Boletim IPPUR nº 26 - 25 de junho de 2020

Boletim nº 26 - 25 de junho de 2020

INSCRIÇÕES ABERTAS
Festival do Conhecimento UFRJ

Em um momento de incertezas, em que o mundo e o Brasil enfrentam uma pandemia que se reflete em todas as dimensões de nossas vidas, convidamos a comunidade acadêmica para refletir e agir no presente urgente, mas também para construirmos juntos mundos pós-pandemia. Em 2020 a UFRJ celebra 100 anos e quis a história que estivéssemos no front, combatendo uma crise na saúde de dimensões globais. Essa é a universidade viva em que acreditamos com uma inteligência coletiva e solidária, construindo bem comum. O Festival do Conhecimento faz parte dessa trajetória.

DEBATES IPPUR
Desinformação, descomunicação e transformação no território
Por Maria Fernanda Fontenele

A última live (08/06) do Ciclo de Debates IPPUR, mediada pelo professor Daniel Conceição, contou com a presença das docentes Tamara Egler e Lalita Kraus, além da doutoranda Fabíola Neves, e abordou o tema "Desinformação, descomunicação e transformação do território", com foco em ativismo político, manipulação da informação, plataformas digitais e uso da internet nas periferias.

SEMINÁRIO
Infraestrutura, território e desenvolvimento

Nos dias 17 e 18 de junho foi realizado pelo PPG GEOGRAFIA FCT/UNESP e pelo IPPUR/UFRJ o Seminário Infraestrutura, Território e Desenvolvimento, como parte das atividades do Projeto de Pesquisa CNPQ Universal, do Grupo de Pesquisa Espaço e Poder, do IPPUR. Participaram do evento como palestrantes os Professores Deborah Werner (IPPUR/UFRJ), Carlos Brandão (IPPUR/UFRJ), Fábio de Oliveira (IPPUR/UFRJ), Everaldo Melazzo (FCT/UNESP), Jeroen Klink (UFABC), Diana Aguiar (Pesquisadora Espaço e Poder) e Luciana Riça Mourão Borges (Unifesspa).

INTERCÂMBIO
Programa Helmut-Schmidt

O Programa Helmut-Schmidt, criado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), está com inscrições abertas para pós-graduação em políticas públicas e boa governança na Alemanha. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 31 de julho.

CHAMADA DE TRABALHOS
Revista de Política e Planejamento Regional (RPPR)

A revista RPPR convida a submeter trabalhos, produtos de pesquisa científica ou de experiências em diferentes campos de atuação, voltados para as temáticas de política, planejamento e desenvolvimento regional. A revista também publica resenhas de livros recentemente lançados. Os artigos aprovados farão parte do número 3 do volume 7 (2020) e do volume 8 (2021).

CONVERSATORIO VIRTUAL
Colapso Petróleo e COVID-19: vínculos impactos con las finanzas y la energía (CLACSO)

O Conservatório Virtual "Colapso Petróleo e COVID-19: vínculos e impactos nas finanças e energia" é organizado pelo Grupo de Trabalho Energia e Desenvolvimento Sustentável" (2019-2022) e irá discutir os temas tratados no #1 Boletim do Grupo, que busca contribuir para a compreensão sobre como a pandemia COVID-19 impacta no sistema energético e no meio ambiente na América Latina, a partir de uma visão crítica, plural e diversa.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ