Boletim IPPUR/UFRJ nº 27 - 4 de julho de 2020

Boletim nº 27 - 4 de julho de 2020

DEBATES IPPUR
Epidemia e Ordem Pública: A cidade do Rio de Janeiro no século XIX
Por Beatriz Gomes, Daiane Souza Santos, Maria Fernanda Fontenele e Mayara Pinheiro

A quarta live do Ciclo de Debates IPPUR, ocorrida no último dia 15, no canal da Agência IPPUR no YouTube, contou com a participação da profa. Fania Fridman e o prof. Carlos Henrique Ferreira Jr sobre o tema "Epidemia e Ordem Pública: A cidade do Rio de Janeiro no Século XIX". A palestra mediada por Rafael Vidal tratou da perspectiva histórica da cidade do Rio de Janeiro no século XIX, no que diz respeito à relação entre os problemas de saúde pública decorrentes de diversas epidemias da época e o território.

EM DEFESA DA VIDA
O IPPUR participa do lançamento do Comitê Popular da Crise

Na sexta, dia 19 de junho, foi lançado o Comitê Popular de Crise. A iniciativa reúne profissionais de saúde, pesquisadores, movimentos de favelas e partidos políticos em busca de ações de solidariedade e de preservação da vida. O manifesto do CPC foi assinado por mais de 160 organizações e no dia 24 de junho aconteceu a primeira plenária. O IPPUR é uma das entidades que compõem o comitê.

CLACSO
Boletín nº 1 - Género y (des)igualdades: tensiones en debate del Grupo de Trabajo "Género, (des)igualdades y derechos en tensión"

O grupo de trabalho Género, (des)igualdades y derechos en tensión publicou o número 1 do boletim "Género y (des)igualdades. Tensiones en debate". O boletim traz reflexões sobre aspectos críticos da pandemia, o aumento das desigualdades e questões de gênero, entre outros.

REVISTA DE CADERNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CSSA convida para submissão de artigos

A revista CCSA tem submissão contínua e vem avançando a cada dia. Com o empenho da equipe da Revista, temos conseguido manter a periodicidade regular, aprimorando os processos de submissão, ampliando nosso alcance na divulgação do periódico e recebendo, cada vez mais, artigos de diversas localidades do Brasil.

DOSSIÊ TEMÁTICO - CHAMADA DE ARTIGOS E ENSAIOS
Direito da Cidade: conflitos e soluções durante a pandemia da Covid-19

A Revista de Direito da Cidade (Qualis A1) é uma publicação eletrônica trimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A Revista foi criada em 2006 a partir da necessidade de estudos do Direito a partir de diversas matrizes multidisciplinares. Neste sentido, enquadrando-se no atual cenário global em que uma doença afeta amplamente a vida, o fluxo e o direito da cidade, a Revista convida autores para submissão de artigos e ensaios.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR UFRJ