birkbeck College/Universidade de Londres. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integrou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, na linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Ele foi pesquisador-visitante no Plas/Princeton University e professor-visitante na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), além de coordenador da área de Comunicação e Informação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atuou também como membro do conselho consultivo do Centre for Iberian and Latin American Visual Studies, da Universidade de Londres.
A Reitoria da Universidade lamenta profundamente sua partida e transmite força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de intensa tristeza.
Fonte: Reitoria UFRJ