Projeto do qual a UFRJ faz parte integrará o estudo do coronavírus e seu hospedeiro
07/07/2020

A geneticista Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) que cursou mestrado em Biofísica e defendeu doutorado em Genética na UFRJ, coordenará a Rede C1.

O projeto, intitulado “Corona-ômica - RJ: Plataforma computacional integrativa para caracterização de determinantes virais e do hospedeiro na Covid-19 utilizando abordagens ÔMICAS no estado do Rio de Janeiro”(http://www.corona-omica.rj.lncc.br/ ), também agrega a “Rede One Health para o monitoramento genômico e análise da dispersão em tempo real de SARS-CoV-2 com acesso universal da informação”.

A Corona-ônica é uma rede estadual que além do LNCC inclui o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o Departamento de Genética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, e a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A rede desenvolverá estudos a partir de três ômicas: a genômica viral, para entender como o vírus se dispersa geograficamente e se vem sofrendo mutações; o estudo da transcritômica, que permite verificar os diferentes desfechos da Covid-19 em pessoas assintomáticas e nas que desenvolvem sintomas moderados e agudos.. “Dessa forma é possível se identificar quais os genes estão sendo modulados em cada indivíduo, fazendo com que a doença se desenvolva de modo distinto”, explica Ana.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)