Moção ALV’2020
06/11/2020

O Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) reunido em sessão ordinária em 06 de novembro de 2020, vem a público manifestar o seu júbilo pelos importantes resultados obtidos pelo Edital ALV’2020. O Edital ALV é uma homenagem a Antônio Luís Viana, que nasceu em Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, médico pela UFRJ, tendo sido orientado em Iniciação Científica por Walter Oswaldo Cruz e se tornado, posteriormente, num respeitado pesquisador, com expoente renome internacional. Ele foi docente do Instituto de Biofísica e depois do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e notabilizou-se, por aonde passou, por sua inata serenidade e tranquilidade no trato pessoal e seu pujante entusiasmo pela pesquisa científica.

O Edital ALV’2020 teve uma primorosa condução pela Câmara de Corpo Docente e Pesquisa (CCDP) com a excelente e fundamental participação da PR-2 que, além de prover suportes fulcrais para a consecução do Edital, não está medindo esforços para possibilitar os meios necessários a sua efetiva implantação. A execução de todas as fases do ALV’2020 foi efetivada de forma eficiente, equilibrada, vasta e democraticamente debatida. Se, por um lado, essa profícua colaboração exorou um hercúleo trabalho por parte dos atores envolvidos, por outro lado trouxe um ilimitável regozijo, que se transformou num sólido motivo de orgulho, para todos os membros deste Conselho. Foram 145 propostas de docentes lotados em todos os sete centros da UFRJ assim como do Campus de Macaé. Das 145 propostas, 50 foram contempladas, igualmente oriundas dos sete centros e do Campus de Macaé. A predominância de candidatos com dois anos de docência demonstra, indubitavelmente, a cardeal importância do Edital ALV como um vetor vital para ampliar e consolidar a fixação de jovens e valorosos docentes na UFRJ, mitigando, conseguintemente, a tão acelerada fuga de cérebros que temos presenciado em nosso País. Isto manifesta, sem sombra de dúvidas, a magistral importância do Edital ALV e sua absoluta imperatividade em se tornar, no porvir, uma ação perene dentro de nossa Universidade, fixando-se como uma política institucional.

Em tempos de grandes batalhas acontecem grandes avanços da humanidade. O ALV’2020 representa um marcante avanço dentro do atual e vasqueiro escopo no qual estamos todos inseridos e, por conseguinte, é motivo de orgulho para todos nós que lutamos para que a UFRJ continue sendo uma referência em excelência e qualidade na pesquisa, no ensino e na extensão. Neste sentido, o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) reafirma que se faz impreterível que o ALV seja apreciado pelo CONSUNI visando torná-lo uma política institucional permanente com previsão anual de recursos para viabilizar financeiramente a sua execução.

Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2020

Fonte: Secretaria do CEPG/PR-2/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para acessar a Moção ALV’2020 em PDF