Os trabalhos sobre Ciência e Democracia realizados pelo Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) recém criado como. Ciência Contaminada, de maio de 2020, é o primeiro de uma série de estudos e analisa o uso do YouTube para a disseminação de desinformação na internet. A pesquisa analisa mais de 11 mil vídeos do YouTube sobre coronavírus e descreve as principais redes de informações falsas e campanhas de desinformação. O estudo também mergulha em redes de fake news sobre medicina alternativa e teorias da conspiração para analisar o conteúdo circulado.
OPORTUNIDADE
O Instituto Federal do Rio de Janeiro publicou o Edital 008/2020 que dispõe do Processo Seletivo para contratação de professor substituto dos cursos da instituição. O certame visa a seleção de professores substitutos para trabalhar em um dos campus do Instituto, localizados nas cidades de Arraial do Cabo e nas Regiões da Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Serão disponibilizadas 47 vagas (atentar-se aos pré-requisitos).
O programa PIBIC-EM tem como foco estudantes de ensino médio ou profissional e visa contribuir para a formação de cidadãs(ãos) plenos, capazes de exercer de forma independente seus pensamentos críticos e de despertar a vocação científica de potenciais talentos através de seu engajamento em atividades educativas de cunho científico e/ou tecnológico, com a orientação por pesquisadora(or) qualificada(o) de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisa ou institutos tecnológicos.
Em sua 6ª edição, de alcance nacional, o Simpósio Gênero e Políticas Públicas tem como objetivo aprofundar o debate sobre a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas nacionais, regionais e locais, bem como sobre as consequências sociais dessa articulação, seus avanços e retrocessos. Para tanto, o simpósio promove o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam na área de estudos de gênero e políticas públicas, em diferentes campos teóricos e disciplinares, além de difundir as pesquisas realizadas sobre essas temáticas.
O evento "Políticas Públicas e Interseccionalidades" acontecerá de 07 a 09 de dezembro de 2020. Surge como uma possibilidade de promover e ampliar as discussões acerca das políticas públicas nas diversas áreas do conhecimento, buscando debater as diversas intersecções e como elas dialogam entre si. Além disso, o evento busca um diálogo especial com as seguintes áreas do conhecimento: assistência social, saúde, educação, trabalho, territórios, patrimônio, cultura, direitos sociais e humanos, desenvolvimento social e regional e suas interfaces. Para isso, contamos com pesquisas acadêmicas advindas de diversas universidades, faculdades e locais de aplicação ou planejamento das políticas públicas.
O Lincoln Institute disponibiliza bolsas de estudo para alunos de pós-graduação em instituições da América Latina e do Caribe que estejam desenvolvendo suas teses sobre política fundiária e questões de desenvolvimento urbano.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) lançou nesta sexta-feira, 18 de setembro, a terceira edição da seleção pública de projetos para apoio à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). O edital estará disponível para consulta no site do Conselho. Este ano, as entidades proponentes concorrem a cotas de até R$ 35 mil.
O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis, provenientes do BNDES Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas. Também são passíveis de apoio estudos que propiciem, direta ou indiretamente, a geração de projetos de elevado retorno social, que possam implicar significativos investimentos públicos ou privados.
Fonte: IPPUR/UFRJ