Boletim IPPUR/UFRJ nº 28 - 09 de julho de 2020
09/07/2020


Boletim nº 28 - 09 de julho de 2020




ONDAS
Na defesa do saneamento para todos no Rio de Janeiro

Em 9 de junho de 2020 o governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou o Edital de Concessão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela CEDAE, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro, à iniciativa privada. Não é a primeira vez que a CEDAE é alvo de cobiça dos neoliberais de plantão que buscam, avidamente, efetivar sua privatização.



CHAMADA ABERTA
10 anos do GPDES

Para comemorar os 10 anos do Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), a Agência IPPUR abre a Chamada Temática "10 ANOS do GPDES", aceitando artigos de opinião, vídeos, exposição virtual de fotos, crônicas, poesias, músicas, entre outros. O material deverá ser enviado ao e-mail da Agência IPPUR.



DEBATES IPPUR
A reconstrução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
Por Maria Fernanda Fontenele

O Ciclo de Debates IPPUR do dia 29/06/2020 teve a presença de Ana Paula Bruno, doutora em Arquitetura e Urbanismo e servidora pública federal, e de Marco Aurélio Costa, economista e técnico em Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que abordaram a temática do desenvolvimento urbano, no cenário político atual.



COMUNICADOS E OFÍCIOS
Medidas tomadas devido à pandemia do Covid-19

A UFRJ e o IPPUR, durante a pandemia de COVID-19, criaram e continuam criando resoluções objetivando mapear e divulgar políticas de auxílio aos discentes e ao seu corpo de servidores. Essa política de auxílios adotada pela Universidade e suas instituições comporta cuidados com a saúde mental, preservação dos direitos de seus servidores, ajudas emergenciais e pesquisas que visam mitigar a situação dos grupos citados acima em meio à situação pandêmica.



WEBINAR
Capacidades para inovação em Governos: ações para o presente e diálogos para o futuro

Através da união entre Arapyaú, República.org e RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - para promover conversas sobre o protagonismo dos profissionais públicos na agenda de inovação governamental. A série Capacidades para inovação em governos: ações para o presente e diálogos para o futuro buscará conectar profissionais e especialistas que trabalham com o tema, a fim de fortalecer saberes e práticas para as soluções dos desafios do setor público no século XXI.



PALESTRA - ENCE
Covid-19, mundo do trabalho e resposta à crise

A apresentação evidenciará as primeiras repercussões da pandemia no plano internacional e no Brasil e as medidas de política de resposta à crise sugeridas pela OIT, em quatro pilares: Estimular a economia e o emprego, através de políticas orçamentárias ativas e monetárias; Apoiar as empresas, o emprego e os rendimentos, através da ampliação da proteção social a todos, medidas de manutenção do emprego e de apoio às empresas; Proteger os trabalhadores e as trabalhadoras nos locais de trabalho; Utilizar o diálogo social para soluções.



Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.


Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ (Adaptada)