Boletim IPPUR/UFRJ nº 35 - 16 de setembro de 2020

Boletim nº 35 - 16 de setembro de 2020

UFRJ FAZ 100 ANOS
100 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade do Brasil foi criada em 7 de setembro de 1920 pelo presidente Epitácio Pessoa sob a alcunha "Universidade do Rio de Janeiro" e esse ano comemora 100 anos. Maior universidade federal do país, a UFRJ comemora uma história feita de desafios, mas inúmeros sucessos, ressaltando a importância de seu caráter público e gratuito que a tornaram, ao longo dos anos, mais democrática, diversa e inclusiva.

ARTIGOS
Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

A Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), publicação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lançou o número 30 dedicado aos "Impactos e repercussões da Covid-19 na sociedade". Os professores do IPPUR Fábio de Oliveira e Deborah Werner e a graduanda do GPDES Clarice Rocha participaram da edição.

INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Prêmio UniversInova 2020

Você concluiu seu curso de graduação entre 2014 e 2020 e o tema do seu TCC ou monografia tem relação com inovação no setor público? A rede Conexão Inovação Pública RJ quer conhecer e valorizar o seu trabalho acadêmico! Participe do Prêmio UniversInova 2020, uma ação do Conexão com o apoio da República.org e da WeGov! Inscrições gratuitas até 30 de setembro!

EVENTO
II Simpósio de Gestão de Cidades: pandemia, vulnerabilidades urbanas e gestão de cidades

O Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/UFCA) vem convidá-los(as) a participarem do II Simpósio de Gestão de Cidades: Pandemia, Vulnerabilidades Urbanas e Gestão de Cidades, bem como solicitar que o evento seja divulgado ao corpo docente e discente dos respectivos cursos, grupos de pesquisas e laboratórios. Definido para ser realizado nos dias 07 e 08 de Outubro, o evento será totalmente virtual, respeitando as recomendações de distanciamento e isolamento social orientados pelas autoridades de saúde no combate ao Novo Coronavírus (COVID-19).

CURSO
Instituto Rui Barbosa e Altos Estudos em Cultura, PUC-Rio e Instituto de Estudos Sociais e Políticos (UERJ)

O IRBæc (Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura) da Fundação Casa de Rui Barbosa conseguiu viabilizar, por meio de parcerias com o Departamento de História da PUC-Rio e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj), os seus cursos online ao longo deste segundo semestre de 2020. Para o primeiro curso, ministrado pelo professor Christian Lynch, a começar a 14 de setembro, as inscrições já estão abertas.

ENTREVISTA
100 anos de Celso Furtado

Um dos maiores economistas brasileiros de todos os tempos, Celso Furtado completaria 100 anos em 2020. Homenagem ao centenário de Celso Furtado e Florestan Fernandes. Participação: Wilson Vieira, do Instituto de Economia da UFRJ; Carla Curty, do Instituto Três Rio, da UFRRJ; Jaime León, do Instituto Instituto de Economia da UFRJ e Gabriel Campos, discente do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ