Boletim IPPUR/UFRJ nº 34 - 03 de setembro de 2020
03/09/2020

Boletim nº 34 - 03 de setembro de 2020

MEMÓRIA - AULA INAUGURAL IPPUR 2020
A desconstrução da democracia social e da cidadania urbana no Brasil
Por Maria Fernanda Fontenele, Laura Fernandes, Yeda Assunção e Ebraim Souza
Depoimentos por Liara Lima, Leandro Tavares e Matheus Mendonça

A Aula Inaugural do IPPUR/UFRJ, ocorrida no dia 24 de agosto de 2020, teve como tema a "A desconstrução da democracia social e da cidadania urbana no Brasil", ministrada pela Professora e Pesquisadora Sonia Fleury. Expoente da Reforma Sanitária no Brasil, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde – SUS, a pesquisadora abordou a questão das políticas sociais no contexto democrático contemporâneo.

MEMÓRIA - FESTIVAL DO CONHECIMENTO
Participação do IPPUR no Festival do Conhecimento da UFRJ
Por Rodolfo Leonardo Nunes

O IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) contou com várias participações no Festival do Conhecimento da UFRJ, tanto de professores quanto de alunos. Esta matéria se trata, especificamente, sobre a participação da professora Renata Bastos da Silva do IPPUR e da ex-aluna da escola de Serviço Social da UFRJ Aline Souto Maior.

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS
Comissão Europeia

A Comissão Europeia está com um edital específico para o Brasil aberto para submissão de projetos até o dia 15/09/2020. Tem como objetivo geral a promoção da melhoria de capacidades das organizações da sociedade civil para ampliarem seu protagonismo no debate público e implementarem iniciativas que reforcem a democracia participativa e levem a um desenvolvimento equitativo, sustentável e inclusivo.

SEMINÁRIO
Desigualdades duráveis na perspectiva de Charles Tilly

No dia 15 de setembro (quarta-feira) o Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ promove o Seminário Desigualdades duráveis na perspectiva de Charles Tilly. O evento contará com duas mesas, uma com início às 10:00 e outra às 14:00: Mesa 1 - 10h: Produção e reprodução das desigualdades; Mesa 2 - 14h: Desigualdades duráveis e democracia. O seminário ocorrerá através do Google Meet.

FAPESP
Bolsas de PD em Gestão Costeira e Conflitos Socioambientais

Título do projeto: Caminhos de sustentabilidade do oceano para a transformação de conflitos. Duas vagas de Pós-Doutorado para jovens pesquisadora(e)s, brasileira(o)s ou estrangeira(o)s, estão abertas em projeto sobre processos participativos para resolução de conflitos em comunidades pesqueiras e uso da comunicação científica a fim de fortalecer a interface entre ciência e políticas públicas na promoção da economia azul.

PROFISSÕES: GESTÃO PÚBLICA
Série Gestão Pública

O Nexo Jornal lançou a série Gestão Pública, projeto com entrevistas em texto na seção "Profissões". São conversas com funcionários públicos que ajudam a transformar a vida dos brasileiros. "Gestão Pública" é feito em parceria com a República.org, um instituto apartidário dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público, em todas as esferas de governo. A discente Joyce Trindade, do GPDES, faz parte da equipe República.org.

PALESTRA
Desenvolvimento, desigualdades regionais e políticas públicas
Com Humberto Martins

X ENCCULT - Encontro Científico Cultural de Alagoas - Evento Regional, multidisciplinar e interdisciplinar, com bases consolidadas em sua X versão, contemplando várias áreas da Ciência, congregando cientistas de todo o Brasil e internacionais. Pesquisadores professores e alunos, profissionais, produtores privados, empreendedores, são nosso querido público. Acontecerá de 1 a 4 de setembro de 2020, com base no campus VI Uneal, Maceió. Este ano por causa da Pandemia, as atividades serão online.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ