Teste sorológico de baixo custo e alta performance foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar coordenada por professores do IBCF/UFRJ e da COPPE/UFRJ
16/07/2020

Este é o resultado da capacidade da Universidade Pública em responder às demandas da Sociedade Brasileira através de um corpo técnico altamente qualificado e pronto a direcionar seu conhecimento para novos desafios. Este é mais uma consequência do investimento continuado em ciência e que, como a ciência, não pode parar. O trabalho mostra como uma abordagem multidisciplinar, envolvendo além do IBCCF e COPPE, o IB, IMPG, FM, EQ, FF, e IQ em uma Universidade que faz jus a este nome, pode responder aos mais importantes problemas de forma rápida e precisa.

O Prof. André Vale do IBCCF, um dos coordenadores do estudo, resume bem a questão: "é uma mensagem bem clara que mostra a capacidade de cientistas de universidades públicas driblarem as dificuldades e produzirem um teste com custo muito menor e maior sensibilidade que os testes aprovados pela Anvisa. A solução está logo aqui dentro das nossas universidades públicas." O grupo envolvido no estudo calcula que se for usado para rastrear a infecção na população brasileira tem o potencial de economizar mais de um bilhão de reais em comparação com as soluções comercialmente disponíveis no momento.

Fonte da notícia: Facebook Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho

Fonte das imagens: Facebook Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho