CAPES - Programa de Combate a Epidemias terá impacto na inovação
17/06/2020

Ainda este mês, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) inicia a divulgação preliminar dos projetos selecionados para participar do Programa de Combate a Epidemias. Serão concedidas mais 1.450 bolsas, por meio de três editais, além das 1.150 já destinadas à pós-graduação. Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, essa ação contribuirá não só no enfrentamento à COVID-19, mas para formação de pessoal altamente qualificado para atuar com doenças infecciosas em geral. Como consequência, virá a inovação. “Poderá haver impactos significativos, em termos de inovação, tanto nas áreas Médica e Tecnológica quanto nas Ciências Sociais”, avalia o presidente da CAPES.

Sobre o programa de Combate a Epidemias

Iniciado em março, o Programa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. A iniciativa é voltada para programas de mestrado e doutorado.

Na etapa inicial, 1.150 bolsas emergenciais imediatas apoiaram áreas de Saúde (850 auxílios), Exatas, Engenharias, Tecnologias e Multidisciplinares (300 benefícios). Também fez parte da primeira fase o edital nº 09/2020, que convocou até 30 projetos para o repasse de 900 bolsas e R$345 mil de custeio. Já a segunda etapa selecionou 57 projetos, que receberão 550 bolsas e R$200 mil para despesas.

Confira no Programa de Programa de Combate a Epidemias os detalhes de cada edital.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia: Site CAPES (Adaptada)