A quarta live do Ciclo de Debates IPPUR, ocorrida no último dia 15, no canal da Agência IPPUR no YouTube, contou com a participação da profa. Fania Fridman e o prof. Carlos Henrique Ferreira Jr sobre o tema "Epidemia e Ordem Pública: A cidade do Rio de Janeiro no Século XIX". A palestra mediada por Rafael Vidal tratou da perspectiva histórica da cidade do Rio de Janeiro no século XIX, no que diz respeito à relação entre os problemas de saúde pública decorrentes de diversas epidemias da época e o território.
Na sexta, dia 19 de junho, foi lançado o Comitê Popular de Crise. A iniciativa reúne profissionais de saúde, pesquisadores, movimentos de favelas e partidos políticos em busca de ações de solidariedade e de preservação da vida. O manifesto do CPC foi assinado por mais de 160 organizações e no dia 24 de junho aconteceu a primeira plenária. O IPPUR é uma das entidades que compõem o comitê.
O grupo de trabalho Género, (des)igualdades y derechos en tensión publicou o número 1 do boletim "Género y (des)igualdades. Tensiones en debate". O boletim traz reflexões sobre aspectos críticos da pandemia, o aumento das desigualdades e questões de gênero, entre outros.
A revista CCSA tem submissão contínua e vem avançando a cada dia. Com o empenho da equipe da Revista, temos conseguido manter a periodicidade regular, aprimorando os processos de submissão, ampliando nosso alcance na divulgação do periódico e recebendo, cada vez mais, artigos de diversas localidades do Brasil.
A Revista de Direito da Cidade (Qualis A1) é uma publicação eletrônica trimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A Revista foi criada em 2006 a partir da necessidade de estudos do Direito a partir de diversas matrizes multidisciplinares. Neste sentido, enquadrando-se no atual cenário global em que uma doença afeta amplamente a vida, o fluxo e o direito da cidade, a Revista convida autores para submissão de artigos e ensaios.
Fonte: IPPUR UFRJ