No primeiro semestre de 2020, os Debates IPPUR desempenharam um importante papel na difusão das pesquisas do Instituto e na manutenção do diálogo entre os pesquisadores e o público externo, a despeito da suspensão das atividades presenciais. Ao todo foram 8 lives com temáticas diversas disponíveis em nosso canal do YouTube. Para tanto, contamos com o apoio dos estudantes da pós-graduação, da graduação, convidados externos, além do corpo técnico e docente do Instituto.
Como pensar o Brasil a partir de Furtado? Esse módulo aborda do passado colonial à reversão no Brasil contemporâneo para compreender a crise e as raízes profundas da Revolução Brasileira no diagnóstico de Furtado sobre nossa formação social econômica. Com objetivo de localizar o debate teórico sobre as razões do atraso e as possibilidades de desenvolvimento na periferia esse curso celebra o centenário de Celso Furtado como um pensamento voltado para ação.
Neste segundo volume da série Desenvolvimento Regional No Brasil Políticas, Estratégias e Perspectivas????????????????????????????????????????????????, os estudos retomam os questionamentos sobre as orientações territoriais predominantes no país; se as novas dinâmicas identificadas têm gerado mudança qualitativa no nível de desenvolvimento das regiões; se as disparidades regionais apresentam sinais de redução; ou, ainda, se processos de reversão da desconcentração mantêm-se em curso.
Este documento estabelece os procedimentos para implementação do Período Letivo Excepcional (PLE) que autorizou o ensino remoto, bem como de outras atividades pedagógicas não presenciais nos cursos de graduação da UFRJ. O calendário específico para o PLE foi aprovado pelo CEG e será registrado no SIGA, com atos acadêmicos, tais como previsão de turmas, pedidos de inscrição, trancamento, lançamento de notas. As datas do calendário estabeleceram que o PLE terá início em 10/08 e término em 31/10.
Fonte: IPPUR/UFRJ