Agências britânicas abrem chamada pública para pesquisas sobre novo coronavírus
26/06/2020

A National Institute for Health Research (NIHR) e a UK Research and Innovation (UKRI), ambas do Reino Unido, com apoio do Fundo Newton, abriram chamada para fomentar pesquisas que proponham respostas rápidas à Covid-19. A iniciativa é direcionada a projetos de curto prazo que abordem e mitiguem os impactos à saúde, sociais, econômicos, culturais e ambientais da pandemia de Covid-19 em países de baixa e média renda. A chamada possui as seguintes linhas temáticas: “Novas pesquisas ou inovações com uma trajetória de impacto em políticas ou práticas, com o potencial de fornecer uma contribuição significativa para o entendimento, resposta e recuperação da pandemia de Covid-19 no contexto do Brasil”; “Apoiar a fabricação e/ou adoção em larga escala de uma intervenção com potencial significativo de impacto nos países em desenvolvimento”; “Reunir dados e recursos críticos rapidamente para uso em respostas emergenciais ou mesmo como base para pesquisas futuras”. Os projetos selecionados devem ter início em até quatro semanas após a divulgação do resultado. As propostas devem ter duração de até 18 meses e poderão receber até £1 milhão. O valor solicitado deve ser coerente com os impactos pretendidos e cobrirá 100% dos custos econômicos para os pesquisadores principais de países de renda baixa e média. Os projetos selecionados serão apoiados integralmente pela UKRI. Em alguns casos, a instituição brasileira poderá solicitar um adicional no valor máximo de até 20% de seus custos fixos para cobrir custos indiretos e de infraestrutura do projeto. No Brasil, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) podem submeter propostas diretas, sem a necessidade de um parceiro britânico. Os detalhes sobre as inscrições e pré-requisitos para candidaturas podem ser consultados pelo site do NIHR.

Mais informações: https://www.nihr.ac.uk/funding/global-effort-on-covid-19-geco-health-research/24844

Clique aqui para acessar a nota na íntegra.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)