Covid-19: Coppe/UFRJ firma parceria com empresas para produção de testes diagnóstico em grande escala
24/06/2020

Foto: Divulgação (Coppe/UFRJ)

A Coppe/UFRJ firmou parceria com Bio-Manguinhos/Fiocruz e com a empresa FK Biotecnologia-Imunobiotech para a produção de testes sorológicos para diagnóstico da Covid-19. Os testes estão sendo desenvolvidos, com o apoio da unidade Embrapii-Coppe e do Sebrae, a partir da proteína S (spike) presente na superfície do novo coronavírus. A proteína S está sendo produzida desde fevereiro de 2020 em células geneticamente modificadas no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe, coordenado pela professora Leda Castilho.

De acordo com a professora do Programa de Engenharia Química da Coppe, a produção de testes confiáveis no Brasil permitirá ampliar significativamente a testagem da população brasileira, que hoje em dia é muito baixa. “Os testes que detectam anticorpos do tipo IgG, os quais podem estar relacionados à imunidade, são muito importantes para compreender a disseminação da doença, subsidiar modelos epidemiológicos, auxiliar no desenvolvimento de vacinas, assim como permitir que decisões de políticas públicas sejam cientificamente embasadas”, esclarece.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia: Site Coppe (Adaptada)



Clique aqui para ler na íntegra nota 'Coppe firma parceria com Bio-Manguinhos e empresa para produzir testes diagnósticos de Covid-19' publicada no site FAPERJ sobre esse assunto

Atualizada em 30/06/2020