UFRJ desenvolve vacina contra a COVID-19
05/08/2021

A Universidade Federal do Rio de Janeiro avança no combate à pandemia de COVID-19. A notícia boa é que a UFRJvac, vacina que está sendo desenvolvida pela UFRJ, encontra-se nos últimos estágios de estudos em animais, os chamados estudos pré-clínicos. A expectativa é de que os ensaios clínicos do imunizante, que são os testes em humanos voluntários, sejam iniciados até o final deste ano. Os pesquisadores estão finalizando o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) para envio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que deve acontecer ainda em agosto.

A pesquisa da UFRJvac é coordenada pela professora Leda Castilho, que também coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ).

Professores e pós-graduandos de outras unidades da UFRJ também participam dos estudos, como os do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), Faculdade de Farmácia (FF), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Faculdade de Medicina (FM), Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Química (IQ), Escola de Química (EQ), Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) e Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (Iesc). Cientistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto (USP-RP) e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (ID’Or) também estão envolvidos no desenvolvimento e nos testes da UFRJvac.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a matéria completa